• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

[Probabilidade] Lançamento de Dados

[Probabilidade] Lançamento de Dados

Mensagempor strikeeagle » Seg Mar 12, 2012 10:14

Amigos, gostaria de ajuda para resolver a seguinte questão:

As seis faces de um dado são equiprováveis e estão marcadas com 1, 2, A, 4, B, C. Lançando simultaneamente dois desses dados, a probabilidade de obtermos na dupla de resultados pelo menos um número par, ou pelo menos uma consoante, é igual a:

A) 7/9

B) 4/5

C) 5/6

D) 8/9

E) 17/18

O gabarito dá a alternativa B, mas não entendi como chegar nisso.

Como no primeiro lançamento teríamos que obter um número par dentre os dois existentes ou uma consoante dentre as duas existentes, logo imaginei que essa probabilidade seria de 4/6. O mesmo vale para o segundo lançamento, então pensei que teríamos outra probabilidade de 4/6 no segundo dado. Depois, como ele pede OU uma coisa OU outra, eu imaginei que bastaria somar as duas probabilidades. Enfim, acabei tentando de várias outras formas, mas não consigo chegar nesses 4/5 de forma alguma. Se alguém puder me dar uma luz, agradeço! :-D
[]s a todos!
strikeeagle
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 4
Registrado em: Seg Mar 12, 2012 09:58
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Tecnólogo em Análise de Sistemas
Andamento: formado

Re: [Probabilidade] Lançamento de Dados

Mensagempor LuizAquino » Seg Mar 12, 2012 19:01

strikeeagle escreveu:As seis faces de um dado são equiprováveis e estão marcadas com 1, 2, A, 4, B, C. Lançando simultaneamente dois desses dados, a probabilidade de obtermos na dupla de resultados pelo menos um número par, ou pelo menos uma consoante, é igual a:

A) 7/9

B) 4/5

C) 5/6

D) 8/9

E) 17/18


strikeeagle escreveu:O gabarito dá a alternativa B, mas não entendi como chegar nisso.

Como no primeiro lançamento teríamos que obter um número par dentre os dois existentes ou uma consoante dentre as duas existentes, logo imaginei que essa probabilidade seria de 4/6. O mesmo vale para o segundo lançamento, então pensei que teríamos outra probabilidade de 4/6 no segundo dado. Depois, como ele pede OU uma coisa OU outra, eu imaginei que bastaria somar as duas probabilidades. Enfim, acabei tentando de várias outras formas, mas não consigo chegar nesses 4/5 de forma alguma. Se alguém puder me dar uma luz, agradeço! :-D
[]s a todos!



Os dados são lançados simultaneamente e eles não são distinguíveis. Desse modo, o resultado (1, 2) é o mesmo que (2, 1).

Os possíveis resultados para o lançamento estão listados abaixo. Em destaque, temos as possibilidades desejadas.

(1, 1), (1, 2), (1, 4), (1, A), (1, B), (1, C)
(2, 2), (2, 4), (2, A), (2, B), (2, C)
(4, 4), (4, A), (4, B), (4, C)
(A, A), (A, B), (A, C)
(B, B), (B, C)
(C, C)

Temos então que:

P = \dfrac{18}{21} = \dfrac{6}{7}

Note que não há essa alternativa entre as opções. Desse modo, todas as alternativas estão erradas.
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2654
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

Re: [Probabilidade] Lançamento de Dados

Mensagempor strikeeagle » Ter Mar 13, 2012 16:30

Luiz, obrigado pela resposta.

Confesso ter ficado revoltado por nenhuma alternativa estar correta. De qualquer forma não teria chegado ao número que você chegou, mas perdi muito tempo tentando entender a resposta que o gabarito dava como correta.

Agradeço muito!
Grande abraço!
strikeeagle
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 4
Registrado em: Seg Mar 12, 2012 09:58
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Tecnólogo em Análise de Sistemas
Andamento: formado

Re: [Probabilidade] Lançamento de Dados

Mensagempor strikeeagle » Qui Mar 22, 2012 22:57

Luiz e demais amigos do fórum, boa noite,

Venho reabrir essa questão, pelo seguinte motivo: ela caiu num concurso recente realizado por uma grande instituição e eu participei dessa prova. Não consegui resolvê-la no dia da aplicação, cheguei em casa e também não consegui resolver. O meu raciocínio seguia um caminho parecido com o do amigo Luiz, mas não o terminei exatamente por perceber que não daria nenhuma das alternativas.
Eu imaginei que havia algo errado com ela, mas não estava seguro para entrar com recurso pedindo a anulação da mesma. Quando você postou a solução e vi que ela seguia um caminho coerente do meu ponto de vista, entrei com o recurso, no entanto, após análise, eles indeferiram, alegando que a alternativa correta é a D mesmo.
Você (Luiz) ou algum outro amigo do fórum sabe como chegar nela? A curiosidade em entendê-la está tão grande que é quase uma questão de vida ou morte. :lol:
Se alguém puder ajudar, agradeço.
[]s
strikeeagle
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 4
Registrado em: Seg Mar 12, 2012 09:58
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Tecnólogo em Análise de Sistemas
Andamento: formado

Re: [Probabilidade] Lançamento de Dados

Mensagempor fraol » Qui Mar 22, 2012 23:49

Minha sugestão é você pensar esse problema pela análise do evento complementar:

Eventos que não interessam: {IMPAR, IMPAR} e {IMPAR, VOGAL}, {VOGAL, IMPAR}, {VOGAL, VOGAL} = 4/36

A probabilidade então é 1 - 4/36 = 32/36 = 8/9.

Na abordagem anterior, contou-se, por exemplo, (A,B) mas não contou (B,A). Contudo esse, assim como outros eram resultados possíveis que atendem as premissas.
fraol
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 392
Registrado em: Dom Dez 11, 2011 20:08
Localização: Mogi das Cruzes-SP
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: formado

Re: [Probabilidade] Lançamento de Dados

Mensagempor LuizAquino » Sex Mar 23, 2012 08:45

strikeeagle escreveu:Quando você postou a solução e vi que ela seguia um caminho coerente do meu ponto de vista, entrei com o recurso, no entanto, após análise, eles indeferiram, alegando que a alternativa correta é a D mesmo.


O fato deles indeferirem o seu recurso não significa que eles estão certos.

fraol escreveu:Na abordagem anterior, contou-se, por exemplo, (A,B) mas não contou (B,A). Contudo esse, assim como outros eram resultados possíveis que atendem as premissas.


Note que os dois dados são iguais e são lançados simultaneamente.

Desse modo, não é possível distinguir o resultado (A, B) do resultado (B, A).

Para poder distinguir esses dois resultados, deveria haver uma ordem estabelecida ou ainda alguma diferença entre os dados (por exemplo, a cor). Entretanto, nada disso foi especificado no enunciado do exercício.

Portanto, eu continuo defendendo a minha resolução.
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2654
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

Re: [Probabilidade] Lançamento de Dados

Mensagempor strikeeagle » Sáb Mar 24, 2012 14:09

Amigo fraol, obrigado pela explicação. De fato sua resposta é a que a organizadora da prova gostaria e, como citei anteriormente, eu não teria conseguido chegar nisso sozinho.
Agradeço muito!
No entanto, ao amigo Luiz só tenho a dizer que continuo concordando com seu raciocínio. O enunciado é muito claro quando diz que os dados são iguais e lançados simultaneamente, portanto resultados como (2,1) e (1,2) não podem ser diferenciados. Enfim, agradeço muito aos dois. Acho que foi uma questão infeliz, mas como a empresa que elaborou a prova não deu o braço a torcer, deixemos como está. De qualquer forma acho que as discussões foram válidas e acrescentaram, que é o objetivo do fórum. :)

[]s a todos!
strikeeagle
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 4
Registrado em: Seg Mar 12, 2012 09:58
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Tecnólogo em Análise de Sistemas
Andamento: formado


Voltar para Estatística

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 20 visitantes

 



Assunto: Taxa de variação
Autor: felipe_ad - Ter Jun 29, 2010 19:44

Como resolvo uma questao desse tipo:

Uma usina de britagem produz pó de pedra, que ao ser depositado no solo, forma uma pilha cônica onde a altura é aproximadamente igual a 4/3 do raio da base.
(a) Determinar a razão de variação do volume em relação ao raio da base.
(b) Se o raio da base varia a uma taxa de 20 cm/s, qual a razão de variação do volume quando o raio mede 2 m?

A letra (a) consegui resolver e cheguei no resultado correto de \frac{4\pi{r}^{2}}{3}
Porem, nao consegui chegar a um resultado correto na letra (b). A resposta certa é 1,066\pi

Alguem me ajuda? Agradeço desde já.


Assunto: Taxa de variação
Autor: Elcioschin - Qua Jun 30, 2010 20:47

V = (1/3)*pi*r²*h ----> h = 4r/3

V = (1/3)*pi*r²*(4r/3) ----> V = (4*pi/9)*r³

Derivando:

dV/dr = (4*pi/9)*(3r²) -----> dV/dr = 4pi*r²/3

Para dr = 20 cm/s = 0,2 m/s e R = 2 m ----> dV/0,2 = (4*pi*2²)/3 ----> dV = (3,2/3)*pi ----> dV ~= 1,066*pi m³/s


Assunto: Taxa de variação
Autor: Guill - Ter Fev 21, 2012 21:17

Temos que o volume é dado por:

V = \frac{4\pi}{3}r^2


Temos, portanto, o volume em função do raio. Podemos diferenciar implicitamente ambos os lados da equação em função do tempo, para encontrar as derivadas em função do tempo:

\frac{dV}{dt} = \frac{8\pi.r}{3}.\frac{dr}{dt}


Sabendo que a taxa de variação do raio é 0,2 m/s e que queremos ataxa de variação do volume quando o raio for 2 m:

\frac{dV}{dt} = \frac{8\pi.2}{3}.\frac{2}{10}

\frac{dV}{dt} = \frac{16\pi}{15}