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por Soprano » Dom Fev 14, 2016 10:25
Olá,
Nas regras da potenciação não encontro resposta para esta minha dúvida. Também não sei se ela tem lógica, mas então cá vai..
Tenho a seguinte expressão:
5(3x? - 12x³) o resutado desta expressão é 5(9x)? Eu resolvi isto assim:
x? - x³ - como tem a mesma base e expoentes diferentes, subtrai as bases e os expoentes! Posso fazer isto?
Obrigado
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Soprano
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por DanielFerreira » Dom Fev 14, 2016 11:11
Bom dia, Soprano. Seja bem-vindo!!
Não podes efectuar a subtração, pois os expoentes são diferentes.
Se me permite, sugiro que faça uma leitura sobre redução de termos semelhantes.
Até breve.
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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DanielFerreira
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por Soprano » Dom Fev 14, 2016 11:53
Olá Daniel Ferreira,
Obrigado pela resposta,
Então neste caso terei que ir pela simplificação de polinómios para conseguir anular termos, correcto? Nota: Falta o resto do sistema, porque se a expressão fosse esta não haveria mais nada a fazer, certo?
Na tua resposta sugeres a leitura de redução de termos semelhantes Existe algum link, onde posso encontrar isso?
Obrigado
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Soprano
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por Cleyson007 » Dom Fev 14, 2016 12:03
Soprano, boa tarde!
Amigo DanielFerreira, aproveitando que estou online vou responder a mensagem
Nesse link você encontra uma explicação teórica e também alguns exercícios com resposta para praticar:
http://jmpgeo.blogspot.com.br/2011/11/t ... antes.htmlBons estudos
Att,
Prof° Clésio
Caso queira conhecer melhor o meu trabalho, acesse:
viewtopic.php?f=151&t=13614
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por DanielFerreira » Dom Fev 14, 2016 12:59
Soprano,
na primeira indagação, eu trocaria as palavras "simplificação" e "anular" por redução; desse modo, a resposta é sim/correcto.
Na segunda, é isso mesmo; não teríamos mais nada a fazer.
Não deixe de acessar o link sugerido pelo professor
Clésio.
Profº
Clésio, fique à vontade.
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por Soprano » Dom Fev 14, 2016 13:07
Ok, vou analisar os links,
O mesmo se aplica a esta situação, fruto do que estamos a debater no outro tópico:
Posso fazer mais alguma coisa aqui? Não, pois os expoentes são diferentes, certo?
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Soprano
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por DanielFerreira » Dom Fev 14, 2016 13:42
Meu caro, isso não pode ser feito! Não podes "separar" o denominador dessa forma.
Tomemos como exemplo
. Repare que
não é o mesmo que
. Em matemática, diz-se que isso é um absurdo!
Se quisermos separar os termos do numerador, o que temos a fazer é o seguinte:
Se quiseres, podes atribuir valores numéricos à expressão e verificar que, de fato,
.
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por Soprano » Dom Fev 14, 2016 17:05
Ok, percebi,
Ainda relativamente à primeira questão numa subtração entre potencias com expoentes diferentes não posso fazer nada. Mas caso tenham o mesmo expoente, mas bases diferentes ou iguais, quais são as regras?
Pela lógica deve ser simples, basta adicionar ou subtrair as bases, certo?
Vamos imaginar este cenário:
isto será igual a
certo?
Mas o resultado não é o mesmo, da primeira é 25 + 9 = 34. A segunda é 64.
Obrigado
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Soprano
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Logaritmos
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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