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Mensagempor von grap » Ter Jan 31, 2012 16:10

OI pessoal, preciso de ajuda nessas duas questões de estatística.

(ENEM) O tabagismo (vício do fumo) é responsável por uma grande quantidade de doenças e mortes prematuras na atualidade. O Instituto Nacional de Câncer divulgou que "90% dos casos diagnosticadosde câncer de pulmão e 80% dos casos diagnosticados de efisema pulmonar estão associados ao consumo do tabaco". Paralelamente, foram mostrados os resultados de uma pesquisa realizada em um grupo de 2000 pessoas com doenças de pulmão, das quais 1500 são casos diagnosticados de câncer e 500 são casos diagnosticados de efisema.
Com base nessas inforações, pode-se estimar que o nº de fumantes desse grupo de 2000 pessoas é, aproximadamente:
a) 740 b) 1100 c) 1310 d) 1620 e) 1750


(Fuvest-SP) Numa classe com vinte alunos as notas do exame finalpodiam variar de 0 a 100 e a nota mínima para aprovação era 70. Realizado o exame, verificou-se que oito alunos foram reprovados. A média das notas desses oito alunos foi 65, enquanto a média dos aprovados foi 77. Após a divulgação dos resultados, o professor verificou que uma questão havia sido mal formulada e decidiu atribuir 5 pontos a mais para todos os alunos. Com essa decisão, a a média dos aprovados passou a ser 80 e a dos reprovados, 68,8.
a) Calcule a média aritmética das notas da classe toda antes da atribuição dos cinco pontos extras.
b) Com a atribuição dos cinco pontos extras, quantos alunos, inicialmente reprovados, atingiram nota para aprovação?


Valeu pessoal, fico no aguardo...
von grap
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Re: estatística

Mensagempor LuizAquino » Ter Jan 31, 2012 20:31

von grap escreveu:(ENEM) O tabagismo (vício do fumo) é responsável por uma grande quantidade de doenças e mortes prematuras na atualidade. O Instituto Nacional de Câncer divulgou que "90% dos casos diagnosticados de câncer de pulmão e 80% dos casos diagnosticados de efisema pulmonar estão associados ao consumo do tabaco". Paralelamente, foram mostrados os resultados de uma pesquisa realizada em um grupo de 2000 pessoas com doenças de pulmão, das quais 1500 são casos diagnosticados de câncer e 500 são casos diagnosticados de efisema.
Com base nessas inforações, pode-se estimar que o nº de fumantes desse grupo de 2000 pessoas é, aproximadamente:
a) 740 b) 1100 c) 1310 d) 1620 e) 1750


Casos de câncer: 1500. Sabe-se que 90% desses casos estão associados ao consumo de tabaco. Então há \frac{90}{100}\cdot 1500 = 1350 fumantes.

Casos de efisema pulmonar: 500. Sabe-se que 80% desses casos estão associados ao consumo de tabaco. Então há \frac{80}{100}\cdot 500 = 400 fumantes.

Desse modo, o total de fumantes é 1350 + 400 = 1750.

von grap escreveu:Fuvest-SP) Numa classe com vinte alunos as notas do exame final podiam variar de 0 a 100 e a nota mínima para aprovação era 70. Realizado o exame, verificou-se que oito alunos foram reprovados. A média das notas desses oito alunos foi 65, enquanto a média dos aprovados foi 77. Após a divulgação dos resultados, o professor verificou que uma questão havia sido mal formulada e decidiu atribuir 5 pontos a mais para todos os alunos. Com essa decisão, a a média dos aprovados passou a ser 80 e a dos reprovados, 68,8.
a) Calcule a média aritmética das notas da classe toda antes da atribuição dos cinco pontos extras.
b) Com a atribuição dos cinco pontos extras, quantos alunos, inicialmente reprovados, atingiram nota para aprovação?


a)
\begin{cases}
\frac{n_1 + n_2 + \cdots + n_8}{8} = 65 \\
\frac{n_9 + n_{10} + \cdots + n_{20}}{12} = 77
\end{cases}

\begin{cases}
n_1 + n_2 + \cdots + n_8 = 520 \\
n_9 + n_{10} + \cdots + n_{20} = 924
\end{cases}

n_1 + n_2 + \cdots + n_8 + n_9 + n_{10} + \cdots + n_{20}= 520 + 924

\frac{n_1 + n_2 + \cdots + n_8 + n_9 + n_{10} + \cdots + n_{20}}{20}= \frac{1444}{20}

\frac{n_1 + n_2 + \cdots + n_8 + n_9 + n_{10} + \cdots + n_{20}}{20}= 72,2

b) Suponha que k alunos mudaram de reprovados para aprovados.

\begin{cases}
\frac{(n_1 + n_2 + \cdots + n_{8-k}) + 5(8-k)}{8-k} = 68,8 \\
\frac{(n_{8-k+1} +\cdots + n_{8} + n_9 + n_{10} + \cdots + n_{20}) + 5(12+k)}{12+k} = 80
\end{cases}

\begin{cases}
n_1 + n_2 + \cdots + n_{8-k} = 63,8(8-k) \\
n_{8-k+1} +\cdots + n_{8} + n_9 + n_{10} + \cdots + n_{20} = 75(12+k)
\end{cases}

n_1 + n_2 + \cdots + n_{20} = 63,8(8-k) + 75(12+k)

1444 = 11,2k + 1410,4

11,2k =  33,6

k =  \frac{33,6}{11,2}

k = 3
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Re: estatística

Mensagempor von grap » Qui Fev 02, 2012 09:39

Olá Luis,

Valeu pela ajuda, mas não tem outra maneira de fazer a letra b? Confesso que não entendi muito bem a resolução.
von grap
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Re: estatística

Mensagempor LuizAquino » Qui Fev 02, 2012 14:05

von grap escreveu:Valeu pela ajuda, mas não tem outra maneira de fazer a letra b? Confesso que não entendi muito bem a resolução.


Inicialmente haviam 8 notas de reprovados, que chamei de n_1 , n_2 , ..., n_8 .

Mas alguns alunos mudaram de reprovados para aprovado. Vamos supor que isso aconteceu com apenas 1 aluno. Desse modo, teríamos 8 - 1 = 7 notas de reprovados. Lembrando que cada nota aumentou 5 pontos, para tirar a nova média precisamos fazer:

\frac{(n_1 + 5) + (n_2 + 5) + \cdots + (n_7 + 5)}{7}

Como o 5 irá aparecer 7 vezes, podemos reescrever essa média como:

\frac{(n_1 + n_2 + \cdots + n_7) + 5\cdot 7}{7}

Agora suponha que isso aconteceu com k alunos. Desse modo, teríamos 8-k notas. Usando a mesma ideia apresentada acima, temos que a nova média será calculada por:

\frac{(n_1 + n_2 + \cdots + n_{8-k}) + 5(8-k)}{8-k}

Por outro lado, inicialmente haviam 12 notas de aprovados, que chamei de n_9 , n_{10} , ..., n_{20} .

Se k alunos mudaram de reprovados para aprovado, então o novo número de aprovados será 12+k.

Lembrando que até a nota n_{8-k} temos reprovados, a partir da próxima nota, que é n_{8-k+1} , temos aprovados. Usando a mesma ideia apresentada anteriormente, temos que a nova média será calculada por:

\frac{(n_{8-k+1} +\cdots + n_{8} + n_9 + n_{10} + \cdots + n_{20}) + 5(12+k)}{12+k}

Em seguida, eu usei as informações do exercício para montar o sistema:

\begin{cases} \frac{(n_1 + n_2 + \cdots + n_{8-k}) + 5(8-k)}{8-k} = 68,8 \\ \frac{(n_{8-k+1} +\cdots + n_{8} + n_9 + n_{10} + \cdots + n_{20}) + 5(12+k)}{12+k} = 80 \end{cases}

Agora tente entender a resolução a partir daí.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?