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exerc.proposto

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Mensagempor adauto martins » Seg Set 16, 2019 16:09

(este-ita-escola tecnica do exercito,instituto tecnologico de aeronautica-exame de admissao 1947)
determinar os numeros complexos que gozam da propriedade de ter o quadrado e o complexo conjugado identicos.
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Re: exerc.proposto

Mensagempor DanielFerreira » Ter Set 17, 2019 12:04

adauto martins escreveu:(este-ita-escola tecnica do exercito,instituto tecnologico de aeronautica-exame de admissao 1947)
determinar os numeros complexos que gozam da propriedade de ter o quadrado e o complexo conjugado identicos.


Seja \mathbf{z = a + bi}, com \mathtt{a, b \in \mathbb{R}} o número complexo em questão. Portanto, ele deverá satisfazer

\mathbf{(a + bi)^2 = a - bi}

Segue,

\\ \mathsf{(a + bi)^2 = a - bi} \\ \mathsf{a^2 + 2abi - b^2 = a - bi} \\ \mathsf{(a^2 - b^2) + 2abi = a - bi}

Comparando parte real e imaginária, teremos:

\begin{cases}\mathsf{a^2 - b^2 = a \quad \ \qquad (i)} \\ \mathsf{2ab = - b \qquad \qquad (ii)} \end{cases}


Resolvendo (ii),

\\ \mathsf{2ab = - b} \\ \mathsf{2ab + b = 0} \\ \mathsf{b(2a + 1) = 0}


CASO I: \mathtt{b \neq 0}

\\ \mathsf{2a + 1 = 0} \\ \boxed{\mathsf{a = - \frac{1}{2}}}

Substituindo em (i),

\\ \mathsf{a^2 - b^2 = a} \\\\ \mathsf{b^2 = \frac{1}{4} + \frac{1}{2}} \\\\ \mathsf{b = \pm \frac{\sqrt{3}}{2}}

Logo, \boxed{\boxed{\mathsf{z_1 = - \frac{1}{2} + \frac{i\sqrt{3}}{2}}}} e \boxed{\boxed{\mathsf{z_2 = - \frac{1}{2} - \frac{i\sqrt{3}}{2}}}}


CASO II: \mathtt{b = 0}

Substituindo em (ii),

\\ \mathsf{a^2 - b^2 = a} \\\\ \mathsf{a^2 - a = 0} \\\\ \mathsf{a(a - 1) = 0} \\\\ \mathsf{S_a = \left \{ 0, 1 \right \}}

Logo, \boxed{\boxed{\mathsf{z_3 = 0}}} e \boxed{\boxed{\mathsf{z_4 = 1}}}.
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Re: exerc.proposto

Mensagempor adauto martins » Dom Set 22, 2019 12:01

soluçao correta:
{z}^{2}\in \Re\Rightarrow {z}^{2}=\left|({z}^{-}) \right|,pois ({z}^{-})\in C e onde({z}^{-}) e o complexo conjudao de z...,logo:
{z}^{2}=\sqrt[]{z.({z}^{-})}\Rightarrow {z}^{4}-z.({z}^{-})=0

z.({z}^{3}-({z}^{-})=0\Rightarrow z=0,{z}^{3}=({z}^{-})...
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Re: exerc.proposto

Mensagempor adauto martins » Dom Set 22, 2019 12:17

correçao:
cometi um erro grave,pois {z}^{2}\in C,pois z=x+yi\Rightarrow {z}^{2}=({x}^{2}-{y}^{2})+2xyi...
logo a soluçao do colega daniel e a soluçao correta...obrigado...
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Re: exerc.proposto

Mensagempor adauto martins » Sex Out 11, 2019 10:34

usando a soluçao anterior,faremos uma soluçao mais geral que a feita pelo colega daniel,que esta correta:

{z}^{2}={z}^{-}\Rightarrow({r.{e}^{i\theta})^{2}=r.{e}^{-i\theta}

r=1...2\theta=-\theta + 2k\pi...\theta=2k\pi/3...

z=cos(2k\pi/3)+ sen(2k\pi/3)i...
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?