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Última mensagem por Janayna
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por fernandocez » Seg Fev 14, 2011 16:42
Olá pessoal, eu sou novo aqui. Eu acho que aqui vai ser a minha única chance de aprender a resolver essa questão da prova do concurso prá magistério do Estado RJ.
A questão:
O número real x é tal que
. Então, o valor de
é:
No gabarito a resposta é: 21
Eu fiz arrumei ficou assim:
Meu delta deu 92, ai não consegui continuar. Se alguem puder ajudar agradeço.
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fernandocez
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por LuizAquino » Seg Fev 14, 2011 19:14
fernandocez escreveu:O número real x é tal que
. Então, o valor de
é:
Essa questão depende de você ter uma boa percepção, para notar que elevando ao quadrado ambos os membros da primeira equação a expressão
irá aparecer no primeiro membro.
Obviamente, outro caminho (mais longo) para resolver esse exercício seria desenvolver
para obter a equação do 2° grau
. Em seguida, substituir as soluções dessa equação na expressão
. A pessoa que escolher esse caminho verá que ele é bem mais longo do que a solução mais "elegante" apresentada acima. Além disso, é sempre bom lembrar que tempo é um fator crucial em concursos ou vestibulares.
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LuizAquino
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por fernandocez » Seg Fev 14, 2011 23:16
Obrigadão Luiz, eu já vi que tenho que aprender muito prá passar no concurso e aqui é o lugar certo prá isso.
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fernandocez
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por fernandocez » Ter Fev 15, 2011 19:22
LuizAquino escreveu:
Aproveitando a sua ajuda, tem uma parecida com a resolvida que tentei, tentei de todas as formas mas não consegui chegar na resposta. Vai a questão:
26) Se
, o valor de
A resposta: 0
Eu fiz assim,
, elevei ao cubo ambos os membros e comecei a desenvolver.
Só que não consegui desenvolver. Fiquei enrolado nas operações com frações, fiz assim:
= ...
Daí eu não consegui proceguir mais. Acredito que tá errado o desenvolvimento. Obrigado pela ajuda.
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fernandocez
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por LuizAquino » Ter Fev 15, 2011 20:10
fernandocez escreveu:26) Se
, o valor de
A resposta: 0
Lembre-se que:
.
Além disso, lembre-se que:
.
Pois muito bem, como você havia feito, temos:
Que desenvolvendo obtemos:
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LuizAquino
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Vestibulares
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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