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Ajudem nesse exercício de análise combinatória?

Ajudem nesse exercício de análise combinatória?

Mensagempor flor_de_lotus1 » Seg Jun 18, 2012 20:09

Oi gente, vocês poderiam me ajudar nesse exercício de análise combinatória?

Dado o conjunto S = {1; 2; 3; 5; 7}, considere o conjunto A de todos os números de 5 algarismos distintos e pertencentes a S.
a) Qual a cardinalidade de A?
b) Qual é a soma dos elementos de A?

Obrigada desde já!
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Re: Ajudem nesse exercício de análise combinatória?

Mensagempor fraol » Sáb Ago 11, 2012 13:03

Bom dia,

Considerando que o enunciado seja este mesmo então como S não possui nem um elemento com 5 algarismos distintos ( todos os elementos de S possuem 1 algarimo apenas ) então A é um conjunto vazio, sem elementos, logo a cardinalidade de A é 0 e a soma dos elementos de A também é 0.

Obs: Considero essa parte da matemática bastante milindrosa. Os enunciados carecem de um cuidado especial senão, facilmente, se tornam ambíguos, ou seja dão margem a várias interpretações e por conseguinte levam a respostas diferentes. Caso você tenha outro enunciado, ou um problema semelhante, manda pra cá, preferencialmente num tópico novo.

Grato.
fraol
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Re: Ajudem nesse exercício de análise combinatória?

Mensagempor fraol » Sáb Ago 11, 2012 15:47

Bom,

Para não deixar a questão sem a resposta que, suponho, o exercício pedia vamos trabalhar assim:

Supondo que se quer tanto a quantidade de números, quanto a soma desses números, que são formados por 5 algarismos distintos e que tais algarismos devem ser escolhidos entre os elementos de S = \left \{  1, 2, 3, 5, 7 \right \}, então teremos:

1) A quantidade de números é a permutação dos 5 elementos de S, então teremos 5! = 120 números, ou seja a cardinalidade é 120.

2) A soma dos números oriundos de 1) é um pouco mais trabalhosa mas podemos pensar assim:
Em cada coluna ( das unidades, das dezenas, das centenas, etc. ) podemos ter os algarismos de S, observe que como temos 120 números e 5 algarismos distintos, então temos 24 repetições de cada algarismo, assim:
A soma da coluna das unidades é igual a: 24 \cdot (1 + 2 + 3 + 5 + 7) = 432
A soma da coluna das dezenas é igual a: 432 \cdot 10 = 4320
A soma da coluna das centenas é igual a: 432 \cdot 100 = 43200
A soma da coluna dos milhares é igual a: 432 \cdot 1000 = 432000
A soma da coluna das dezenas de milhares é igual a: 432 \cdot 10000 = 4320000

Então para responder ao item 2 basta somar os valores acima.

.
fraol
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?