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Polinômio da

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Mensagempor zenildo » Qua Jul 15, 2015 11:42

1) Como o dinheiro está entre os atributos que se supõe trazer felicidade, uma grande parcela da população vê, nos jogos de loteria, a
esperança de realização de sonhos como ter carro, casa própria, fazer viagens, ajudar a família etc.
Com esse propósito, X costuma jogar na Mega Sena e usa diferentes critérios para a escolha dos números para cada aposta que faz.
Certo dia, enquanto estudava funções polinomiais, teve a ideia de fazer um jogo utilizando de P(x)=2x³-30x²+108x- 80.

a) as raízes

b) a soma dessas raízes

c) o produto dessas raízes

d) a soma do produtos dessas raízes consideradas duas a duas

Com base nessas informações determine os n° que X escolheu para fazer o referido jogo.
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Re: Polinômio da

Mensagempor nakagumahissao » Qua Jul 15, 2015 12:10

Eu faço a diferença. E você?

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Re: Polinômio da

Mensagempor zenildo » Qua Jul 15, 2015 12:33

Eu não fiz esse problema porque eu não sei fazer. Esse é um dos problemas da minha lista de prova que eu não consegui fazer
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Re: Polinômio da

Mensagempor nakagumahissao » Qui Jul 16, 2015 04:22

Vamos lá então!

P(x) = {2x}^{3}- {30x}^{2} + 108x - 80

Vamos primeiramente analisar os sinais de cada coeficiente deste polinômio. Temos:

+, -, + e -

Houveram 3 trocas de sinais. Assim, podemos dizer que existem 3 raizes positivas

Se fizermos x = - x teremos:

P(x) = -{2x}^{3}- {30x}^{2} - 108x - 80

Ou seja,

-, -, - e -

Não houve nenhuma troca de sinais e portanto, como esperado, não existem raízes negativas.

Precisaremos agora determinar que raízes são essas!

Por tentativa e erro, uma das raízes é x= 1, pois:

P(x) = {2\times 1}^{3}- {30 \times 1}^{2} + 108 \times 1 - 80 = 0

Verifique!

Então, dividindo-se o polinômio dado por (x - 1), obteremos:

\frac {{2x}^{3}- {30x}^{2} + 108x - 80}{x - 1}= {2x}^{2} - 28x + 80

E desta última equação ( quadrática ):

\sqrt[]{\Delta} = \sqrt[]{b^2 - 4ac} = \sqrt[]{(-28)^2 - 4 (2)(80)}

\sqrt[]{\Delta} = \sqrt[]{144} = 12

x = \frac{-b \pm \sqrt[]{\Delta}}{2a}=\frac{28 \pm 12}{4}

x =\frac{28 + 12}{4} = 10

E

x =\frac{28 - 12}{4} = 4

RESPOSTAS

a) As raízes: 1, 4 e 10
b) A soma destas raízes: 1 + 4 + 10 = 15
c) O produto dessas raízes: (1)(4)(10) = 40
d) A Soma do produto destas raízes dois a dois: (1)(4)=4, (1)(10)=10, (4)(10)=40 e por fim 4 + 10 + 40 = 54


Os números escolhidos foram então 1, 4, 10, 15, 40 e 54

\blacksquare
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?