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Última mensagem por Janayna
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por elisamaria » Seg Jul 06, 2015 20:13
O conjunto dos pontos (x,y) do plano, que satisfazem a equação 4x² + 4y² - 8x - 8y + 7 = 0, pode ser representado , geometricamente, por:
Gabarito na figura.
Preciso saber qual a figura correta e por que. Não encontro a resolução em lugar nenhum e todas as respostas vêm dizendo os valores de x e y ao final mas NÃO indicam qual a figura, e não explicam por que. O gabarito é B mas não encontro a resposta de jeito nenhum!
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elisamaria
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por nakagumahissao » Qua Ago 19, 2015 15:36
A equação da circunferência dada foi:
Da forma em que se encontra esta equação, não podemos "enxergar" onde está o centro e nem seu raio. A forma tradicional para representar uma circunferência é:
Estando desta forma, ficaria fácil de enxergarmos que o centro está em (a, b) e o raio é "r"!
[2a]Então, precisamos reescrever a equação [1] no formato [2] em primeiro lugar. Vamos fazer isso. Para iniciar, vamos reordenar a equação.
Repare que:
e
Note também que em [3]:
se parece muito com [4]. Veja que a raiz quadrada de 4 é 2 (em
). Vaos fazr a = 2 em [4] e ver como as duas expressões ficam, ou seja, vamos ver quanto se parecem a [4] e a [5] - Vou colocar elas lado a lado):
Daí, vemos que b somente pode valer 2 para dar 8. Trocando b acima por 2 ficaremos com:
Logo, o quadrado em branco que está do lado esquerdo poderia ser trocado por 4 para que possamos transformá-lo no formato
. Mas não podemos simplesmente somar 4 em
pois o resultado aumentaria em 4! Temos que adicionar este 4 sem alterar o resultado final. Assim, vamos somar 4 e diminuir 4 para não alterar nada na equação que temos. Pegando a equação original [3] e aumentando e diminuindo de 4 teremos:
Veja que ao somar e diminuir quatro, estamos adicionando ZERO, ou seja, não estamos alterando a equação original. Agora, podemos fazer:
ficando com:
Fazendo a mesma coisa agora com
obteremos identicamente:
Portanto, precisaremos somar e diminuir 4 também ficando com:
Agora que completamos os quadrados em x e em y, precisamos somente terminar as continhas que sobraram, ficando com:
Repare que ainda o formato mostrado em [2] não foi obtido. Repare também que 2x - 2 = 2(x - 1) e que 2y - 2 = 2(y - 1), então vamos trocar o que está dentro dos parênteses por esses valores:
Tirando o 2 de dentro dos colchetes para fora dele, teremos:
Dividindo-se os dois lados da equação por 4, ficaremos com:
Finalmente, como o lado direito deve estar elevado ao quadrado (Veja [2] acima), precisamos ainda tirar a raiz quadrada do lado direito da equação e elevá-lo ao quadrado. Assim:
Agora que temos a equação da circunferência no formato padrão, podemos facilmente visualizar as coordenadas do seu centro e seu raio. No caso em questão, o centro fica em (1, 1) e o raio vale r = 1/2! - Veja a observação
[2a] acima por favor.
Como o raio é menor que a distância da abscissa ao raio e da ordenada ao raio, existe um espaço entre a abscissa e a circunferência e da ordenada à circunferência. A única circunferência com essas características é a B. Portanto, a respota é B.
Eu faço a diferença. E você?
Do Poema: Quanto os professores "fazem"?
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nakagumahissao
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Desafios Fáceis
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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