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Retas concorrentes

Retas concorrentes

Mensagempor marquinhoibvb » Qui Jun 05, 2008 22:39

Alguém pode me ajudar?
Me deparei com o seguinte exercício:
Uma das diagonais de um losango é o segmento de extremos (1,4) e (3,2).
A outra diagonal está contida na reta de equação:
a) X + Y = 0
b) X + Y + 1 = 0
c) X + Y - 1 = 0
d) X - Y - 1 = 0
e) X - Y + 1 = 0

Se alguém puder ajudar.. não sei como achar a reta sem pelo menos uma reta.. entede... tinha q ter uma das retas disponíveis pra eu achar a outra reta.... só deu os pontos...
marquinhoibvb
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Re: Retas concorrentes

Mensagempor admin » Sex Jun 06, 2008 00:27

Olá marquinhoibvb, boa noite, seja bem-vindo!

Os dois pontos extremos dados da diagonal do losango já permitem que você encontre a reta que os contém. Comentarei as etapas:

O primeiro passo é encontrar o coeficiente angular desta reta, ou seja, sua inclinação.
Sendo a reta não perpendicular ao eixo x (não vertical), ela possuirá uma inclinação de um ângulo \alpha com o eixo x. O "coeficiente angular" é a tangente deste ângulo, calculada através das coordenadas dos dois pontos.

Se chamamos de m este coeficiente angular, assim como A=(1,4) e B=(3,2), então:
m = tg \alpha = \frac{\Delta y}{\Delta x} = \frac{y_B - y_A}{x_B - x_A}

Assim, teremos o coeficiente angular da reta que contém A e B.
Com ele, e escolhendo um dos dois pontos, obtemos a equação da reta, substituindo o ponto escolhido em (x_0, y_0):

y-y_0 = m(x-x_0)

Com a equação desta reta, que podemos chamar de r, e seu o coeficiente angular m_r, agora o próximo passo é utilizar a propriedade do losango que possui as diagonais "perpendiculares".
Se as diagonais são perpendiculares, as retas que as contém também são perpendiculares, ou seja, a outra reta s procurada é perpendicular à r, de modo que o produto de seus coeficientes angulares é:

m_r \cdot m_s = -1

Daqui, encontramos o coeficiente angular da outra reta s (da outra diagonal do losango).

Agora, resta saber um ponto por onde ela passa, utilizando outra propriedade dos paralelogramos (o losango é um paralelogramo):
Suas diagonais se interceptam em seus pontos médios.
Então, encontre as coordenadas do ponto médio do segmento dado, pois a reta s também passará por este ponto.
Com as coordenadas deste ponto médio e o coeficiente angular m_s, encontrará a equação procurada:

y-y_0 = m_s(x-x_0)


Após este trabalho, bastará localizar a alternativa.
Comente caso tenha alguma dificuldade na resolução.

Tendo dois pontos, você também pode encontrar a equação da reta por determinante. Tópico relacionado: viewtopic.php?f=117&t=271


Espero ter ajudado!
Fábio Sousa
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?