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Argumento

Argumento

Mensagempor geriane » Seg Jul 05, 2010 13:54

Determine o argumento do complexo z=\frac{2}{\sqrt[]{3}+i}.
O resultado é \frac{11\pi}{6}.
Desde já obrigada pela compreensão.
geriane
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Re: Argumento

Mensagempor Elcioschin » Seg Jul 05, 2010 15:45

z = 2/(V3 + i)

z = 2*(V3 - i)/(V3 + 1)*(V3 - i)

z = 2*(V3 - i)/(3 - i²)

z = 2*(V3 - i)/4

z = (V3 - i)/2

z = V3/2 - i/2 ----> cosx = + V3 , senx = - 1/2 ----> x está no 4º quadrante e equivale a um ângulo x = - 30º ou 11pi/6

z = cos(11pi/6) + sen(11pi/6)

Argumento = 11pi/6
Elcioschin
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Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 10:38

Olá ! Tenho essa dúvida e não consigo montar o problema para resolução:

Qual é o racional não nulo cujo o quadrado é igual à sua terça parte ?

Grata.


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 12:27

x^2 = \frac{x}{3}


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 12:55

também pensei que fosse assim, mas a resposta é \frac{1}{3}.

Obrigada Fantini.


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 13:01

x^2 = \frac{x}{3} \Rightarrow x^2 - \frac{x}{3} = 0 \Rightarrow x \left(x - \frac{1}{3} \right) = 0

Como x \neq 0:

x - \frac{1}{3} = 0 \Rightarrow x = \frac{1}{3}

O que você fez?


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 16:17

eu só consegui fazer a igualdade, não consegui desenvolver o restante, não pensei em fatoração, mas agora entendi o que vc fez.

Obrigada.