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[Vetores] Mostrando que um vetor como combinação linear.

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Mensagempor billhc » Qui Mar 05, 2015 20:23

Sejam P, A e B pontos do espaço. Seja C o ponto no segmento AB tal que AC/CB = m/n. Escreva o vetor \vec PC como combinação linear dos vetores \vec PA e\vec PB.

Resumindo: eu tenho que escrever \vec PC = x*\vec PA + y*\vec PB.

Eu sei também que por conta dos ponto A B e C serem colineares eu posso escrever, por exemplo, \vec AC = z*\vec CB.

Então. Eu tentei achar uma relações para que eu pudesse achar os escalares que multiplicam PA e PB mas não consegui achar. O que eu não estou conseguindo ver?
O mais proximo que eu consegui chegar da resposta foi \vec PC = ((n-m)*\vec PA + m*\vec PB)/n.

http://i.imgur.com/pDxLyOi.jpg
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Re: [Vetores] Mostrando que um vetor como combinação linear.

Mensagempor adauto martins » Qui Mar 05, 2015 21:15

temos q.:
AC=(m/n)CB\Rightarrow PC-PA=(m/n)PB-(m/n)PC\Rightarrow (1-m/n)PC=PA+(m/n)PB\Rightarrow PC=(n/n-m)PA+(m/n-m)PB
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Re: [Vetores] Mostrando que um vetor como combinação linear.

Mensagempor Russman » Sex Mar 06, 2015 01:31

É fácil de perceber que os vetores \overrightarrow{AB},\overrightarrow{AC}, \overrightarrow{CB},\overrightarrow{PA},\overrightarrow{PC} e \overrightarrow{PB} se relacionam da forma

\overrightarrow{AB} = \overrightarrow{AC} + \overrightarrow{CB} (1)
\overrightarrow{AB}= \overrightarrow{PB} - \overrightarrow{PA} (2)
\overrightarrow{AC} = \overrightarrow{PC} - \overrightarrow{PA} (3)

Ainda, já que \frac{\overline{AC}}{\overline{CB}} = \frac{m}{n} e , portanto, \overrightarrow{CB} = \frac{n}{m}\overrightarrow{AC}, então, unindo tudo

\overrightarrow{PB} - \overrightarrow{PA} = \left ( 1+\frac{n}{m} \right ) \overrightarrow{PC} - \left ( 1+\frac{n}{m} \right ) \overrightarrow{PA}

de onde

\overrightarrow{PC}=  \frac{1}{\left (1+\frac{n}{m}  \right )}\overrightarrow{PB} + \frac{1}{\left (1+\frac{m}{n}  \right )}\overrightarrow{PA}
"Ad astra per aspera."
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Re: [Vetores]Dúvida

Mensagempor Larissa28 » Sáb Mar 21, 2015 17:24

Alguém poderia por favor me mostrar essa resolução de uma forma mais clara?
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Re: [Vetores] Mostrando que um vetor como combinação linear.

Mensagempor adauto martins » Dom Mar 22, 2015 13:08

uma correçao...
veja se entende,dado um P qquer do espaço,podemos ter...AC=PC-PA,assim como CB=PB-PC...entao pelos dados do problema teremos:AC=(m/n)CB\Rightarrow PC-PA=(m/n)(PB-PC)=(m/n)PB-(m/n)PC\Rightarrow
rearranjando teremos (1+n/m+n)PC=PA+(m/n)PB\Rightarrow PC=(1/1+n/(n+m))PA+(m/1+n/m))PB=(n/m+n)PA+(m/m+n)PB=(n/m+n)PA+(m/m+n)PB...NO LIVRO DO nathan m. santos...e resposta eh PC=(1-m/(m+n))PA+(m/m+n)PB...q. eh a mesma q. eu e rusmann chegamos,confira...
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?