• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

[Vetores] Dependência e Independência linear

[Vetores] Dependência e Independência linear

Mensagempor Eli Andrade » Seg Fev 04, 2019 16:29

Boa tarde! Resolvi uma questão sobre independência linear, mas no gabarito diz apenas se é verdadeira ou falsa, então gostaria de saber se respondi corretamente a seguinte questão:

Os vetores \vec{a} = (1, h, 0) , \vec{b} = (1, 0, k) e \vec{c} = (0,1,1) serão linearmente independentes desde que as constantes h,k \in \bkRrm{\rm I\kern-.17em R} sejam ambas diferentes de zero.


Eu comecei a responder levantando as seguintes questões:
1. Sempre serão LI caso a condição "h, k ambas diferentes de zero" seja atendida?
2. Se apenas h ou apenas k for diferente de zero os vetores serão LI?
*Note que se os vetores forem LD mesmo que as constantes h, k sejam ambas diferentes de zero a questão será falsa

Primeiro calculei o determinante, tendo noção de que Det = 0 é LD e Det ? 0 é LI
\begin{vmatrix}
   1 & h & 0 \\ 
   1 & 0 & k \\ 
   0 & 1 & 1 \\ 
 
\end{vmatrix}
= -k -h
A partir disso notei que se k = h o determinante seria ? 0, logo os vetores seriam LI. Caso k = -h, o determinante seria = 0, e os vetores LD.

Por fim, considerei k = 2, h = -2, tendo:
\begin{vmatrix}
   1 & -2 & 0 \\ 
   1 & 0 & 2 \\ 
   0 & 1 & 1 \\ 
 
\end{vmatrix}
= -2 + 2 = 0

Com isso, conclui que mesmo que h,k sejam ambas diferentes de zero, os vetores não serão sempre LI, caso k = -h eles serão LD. Logo, a questão é FALSA.



Tenho mais duas perguntas acerca desse enunciado:
1) Como resolver essa questão a partir de sistemas? Calculei, mas não consegui concluir muita coisa com \begin{cases}
{a}_{1} + {a}_{2} = 0\\
{a}_{1}h + {a}_{3} = 0 \\
{a}_{2}k + {a}_{3} = 0 
\end{cases} . Só tive a mesma noção ao fazer a combinação linear, considerando a condição que obtive a partir do determinante.

2) Existe um método mais rápido de responder questões como essa? Calculei sendo ambas igual a zero, ambas diferentes de zero e apenas uma sendo zero, antes de ter esse raciocínio.

Obrigada!
Eli Andrade
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 2
Registrado em: Sáb Fev 02, 2019 16:15
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Arquitetura e Urbanismo
Andamento: cursando

Voltar para Geometria Analítica

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

 



Assunto: função demanda
Autor: ssousa3 - Dom Abr 03, 2011 20:55

alguém poderia me ajudar nesse exercício aqui Uma loja de CDs adquire cada unidade por R$20,00 e a revende por R$30,00. Nestas condições,
a quantidade mensal que consegue vender é 500 unidades. O proprietário estima que, reduzindo o preço para R$28,00, conseguirá vender 600 unidades por mês.
a) Obtenha a função demanda, supondo ser linear

Eu faço ensino médio mas compro apostilas de concursos para me preparar para mercado de trabalho e estudar sozinho não é fácil. Se alguém puder me ajudar aqui fico grato


Assunto: função demanda
Autor: ssousa3 - Seg Abr 04, 2011 14:30

Gente alguém por favor me ensine a calcular a fórmula da função demanda *-)