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Última mensagem por Janayna
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por zenildo » Qua Jul 15, 2015 11:42
1) Como o dinheiro está entre os atributos que se supõe trazer felicidade, uma grande parcela da população vê, nos jogos de loteria, a
esperança de realização de sonhos como ter carro, casa própria, fazer viagens, ajudar a família etc.
Com esse propósito, X costuma jogar na Mega Sena e usa diferentes critérios para a escolha dos números para cada aposta que faz.
Certo dia, enquanto estudava funções polinomiais, teve a ideia de fazer um jogo utilizando de P(x)=2x³-30x²+108x- 80.
a) as raízes
b) a soma dessas raízes
c) o produto dessas raízes
d) a soma do produtos dessas raízes consideradas duas a duas
Com base nessas informações determine os n° que X escolheu para fazer o referido jogo.
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zenildo
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por nakagumahissao » Qua Jul 15, 2015 12:10
Eu faço a diferença. E você?
Do Poema: Quanto os professores "fazem"?
De Taylor Mali
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nakagumahissao
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por zenildo » Qua Jul 15, 2015 12:33
Eu não fiz esse problema porque eu não sei fazer. Esse é um dos problemas da minha lista de prova que eu não consegui fazer
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zenildo
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por nakagumahissao » Qui Jul 16, 2015 04:22
Vamos lá então!
Vamos primeiramente analisar os sinais de cada coeficiente deste polinômio. Temos:
+, -, + e -
Houveram 3 trocas de sinais. Assim, podemos dizer que existem 3 raizes positivas
Se fizermos x = - x teremos:
Ou seja,
-, -, - e -
Não houve nenhuma troca de sinais e portanto, como esperado, não existem raízes negativas.
Precisaremos agora determinar que raízes são essas!
Por tentativa e erro, uma das raízes é x= 1, pois:
Verifique!
Então, dividindo-se o polinômio dado por (x - 1), obteremos:
E desta última equação ( quadrática ):
E
RESPOSTAS
a) As raízes: 1, 4 e 10
b) A soma destas raízes: 1 + 4 + 10 = 15
c) O produto dessas raízes: (1)(4)(10) = 40
d) A Soma do produto destas raízes dois a dois: (1)(4)=4, (1)(10)=10, (4)(10)=40 e por fim 4 + 10 + 40 = 54
Os números escolhidos foram então 1, 4, 10, 15, 40 e 54
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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