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Análise Combinatória

Análise Combinatória

Mensagempor acorreia » Qua Abr 18, 2012 18:34

Em uma classe de 9 alunos, todos se dão bem, com exceção de Andréia que vive brigando com Manoel e Alberto.
Nessa classe, será constituída uma comissão de 5 alunos, com exigência de cada membro se relacione com todos os outros.
Quantas comissões podem ser formadas ?

GABARITO: 71

Nenhuma sugestão ??
acorreia
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Re: Análise Combinatória

Mensagempor DanielFerreira » Sáb Abr 21, 2012 13:28

Encontrei 41, confirme o bagarito por favor!
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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Re: Análise Combinatória

Mensagempor Guill » Sáb Abr 21, 2012 13:51

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Editado pela última vez por Guill em Sáb Abr 21, 2012 20:25, em um total de 2 vezes.
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Re: Análise Combinatória

Mensagempor DanielFerreira » Sáb Abr 21, 2012 14:11

Guill,
e quando os três estão na comissão?
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Re: Análise Combinatória

Mensagempor fraol » Sáb Abr 21, 2012 14:46

Pessoal, vejam a minha solução:

Podemos ter comissões:

1) Sem a Andréia, então devemos escolher 5 de 8 alunos = \frac{8!}{5!3!}.

2) Com a Andréia, Manoel e Alberto não podem estar na comissão, então devemos escolher 4 de 6 alunos = \frac{6!}{4!2!}.

Somando dá 71.
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Re: Análise Combinatória

Mensagempor DanielFerreira » Sáb Abr 21, 2012 16:42

Fraol,
acho que Andréia deveria aparecer em algumas comissões, e entendo que pelas suas contas isso não acontece.
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
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Re: Análise Combinatória

Mensagempor fraol » Sáb Abr 21, 2012 17:51

Oi danjr5,

No item 2 considero que Andreia está, Manoel e Alberto não.
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Re: Análise Combinatória

Mensagempor DanielFerreira » Sáb Abr 21, 2012 18:04

Ah tá, me desculpe!

Fiz assim:
Se Andréia está na comissão, então a comissão será composta apenas por ela e outros 6, ou seja, total de 7 alunos.

C_{7,5} = \frac{7.6.5!}{5!2!} ================> C_{7,5} = 21

Se andréia não está na comissão, então... 8 alunos.

C_{8,5} = \frac{8.7.6.5!}{5!3!} ================> C_{8,5} = 56


C_{7,5} + C_{8,5} = 71
"Sabedoria é saber o que fazer;
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Re: Análise Combinatória

Mensagempor fraol » Sáb Abr 21, 2012 18:21

Fiz assim:
Se Andréia está na comissão, então a comissão será composta apenas por ela e outros 6, ou seja, total de 7 alunos.

C_{7,5} = \frac{7.6.5!}{5!2!} ================> C_{7,5} = 21


Se Andreia estiver na comissão, só poderemos ter outros 4 alunos na comissão, que é de 5. Como Manoel e Alberto não estarão,
só poderemos formar C_{6,4} comissões (6 porque Manoel e Alberto não serão escolhidos, 4 porque Andreia foi fixada em cada comissão).

Se andréia não está na comissão, então... 8 alunos.

C_{8,5} = \frac{8.7.6.5!}{5!3!} ================> C_{8,5} = 56

.

Ok.
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Re: Análise Combinatória

Mensagempor DanielFerreira » Sáb Abr 21, 2012 20:02

Incrível! Sou tão cego nesse assunto que erro até soma.
rsrss
danjr5 escreveu:21 + 56 = 71
"Sabedoria é saber o que fazer;
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Re: Análise Combinatória

Mensagempor marcos chaves » Sáb Abr 21, 2012 22:56

Comissão c/ Andreia, significa, sem o portugues e o Alberto
combinações de (9-3) , (5-1) a (5-1) = 6*5/2 = 15
Comissões sem ANDREIA ;Combinações de (9-1) elementos tomados (5 a 5) = (8*7*6)/6 = 56.
Portanto 15 + 56 = 71
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Re: Análise Combinatória

Mensagempor acorreia » Ter Abr 24, 2012 17:26

marcos chaves, poderia explicar seu raciocínio ?

Até o momento, ao meu entendimento, o raciocínio do Fraol está correto.
acorreia
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Re: Análise Combinatória

Mensagempor Fabiano Vieira » Qui Abr 26, 2012 19:30

Eu estava analisando essa questão e percebi o seguinte:

Na análise para calcular os grupos formados com Manoel e Alberto, no qual o resultado é 56, teremos grupos com Alberto e Manuel e grupos sem os dois. Assim, para calcular a análise dos grupos possíveis com Andreia, ela necessariamente tem que estar no grupo. Pois se não estiver, os grupos sem ela serão iguais a grupos sem o Manoel e Alberto, ou seja, grupos repetidos.

Temos então:

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Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Fontelles - Dom Jan 17, 2010 14:42

Não sei onde este tópico se encaixaria. Então me desculpem.
Eu não entendi essa passagem, alguém pode me explicar?
2n \geq n+1 ,\forall n \in\aleph*
O livro explica da seguinte forma.
1°) P(1) é verdadeira, pois 2.1 \geq 1+1
2°) Admitamos que P(k), k \in \aleph*, seja verdadeira:
2k \geq k+1 (hipótese da indução)
e provemos que 2(k+1) \geq (K+1)+1
Temos: (Nessa parte)
2(k+1) = 2k+2 \geq (k+1)+2 > (k+1)+1


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: MarceloFantini - Seg Jan 18, 2010 01:55

Boa noite Fontelles.

Não sei se você está familiarizado com o Princípio da Indução Finita, portanto vou tentar explicar aqui.

Ele dá uma equação, no caso:

2n \geq n+1, \forall n \in \aleph^{*}

E pergunta: ela vale para todo n? Como proceder: no primeiro passo, vemos se existe pelo menos um caso na qual ela é verdadeira:

2*1 \geq 1+1

Portanto, existe pelo menos um caso para o qual ela é verdadeira. Agora, supomos que k seja verdadeiro, e pretendemos provar que também é verdadeiro para k+1.

\mbox{Suponhamos que P(k), }k \in \aleph^{*},\mbox{ seja verdadeiro:}
2k \geq k+1

\mbox{Vamos provar que:}
2(k+1) \geq (k+1)+1

Daí pra frente, ele usou o primeiro membro para chegar em uma conclusão que validava a tese. Lembre-se: nunca saia da tese.

Espero ter ajudado.

Um abraço.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Fontelles - Seg Jan 18, 2010 02:28

Mas, Fantini, ainda fiquei em dúvida na passagem que o autor fez (deixei uma msg entre o parêntese).
Obrigado pela ajuda, mesmo assim.
Abraço!


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Fontelles - Qui Jan 21, 2010 11:32

Galera, ajuda aí!
Por falar nisso, alguém conhece algum bom material sobre o assunto. O livro do Iezzi, Matemática Elementar vol. 1 não está tão bom.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: MarceloFantini - Qui Jan 21, 2010 12:25

Boa tarde Fontelles!

Ainda não estou certo de qual é a sua dúvida, mas tentarei novamente.

O que temos que provar é isso: 2(k+1) \geq (k+1)+1, certo? O autor começou do primeiro membro:

2(k+1)= 2k+2

Isso é verdadeiro, certo? Ele apenas aplicou a distributiva. Depois, partiu para uma desigualdade:

2k+2 \geq (k+1)+2

Que é outra verdade. Agora, com certeza:

(k+1)+2 > (k+1)+1

Agora, como 2(k+1) é \geq a (k+1)+2, e este por sua vez é sempre > que (k+1)+1, logo:

2(k+1) \geq (k+1)+1 \quad \mbox{(c.q.d)}

Inclusive, nunca é igual, sempre maior.

Espero (dessa vez) ter ajudado.

Um abraço.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Caeros - Dom Out 31, 2010 10:39

Por curiosidade estava estudando indução finita e ao analisar a questão realmente utilizar a desigualdade apresentada foi uma grande sacada para este problema, só queria tirar uma dúvida sobre a sigla (c.q.d), o que significa mesmo?


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: andrefahl - Dom Out 31, 2010 11:37

c.q.d. = como queriamos demonstrar =)


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Abelardo - Qui Mai 05, 2011 17:33

Fontelles, um bom livro para quem ainda está ''pegando'' o assunto é:'' Manual de Indução Matemática - Luís Lopes''. É baratinho e encontras na net com facilidade. Procura também no site da OBM, vais encontrar com facilidade material sobre PIF... em alguns sites que preparam alunos para colégios militares em geral também tem excelentes materiais.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: MarceloFantini - Qui Mai 05, 2011 20:05

Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Vennom - Qui Abr 26, 2012 23:04

MarceloFantini escreveu:Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.

Rpz, faz um ano que o fulano não visita o site, mas ler esse comentário dele enquanto respondia a outro tópico me ajudou. hAUEhUAEhUAEH obrigado, Marcelo. Sua explicação de indução finita me sanou uma dúvida sobre outra coisa. :-D