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Determinar a equação geral da elipse com centro na origem, q

Determinar a equação geral da elipse com centro na origem, q

Mensagempor juniocs » Qua Mai 29, 2013 15:31

Determinar a equação geral da elipse com centro na origem, que passa pelo ponto
P=(1,1) e tem um foco F=(\frac{\sqrt[]{6}}{2}, 0).

Utilizei a fórmula da distância d(P,F1) + d(P,F2) = 2a, para descobrir o valor de "a", mas não consigo terminar devido as frações.
juniocs
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Re: Determinar a equação geral da elipse com centro na orige

Mensagempor LuizAquino » Ter Jun 04, 2013 14:34

juniocs escreveu:Determinar a equação geral da elipse com centro na origem, que passa pelo ponto
P=(1,1) e tem um foco F=(\frac{\sqrt[]{6}}{2}, 0).

Utilizei a fórmula da distância d(P,F1) + d(P,F2) = 2a, para descobrir o valor de "a", mas não consigo terminar devido as frações.


Pelos dados do exercício, podemos dizer que os focos são F_1 = \left(-\dfrac{\sqrt{6}}{2},\,0\right) e F_2 = \left(\dfrac{\sqrt{6}}{2},\,0\right) .

Como você mesmo já observou, da definição de elipse temos que:

d(P,\,F_1) + d(P,\,F_2) = 2a

Substituindo os valores dados, temos que:

\sqrt{\left(-\dfrac{\sqrt{6}}{2}-1\right)^2 + (0 - 1)^2} + \sqrt{\left(\dfrac{\sqrt{6}}{2}-1\right)^2 + (0 - 1)^2} = 2a

\sqrt{\left(\dfrac{-\sqrt{6} - 2}{2}\right)^2 + 1} + \sqrt{\left(\dfrac{\sqrt{6}-2}{2}\right)^2 + 1} = 2a

\sqrt{\left[\dfrac{(-1)\left(\sqrt{6} + 2\right)}{2}\right]^2 + 1} + \sqrt{\left(\dfrac{\sqrt{6}-2}{2}\right)^2 + 1} = 2a

\sqrt{\dfrac{\left(\sqrt{6} + 2\right)^2}{4} + 1} + \sqrt{\dfrac{\left(\sqrt{6}-2\right)^2}{4} + 1} = 2a

\sqrt{\dfrac{\left(\sqrt{6}\right)^2 + 2\cdot \sqrt{6}\cdot 2 + 2^2}{4} + 1} + \sqrt{\dfrac{\left(\sqrt{6}\right)^2 - 2\cdot \sqrt{6}\cdot 2 + 2^2}{4} + 1} = 2a

\sqrt{\dfrac{10 + 4\sqrt{6}}{4} + 1} + \sqrt{\dfrac{10 - 4\sqrt{6}}{4} + 1} = 2a

\sqrt{\dfrac{14 + 4\sqrt{6}}{4}} + \sqrt{\dfrac{14 - 4\sqrt{6}}{4}} = 2a

\dfrac{\sqrt{14 + 4\sqrt{6}}}{2} + \dfrac{\sqrt{14 - 4\sqrt{6}}}{2} = 2a

a = \dfrac{\sqrt{14 + 4\sqrt{6}} + \sqrt{14 - 4\sqrt{6}}}{4}

Lembrando que a equação da elipse desejada terá o formato \dfrac{x^2}{a^2} + \dfrac{y^2}{b^2} = 1 , note que você precisa calcular a^2 . Neste caso, temos que:

a^2 = \left(\dfrac{\sqrt{14 + 4\sqrt{6}} + \sqrt{14 - 4\sqrt{6}}}{4}\right)^2

a^2 = \dfrac{\left(\sqrt{14 + 4\sqrt{6}}\right)^2 + 2\left(\sqrt{14 + 4\sqrt{6}}\right)\left(\sqrt{14 - 4\sqrt{6}}\right) + \left(\sqrt{14 - 4\sqrt{6}}\right)^2}{16}

a^2 = \dfrac{\left(14 + 4\sqrt{6}\right) + 2\sqrt{\left(14 + 4\sqrt{6}\right)\left(14 - 4\sqrt{6}\right)} + \left(14 - 4\sqrt{6}\right)}{16}

a^2 = \dfrac{28 + 2\sqrt{14^2 - \left(4\sqrt{6}\right)^2}}{16}

a^2 = \dfrac{28 + 2\sqrt{196 - 16\cdot 6}}{16}

a^2 = \dfrac{28 + 2\sqrt{100}}{16}

a^2 = \dfrac{48}{16}

a^2 = 3

Agora tente terminar o exercício a partir daí.

Observação 1

Já que você está com dificuldades em frações, eu sugiro que você assista a videoaula "Matemática Zero 2.0 - Aula 12 - Frações". Ela está disponível no canal:

http://www.youtube.com/nerckie

Observação 2

Você também poderia resolver o exercício através do sistema de equações:

\begin{cases}
\dfrac{x^2}{a^2} + \dfrac{y^2}{b^2} = 1 \\
b^2 + c^2 = a^2
\end{cases}\implies
\begin{cases}
\dfrac{1}{a^2} + \dfrac{1}{b^2} = 1 \\
b^2 + \left(\dfrac{\sqrt{6}}{2}\right)^2 = a^2
\end{cases}

Note que a primeira equação foi obtida ao substituir o ponto P = (1, 1) na equação da elipse. Já a segunda foi obtida substituindo a informação sobre o foco (ou seja, considerando que c = \dfrac{\sqrt{6}}{2}).
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Re: Determinar a equação geral da elipse com centro na orige

Mensagempor juniocs » Sáb Jun 08, 2013 17:18

Valeu, muito obrigado.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?