• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Qual o numero de palavras que podem ser transmitidas?

Qual o numero de palavras que podem ser transmitidas?

Mensagempor andersontricordiano » Qui Dez 01, 2011 14:33

Durante um exercício da Marinha de Guerra, empregaram-se sinais luminosos
para transmitir o código Morse. Este código só emprega duas letras (sinais): ponto e
traço. As palavras transmitidas tinham de uma a seis letras. O número de palavras que
podiam ser transmitidas é:

Resposta : 126
andersontricordiano
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 192
Registrado em: Sex Mar 04, 2011 23:02
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: Qual o numero de palavras que podem ser transmitidas?

Mensagempor TheoFerraz » Qui Dez 01, 2011 15:18

esse tipo de problema é classico... é como o problema duma sala com varias lampadas que podem ficar acesas ou apagadas... ou aquele das abelhas que podem ser macho ou femea, em fim... voce tem duas opçoes se intercalando... pode ser ou pto, ou traço... duas opções...

Se eu quero saber quantas opçoes eu tenho numa palavra de 3 letras, eu faço {2}^{3}

se eu quiser uma palavra de "n" letras {2}^{n}

por que ?

no caso das 3 letras é por que na primeira casa eu tenho 2 opçoes... na segunda também duas, e na terceira duas tbm... dai 2 \times 2 \times 2

e no caso das "n" é análogo...

se eu preciso saber quantas palavras eu tenho com uma quantidade de letras que seja de uma até 3 eu tenho que somar a quantidade de palavras com uma, à quantidade de palavras com duas, à quantidade de palavras com 3...

se eu preciso da quantidade de palavras possiveis com um numero de 1 até "n" letras eu tenho que somar todas as possbilidades de palavras de 1 letra, depois de 2, depois de 3 depois 4 ... até chegar em n

Baseado nisso, tente fazer o exercicio.
TheoFerraz
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 107
Registrado em: Qua Abr 13, 2011 19:23
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Bacharelado em Física
Andamento: cursando


Voltar para Estatística

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 21 visitantes

 



Assunto: Funções
Autor: Emilia - Sex Dez 03, 2010 13:24

Preciso de ajuda no seguinte problema:
O governo de um Estado Brasileiro mudou a contribuição previdenciária de seus contribuintes. era de 6% sobre qualquer salário; passou para 11% sobre o que excede R$1.200,00 nos salários. Por exemplo, sobre uma salário de R$1.700,00, a contribuição anterior era: 0,06x R$1.700,00 = R$102,00; e a atual é: 0,11x(R$1.700,00 - R$1.200,00) = R$55,00.
i. Determine as funções que fornecem o valor das contribuições em função do valor x do salário antes e depois da mudança na forma de cobrança.
ii. Esboce seus gráficos.
iii. Determine os valores de salários para os quais:
- a contribuição diminuiu;
- a contribuição permaneceu a mesma;
- a contribuição aumentou.