• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Me ajudem por favor preciso desse trabalho para hoje...ate d

Me ajudem por favor preciso desse trabalho para hoje...ate d

Mensagempor nda » Sex Dez 12, 2014 07:46

Agradeço desde já!!! :)
A pirâmide de Quéfren, em Gizé, tem base quadrada cujo lado mede 214,5m e o volume mede aproximadamente 2199292 m³, calcule a altura dessa pirâmide(use valores aproximados.
Supondo que mudássemos a base da pirâmide, que é um quadrado de lado 1m, para um circulo de modo a manter a mesma altura de 4m e o mesmo volume. Qual deverá ser o raio desse círculo? (use π = 3).
3)Calcule o volume de uma pirâmide de base hexagonal de lado 6m e altura 12m.
4) Sejam dois tanques ,um em forma de pirâmide de base quadrada de lado 20m e altura 30m , e um de formato de cone de raio 12m e altura 25m, sabendo disso responda:
a) Qual o volume dos dois tanques?
b) Supondo que se deseje encher esses tanques com água com uma vazão de 5 litros por minuto, em quanto tempo os dois tanques ficarão cheios? E qual tanque se encherá mais rápido?
nda
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 2
Registrado em: Sex Dez 12, 2014 07:38
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando

Re: Me ajudem por favor preciso desse trabalho para hoje...a

Mensagempor adauto martins » Sex Dez 12, 2014 11:28

1){V}_{p}=A.h/3\Rightarrow h=3.V/A=3.(2199292/({214.5})^{2}=143.4
2){V}_{p}/{V}_{q}=(1/3)A.h/A'.h=(1/3)A/A'=(1/3).1/(\pi{r}^{2})=1\Rightarrow r=\sqrt[]{3.\pi}
3){V}_{p}=A.h/3,A=6.{A}_{tr.equil}=6.(6.\sqrt[]{3}/4)=9\sqrt[]{3}\Rightarrow {V}_{p}=(9\sqrt[]{3}.12)/3=36\sqrt[]{3}
4)
a){V}_{p}=(1/3)A.h=(1/3)({20}^{2}).30=4000 {m}^{3}
{V}_{c}=(1/3){A}_{c}.h=(1/3)(\pi{r}^{2}).h=(1/3)(\pi.{12}^{2}.25)=1200\pi {m}^{3}
v=V/t=5({dm}^{3})/1.mt=5.{10}^{-3}{m}^{3}/mt\Rightarrow t=V/v\Rightarrow {t}^{p}=1200\pi/5=800\pi \pi mt
{t}_{c}={V}_{c}/v=1200\pi/5=240\pi mt
adauto martins
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 707
Registrado em: Sex Set 05, 2014 19:37
Formação Escolar: EJA
Área/Curso: matematica
Andamento: cursando

Re: Me ajudem por favor preciso desse trabalho para hoje...a

Mensagempor nda » Sex Dez 12, 2014 13:32

obg.. adauto martins.. :-D
nda
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 2
Registrado em: Sex Dez 12, 2014 07:38
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando


Voltar para Geometria Analítica

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?