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CLASSIFICAR CADA ITEM

CLASSIFICAR CADA ITEM

Mensagempor maykonnunes » Seg Mai 30, 2011 23:00

Classifique cada afirmação a seguir em Verdadeira ou Falsa, justifique
a) Existe apenas um polinômio que dividido por x-2 ou por x-3 dá resto 1.
b) Não existe polinômio algum que dividido por x-2 ou por x-3 dá resto 1.
c) Exsite uma infinidade de polinômio que dividido por x-2 ou por x-3 dá resto 1.
aguardo ajuda
Abraços
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Re: CLASSIFICAR CADA ITEM

Mensagempor Molina » Ter Mai 31, 2011 02:37

Boa noite.

Lembre-se que:

P(x) = d(x)*q(x) + r(x)

onde,

P(x) = Dividendo;
d(x) = Divisor;
q(x) = Quociente;
r(x) = Resto.
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Re: CLASSIFICAR CADA ITEM

Mensagempor maykonnunes » Ter Mai 31, 2011 22:35

Não sei se entendi seu raciocinio para a solução

P(x)=(x-2)*q(X)+1
p(X)=(X-3)*Q(X)+1

OU PENSEI EM...
p(X)=(X-2)(X-3)+R
{x}^{2}-5x+7
so não sei como mostrar se le é unico ou não
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Re: CLASSIFICAR CADA ITEM

Mensagempor Molina » Qui Jun 02, 2011 01:24

Boa noite, Maycon.

Desculpe a demora...

Duas alternativas se anulam quando se é mostrado que uma delas é verdade. Ou seja, só temos uma verdadeira.

Perceba que a questão quer saber se há (ou não) polinômio que dividido por (x-2) OU (x-3) deixa resto 1.

Como eu disse anteriormente:

P(x) = d(x)*q(x) + r(x)

Queremos encontrar (ou não) P(x)'s... Encontraremos um, vários ou nenhum. Vejamos:

P(x) = d(x)*q(x) + r(x)

P(x) = (x-2)*q(x) + 1

Perceba que dependendo do q(x) que eu escolher, conseguirei um polinômio P(x) que quando dividido por (x-2) deixa resto 1, exemplos:

q(x) = 2x \Rightarrow P_1(x) = 2x^2 -4x + 1

q(x) = x^4-3 \Rightarrow P_2(x) = x^5-2x^4-3x + 7

etc.

O mesmo pode ser feito para descobrir polinômios que divididos por (x-3) deixam resto 1.

Ou seja, há infinitas soluções.


:y:
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Re: CLASSIFICAR CADA ITEM

Mensagempor maykonnunes » Sex Jun 10, 2011 15:15

agradeço atenção
desde já peço desculpa, mas não encontrei uma forma (um local onde pudesse mandar uma mensagem pessoal para você), em que fase vcoê está? também sou aluno da UFSC aluno EAD, quero saber se voce tem algum material de geometria III, que possa ajudar nesta matéria; Abraços e mais uma vez desculpa usar aqui.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?