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[Cônicas] problemas envolvendo rotação e translação

[Cônicas] problemas envolvendo rotação e translação

Mensagempor GuilhermeOliveira » Dom Jun 24, 2012 22:54

Olá.
Estou com bastante dificuldades em resolver o seguinte problema:

Considere a cônica cuja equação é dada por
8{x}^{2}-16xy+8{y}^{2}+\sqrt[]{2}x+\sqrt[]{2}y=0
(a) Encontre mudanças apropriadas de coordenadas (rotação e/ou translação),
de modo que a equação resultante fique na forma canônica (padrão).
(b) Identifique a curva.

Minhas dificuldades:
[*]basicamente desenvolvimento do processo (preferencialmente de forma objetiva)
[*]saber quando a figura formada pode ser rotacionada e quando ela pode ser transladada
[*]como colocar equação resultante em uma base ( no caso na forma canônica)
[*]quais os fatores que determinam em qual sentido estarão os vetores encontrados que formarão o novo sistema de cordenadas (novo sistema devido a rotação)
[*]como definir quais são os vetores que representarão qual eixo (x e y) no novo sistema de cordenadas encontrados


Meu professor de gaal não é dos melhores, ele tá bem velhinho e, infelizmente, não está mais em condições de me ensinar da forma como eu gostaria. Em breve vou fazer uma prova dessa matéria e não sei muita coisa ainda, então, tenho que estudar basicamente sozinho.
Muito obrigado pela ajuda.
GuilhermeOliveira
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Re: [Cônicas] problemas envolvendo rotação e translação

Mensagempor LuizAquino » Seg Jun 25, 2012 17:17

GuilhermeOliveira escreveu:Olá.
Estou com bastante dificuldades em resolver o seguinte problema:

Considere a cônica cuja equação é dada por
8{x}^{2}-16xy+8{y}^{2}+\sqrt[]{2}x+\sqrt[]{2}y=0
(a) Encontre mudanças apropriadas de coordenadas (rotação e/ou translação),
de modo que a equação resultante fique na forma canônica (padrão).
(b) Identifique a curva.

Minhas dificuldades:
[*]basicamente desenvolvimento do processo (preferencialmente de forma objetiva)
[*]saber quando a figura formada pode ser rotacionada e quando ela pode ser transladada
[*]como colocar equação resultante em uma base ( no caso na forma canônica)
[*]quais os fatores que determinam em qual sentido estarão os vetores encontrados que formarão o novo sistema de cordenadas (novo sistema devido a rotação)
[*]como definir quais são os vetores que representarão qual eixo (x e y) no novo sistema de cordenadas encontrados


Pelo que analiso em suas dificuldades, ao que parece você não sabe nem iniciar o exercício.

Nesse contexto, eu recomendo que primeiro você procure ler sobre esse assunto. Por exemplo, vide o seguinte livro:

Boulos, Paulo; Camargo, Ivan. Geometria Analítica: um tratamento vetorial. 3a ed., São Paulo, Pearson Education, 2005.

Nesse livro há vários exercícios resolvidos exibindo o passo a passo de como efetuar a translação e a rotação nas cônicas.

Depois que você fizer essa leitura, se você permanecer com dúvidas em alguma parte, então poste aqui até onde você conseguiu avançar.
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

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Assunto: [Função] do primeiro grau e quadratica
Autor: Thassya - Sáb Out 01, 2011 16:20

1) Para que os pontos (1,3) e (-3,1) pertençam ao grafico da função f(X)=ax + b ,o valor de b-a deve ser ?

2)Qual o maior valor assumido pela função f : [-7 ,10] em R definida por f(x) = x ao quadrado - 5x + 9?

3) A função f, do primeiro grau, é definida pos f(x)= 3x + k para que o gráfico de f corte o eixo das ordenadas no ponto de ordenada 5 é?


Assunto: [Função] do primeiro grau e quadratica
Autor: Neperiano - Sáb Out 01, 2011 19:46

Ola

Qual as suas dúvidas?

O que você não está conseguindo fazer?

Nos mostre para podermos ajudar

Atenciosamente


Assunto: [Função] do primeiro grau e quadratica
Autor: joaofonseca - Sáb Out 01, 2011 20:15

1)Dados dois pontos A=(1,3) e B=(-3,1) de uma reta, é possivel definir a sua equação.

y_{b}-y_{a}=m(x_{b}-x_{a})

1-3=m(-3-1) \Leftrightarrow -2=-4m \Leftrightarrow m=\frac{2}{4} \Leftrightarrow m=\frac{1}{2}

Em y=mx+b substitui-se m, substitui-se y e x por um dos pares ordenados, e resolve-se em ordem a b.

3=\frac{1}{2} \cdot 1+b\Leftrightarrow 3-\frac{1}{2}=b \Leftrightarrow b=\frac{5}{2}



2)Na equação y=x^2-5x+9 não existem zeros.Senão vejamos

Completando o quadrado,

(x^2-5x+\frac{25}{4})+9-\frac{25}{4} =0\Leftrightarrow (x-\frac{5}{2})^2+\frac{11}{4}=0

As coordenadas do vertice da parabola são (\frac{5}{2},\frac{11}{4})

O eixo de simetria é a reta x=\frac{5}{2}.Como se pode observar o vertice está acima do eixo Ox, estando parabola virada para cima, o vertice é um mínimo absoluto.Então basta calcular a função para os valores dos extremos do intervalo.

f(-7)=93
f(10)=59