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Ângulos complementares e suplementares

Ângulos complementares e suplementares

Mensagempor Lucasss » Sex Ago 12, 2011 21:03

Não sei se está na área correta... me ajudem ae não sei como iniciar essas contas

1°) Adicionando a medida do complemento de um ângulo ao suplemento do mesmo ângulo, obteremos um Ângulo obtuso igual a 130°. qual seria esse ângulo ?

2°) Determine o valor do triplo de x na figura abaixo.

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Re: Ângulos complementares e suplementares

Mensagempor LuizAquino » Dom Ago 14, 2011 13:14

Lucasss escreveu:Não sei se está na área correta...

O correto seria estar na seção Geometria Plana.

Lucasss escreveu:1°) Adicionando a medida do complemento de um ângulo ao suplemento do mesmo ângulo, obteremos um Ângulo obtuso igual a 130°. qual seria esse ângulo ?

Vamos representar o ângulo desejado pela incógnita a.

Qual será o seu complemento? Ora, será 90° - a.

E quanto será o seu suplemento? Simples: será 180° - a.

O exercício diz que adicionando esses valores obteremos um ângulo de 130°. Ou seja, temos a equação:

(90° - a) + (180° - a) = 130°

Agora resolva essa equação para obter a resposta.

Lucasss escreveu:2°) Determine o valor do triplo de x na figura abaixo.
Imagem


Perceba que esses ângulos formam um ângulo raso, isto é, um ângulo de 180°.

Sendo assim, você pode montar a equação:

2x + 145° + 3x = 180°

Após resolver a equação, basta determinar o triplo de x.
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Re: Ângulos complementares e suplementares

Mensagempor Lucasss » Dom Ago 14, 2011 14:56

1°) Não conseguir resolver essa equação sou ruim demais em matématica :oops: explica ai como tem que resolver bem detalhadamente.




2°)2x + 145° + 3x = 180°
5x = 145° + 180°
5x = 325°
= 65.3
o triplo de x é 21
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Re: Ângulos complementares e suplementares

Mensagempor Molina » Dom Ago 14, 2011 15:26

Boa tarde.

Se me permite tentar ajudar, vamos resolver esta equação:

2x + 145\º + 3x = 180\º

você deve deixar as incógnitas de um lado (esquerdo) e os "números sozinhos" para o outro lado (direito)

2x + 3x = 180\º - 145\º

obs.: lembre-se que quando um valor muda de lado, ele inverte o sinal; por isso que o sinal do 145º ficou negativo

5x = 35\º

o 5 está mutiplicando do lado esquendo, ou seja, ele passará dividindo o 35 do lado direito

x=\frac{35}{5}=7


:idea: Uma dica para você: Faça mais exercícios de equação, pois sem isso, você não conseguirá resolver problemas deste tipo.
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Re: Ângulos complementares e suplementares

Mensagempor Lucasss » Dom Ago 14, 2011 15:53

Obrigado por ajuda já deu pra ter uma noção de como resolver outras equações parecidas com essa, agora se puder me ajuda a resolver esse.

1°) Adicionando a medida do complemento de um ângulo ao suplemento do mesmo ângulo, obteremos um Ângulo obtuso igual a 130°. qual seria esse ângulo ?

(90° - a) + (180° - a) = 130°
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?