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[Cônicas] problemas envolvendo rotação e translação

[Cônicas] problemas envolvendo rotação e translação

Mensagempor GuilhermeOliveira » Dom Jun 24, 2012 22:54

Olá.
Estou com bastante dificuldades em resolver o seguinte problema:

Considere a cônica cuja equação é dada por
8{x}^{2}-16xy+8{y}^{2}+\sqrt[]{2}x+\sqrt[]{2}y=0
(a) Encontre mudanças apropriadas de coordenadas (rotação e/ou translação),
de modo que a equação resultante fique na forma canônica (padrão).
(b) Identifique a curva.

Minhas dificuldades:
[*]basicamente desenvolvimento do processo (preferencialmente de forma objetiva)
[*]saber quando a figura formada pode ser rotacionada e quando ela pode ser transladada
[*]como colocar equação resultante em uma base ( no caso na forma canônica)
[*]quais os fatores que determinam em qual sentido estarão os vetores encontrados que formarão o novo sistema de cordenadas (novo sistema devido a rotação)
[*]como definir quais são os vetores que representarão qual eixo (x e y) no novo sistema de cordenadas encontrados


Meu professor de gaal não é dos melhores, ele tá bem velhinho e, infelizmente, não está mais em condições de me ensinar da forma como eu gostaria. Em breve vou fazer uma prova dessa matéria e não sei muita coisa ainda, então, tenho que estudar basicamente sozinho.
Muito obrigado pela ajuda.
GuilhermeOliveira
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Re: [Cônicas] problemas envolvendo rotação e translação

Mensagempor LuizAquino » Seg Jun 25, 2012 17:17

GuilhermeOliveira escreveu:Olá.
Estou com bastante dificuldades em resolver o seguinte problema:

Considere a cônica cuja equação é dada por
8{x}^{2}-16xy+8{y}^{2}+\sqrt[]{2}x+\sqrt[]{2}y=0
(a) Encontre mudanças apropriadas de coordenadas (rotação e/ou translação),
de modo que a equação resultante fique na forma canônica (padrão).
(b) Identifique a curva.

Minhas dificuldades:
[*]basicamente desenvolvimento do processo (preferencialmente de forma objetiva)
[*]saber quando a figura formada pode ser rotacionada e quando ela pode ser transladada
[*]como colocar equação resultante em uma base ( no caso na forma canônica)
[*]quais os fatores que determinam em qual sentido estarão os vetores encontrados que formarão o novo sistema de cordenadas (novo sistema devido a rotação)
[*]como definir quais são os vetores que representarão qual eixo (x e y) no novo sistema de cordenadas encontrados


Pelo que analiso em suas dificuldades, ao que parece você não sabe nem iniciar o exercício.

Nesse contexto, eu recomendo que primeiro você procure ler sobre esse assunto. Por exemplo, vide o seguinte livro:

Boulos, Paulo; Camargo, Ivan. Geometria Analítica: um tratamento vetorial. 3a ed., São Paulo, Pearson Education, 2005.

Nesse livro há vários exercícios resolvidos exibindo o passo a passo de como efetuar a translação e a rotação nas cônicas.

Depois que você fizer essa leitura, se você permanecer com dúvidas em alguma parte, então poste aqui até onde você conseguiu avançar.
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?