• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

[Projeção] Rete em plano dúvida

[Projeção] Rete em plano dúvida

Mensagempor amigao » Seg Mai 13, 2013 22:36

Por favor me ajudem.

Enunciado:Apresente equações paramétricas da projeção da reta r: { y=5x-7 // z= -2x+6 sobre o plano xy.

Eu pensei assim: Se é projeção sobre o plano xy o z=0, dai eu igualei isso no sistema para achar x e y, e resultou em x=3, y = 8, z = 0,

Dai eu montei a paramétrica com o vetor diretor v=(-3,8,0). Está certo eu fazer desse modo colocando o valor de z = 0?
amigao
Usuário Dedicado
Usuário Dedicado
 
Mensagens: 28
Registrado em: Sáb Mai 11, 2013 11:52
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia
Andamento: cursando

Re: [Projeção] Rete em plano dúvida

Mensagempor LuizAquino » Sex Mai 17, 2013 20:17

amigao escreveu:Por favor me ajudem.

Enunciado: Apresente equações paramétricas da projeção da reta r: { y=5x-7 // z= -2x+6 sobre o plano xy.

Eu pensei assim: Se é projeção sobre o plano xy o z=0, dai eu igualei isso no sistema para achar x e y, e resultou em x=3, y = 8, z = 0,

Dai eu montei a paramétrica com o vetor diretor v=(-3,8,0). Está certo eu fazer desse modo colocando o valor de z = 0?


O que você achou foi o ponto de interseção da reta r com o plano xy e não o vetor diretor da reta que é a projeção. Lembrando que este ponto será P = (3, 8, 0).

Vamos chamar de s a reta que é a projeção. Note que s também passa pelo ponto P. Desse modo, para montar as equações paramétricas de s falta apenas determinar um vetor diretor para ela. Para fazer isso, considere a figura abaixo.

figura.png
figura.png (7.92 KiB) Exibido 5645 vezes


Vamos chamar de \pi o plano xy. A equação deste plano será z = 0.

Considere que \vec{d}_r é um vetor diretor de r, \vec{d}_s é um vetor diretor de s e \vec{n} é um vetor normal de \pi. Analisando a figura anterior, note que:

\vec{d}_r = \vec{d}_s+\textrm{proj}_{\vec{n}}\,\vec{d}_r \implies \vec{d}_s = \vec{d}_r - \textrm{proj}_{\vec{n}}\,\vec{d}_r

Agora basta calcular \vec{d}_s usando o resultado acima.

Lembre-se que \vec{d}_r = (1,\,5,\,-2) , \vec{n} = (0,\,0,\,1) e \textrm{proj}_{\vec{n}}\,\vec{d}_r = \dfrac{\vec{d}_r\cdot \vec{n}}{\vec{n}\cdot \vec{n}}\vec{n} .

Tente continuar o exercício a partir daí.
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2654
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

Re: [Projeção] Rete em plano dúvida

Mensagempor amigao » Sáb Mai 18, 2013 20:15

LuizAquino escreveu:
amigao escreveu:Por favor me ajudem.

Enunciado: Apresente equações paramétricas da projeção da reta r: { y=5x-7 // z= -2x+6 sobre o plano xy.

Eu pensei assim: Se é projeção sobre o plano xy o z=0, dai eu igualei isso no sistema para achar x e y, e resultou em x=3, y = 8, z = 0,

Dai eu montei a paramétrica com o vetor diretor v=(-3,8,0). Está certo eu fazer desse modo colocando o valor de z = 0?


O que você achou foi o ponto de interseção da reta r com o plano xy e não o vetor diretor da reta que é a projeção. Lembrando que este ponto será P = (3, 8, 0).

Vamos chamar de s a reta que é a projeção. Note que s também passa pelo ponto P. Desse modo, para montar as equações paramétricas de s falta apenas determinar um vetor diretor para ela. Para fazer isso, considere a figura abaixo.

figura.png


Vamos chamar de \pi o plano xy. A equação deste plano será z = 0.

Considere que \vec{d}_r é um vetor diretor de r, \vec{d}_s é um vetor diretor de s e \vec{n} é um vetor normal de \pi. Analisando a figura anterior, note que:

\vec{d}_r = \vec{d}_s+\textrm{proj}_{\vec{n}}\,\vec{d}_r \implies \vec{d}_s = \vec{d}_r - \textrm{proj}_{\vec{n}}\,\vec{d}_r

Agora basta calcular \vec{d}_s usando o resultado acima.

Lembre-se que \vec{d}_r = (1,\,5,\,-2) , \vec{n} = (0,\,0,\,1) e \textrm{proj}_{\vec{n}}\,\vec{d}_r = \dfrac{\vec{d}_r\cdot \vec{n}}{\vec{n}\cdot \vec{n}}\vec{n} .

Tente continuar o exercício a partir daí.




Muito obrigado, ajudou muito.
Abraço.
amigao
Usuário Dedicado
Usuário Dedicado
 
Mensagens: 28
Registrado em: Sáb Mai 11, 2013 11:52
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia
Andamento: cursando


Voltar para Geometria Analítica

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes

 



Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22

(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo a=\sqrt{8}+ i em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.


Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27

Seja \alpha o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo a. O triângulo é retângulo com catetos 1 e \sqrt{8}, tal que tg \alpha = \frac{1}{sqrt{8}}. Seja \theta o ângulo complementar. Então tg \theta = \sqrt{8}. Como \alpha + \theta = \frac{\pi}{2}, o ângulo que o afixo b formará com a horizontal será \theta, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se b = x+yi, então \frac{y}{x} = \sqrt {8} \Rightarrow y = x\sqrt{8}. Como módulo é um: |b| = \sqrt { x^2 + y^2 } = 1 \Rightarrow x^2 + y^2 = 1 \Rightarrow x^2 + 8x^2 = 1 \Rightarrow x = \frac{1}{3} \Rightarrow y = \frac{\sqrt{8}}{3}.

Logo, o afixo é b = \frac{1 + i\sqrt{8}}{3}.