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[POLINÔMIOS] Questão UNEB 2013

[POLINÔMIOS] Questão UNEB 2013

Mensagempor brunadultra » Qua Jan 23, 2013 13:58

Questão 14 (UNEB-2013) Ao desmontar um cubo de Rubik (cubo mágico), uma criança percebeu que ele era formado por
vinte e sete cubinhos menores e que dentre esses existiam oito cubinhos com três faces pintadas,
doze com apenas duas faces pintadas, seis com apenas uma das faces pintadas e apenas um
cubinho não possuía nenhuma das faces pintadas.
A tabela a seguir, mostra o número de cubinhos, de cada tipo, que podem ser obtidos ao dividir
a aresta de um cubo de madeira pintado, em partes iguais.
(tabela da questão segue em anexo)

Nessas condições, pode-se afirmar que, em R, a soma dos inversos das raízes do polinômio
P(x) = P3(x) ? P1(x) + P2(x) é igual a:

Resposta: 3/5
Anexos
MAT.jpg
TABELA
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Re: [POLINÔMIOS] Questão UNEB 2013

Mensagempor young_jedi » Qua Jan 23, 2013 15:06

da tabela e da analise do cubo no tiramos que

P1(x)=12(x-2)

P2(x)=6(x-2)^2

P3(x)=(x-2)^3

onde x é o numero de divisões das arestas do cubo

portanto

P(x)=(x-2)^3-12(x-2)+6(x-2)^2

P(x)=[(x-2)^2-12+6(x-2)](x-2)

encontre as raizes do polinomio e conclua, qualquer duvida comente
young_jedi
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Re: [POLINÔMIOS] Questão UNEB 2013

Mensagempor brunadultra » Qua Jan 23, 2013 21:18

Muito obrigada! =)
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Re: [POLINÔMIOS] Questão UNEB 2013

Mensagempor maiarabahia » Sáb Set 07, 2013 12:50

Olá Boa tarde, também estava com dificuldade nesta questão, mas não entendi essa parte da resolução em que
P1(x) = 12(x-2), P2... e P3... porque o x em evidencia??? Não consegui fazer essa análise.
maiarabahia
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Re: [POLINÔMIOS] Questão UNEB 2013

Mensagempor young_jedi » Sáb Set 07, 2013 19:04

x é o numero de divisões das arestas então tirando as duas divisões que são dos blocos dos vértices cada aresta fica com x-2
blocos como são 12 arestas então teremos um total de 12(x-2) blocos nas arestas
já nas faces termos que em cada uma a quantidade de blocos vai ser de (x-2)² como são 6 faces então temos 6(x-2)² cubos
e no interior do cubo teremos que são (x-2)³ cubos
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?