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QUESTÃO DE GEOMETRIA ANALÍTICA (DUVIDA!!!)

QUESTÃO DE GEOMETRIA ANALÍTICA (DUVIDA!!!)

Mensagempor hudeslan » Qui Ago 13, 2009 18:15

SABENDO QUE O PONTO P SOBRE A RETA 3X-2Y+3=0 É EQUIDISTANTE DA ORIGEM E DO PONTO A(4,2), DETERMINAR A DISTÂNCIA DE P À ORIGEM.
A)2 RAIZ QUADRADA DE 3
B)3 RAIZ QUADRADA DE 2
C)RAIZ QUADRADA DE 10
D)RAIZ QUADRADA DE 13

LI EM VÁRIOS LIVROS DE MATEMÁTICA A ÚNICA FORMULA SEMELHANTE A QUESTÃO FOI USADA SEM SUCESSO NÃO SEI SE REALMENTE É ESSA AX+BX+C/RAIZ QUADRADA DE A AO QUADRADO + B AO QUADRADO. ENCONTREI RAIZ QUADRADA DE 13 PORÉM NÃO É A RESPOSTA CORRETA.
FICO NO AGUARDO.
hudeslan
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Re: QUESTÃO DE GEOMETRIA ANALÍTICA (DUVIDA!!!)

Mensagempor Felipe Schucman » Qui Ago 13, 2009 19:24

Boa Tarde,


Utilizando a fórmula da ponto a ponto:

P(x,y)
D(Origem,P) = raiz[(x - 0)^2 + (Y - 0)^2]
D = raiz(x^2+y^2)

D(A,P) = raiz[(x- 4)^2 + ( Y - 2)^2]
D = raiz[x^2 - 8x + 16 + y^2 - 4y + 4]= raiz[x^2 + y^2 - 8x - 4y + 20]

igualando as distancias, temos:

raiz[x^2 + y^2 - 8x - 4y + 20] = raiz(x^2+y^2) ---> elevamos tudo ao quadrado anulando as raizes...

x^2 + y^2 - 8x - 4y + 20 = x^2+y^2 ---> 8x + 4y -20 = 0

Essa reta contém os possiveis pontos equidistantes a origem e ao ponto A, sendo assim o cruzamento dela com a reta 3X-2Y+3=0, que também contém o ponto, resultará no ponto P:

3X-2Y+3=0 ---> x = (2y -3)3

8x + 4y -20 = 0, substituindo o X ----> 8(2y - 3)/3 + 4y - 20 = 0 ---> 16y/3 + 12y/3 = 28 ---> 28y/3 = 28 ---> y = 3

consequentemente x = 1(substituindo y em uma das retas):

P(1,3)

Então distancia da origem até o ponto P:

D(O,P) = raiz[(1 - 0)^2 + (3 - 0)^2] = raiz[1+9] = raiz[10].

Resposta C.

Se você achar mais facil é possivel a resolução geometricamente, mas esta ai a analítica.

Sobre seu erro, ocorre que essa formula que você citou é a distancia entre ponto e reta, mas na analitica é sempre a distancia mais curta que a formulá mostrará(fara como se você fizesse uma reta entre os dois pontos perpendicular a outra reta), e nada no exercicio diz que é a distancia mais curta dos pontos até a reta, então você não pode supor isso.

Espero ter ajudado!

P.S: Desculpe as fórmulas escritas, é que tenha dificuldade de usar o editor. Mas qualquer duvida que tiver é só perguntar.

Um abraço!
Felipe Schucman
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?