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Última mensagem por Janayna
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por Cleyson007 » Sáb Jan 24, 2009 13:09
Olá, gente, estou com dúvidas nesta questão. Gostaria que alguém pudesse me explicar como resolver este problema. Obrigado.
Em uma classe com 16 pessoas, há 10 homens e 6 mulheres. Consideremos H um certo homem e M uma certa mulher. Quantos grupos podemos formar:
a) Com 4 homens e 2 mulheres?
b) Contendo H mas não M?
c) Contendo M mas não H?
d) Contendo H e M?
e) Contendo somente H ou somente M?
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Cleyson007
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por Sandra Piedade » Sáb Jan 24, 2009 22:36
Olá Cleyson007!
Mas tem dúvida em todas as questões?? Já estudou cálculo combinatório, certo? Sabe quando deve usar combinações ou arranjos (com e sem repetição) ou permutações? Primeiro deve compreender quando usar estas fórmulas. De que forma já tentou resolver estas questões?
Há três tipos de matemáticos: os que sabem contar e os que não sabem contar.
(perdão mas já não me lembro da origem da frase)
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Sandra Piedade
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por Cleyson007 » Dom Jan 25, 2009 12:02
Olá Sandra Piedade, bom dia.
Tenho dúvida em todas as questões. Minha dúvida é em como montar o problema, ok?
Pelo que entendo, esses exercícios podem ser resolvidos por
combinação simples , dado que a ordem em que H e M vão aparecer não vai interferir.
Por exemplo na letra a --->
, seria isso?
Quanto as outras letras, não consegui resolver nenhuma.
Preciso que monte o problema para mim ( ex:
), e me explique o por que da montagem.
Preciso de sua ajuda.
Até mais
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por Sandra Piedade » Seg Jan 26, 2009 17:49
Na questão A, para cada grupo de homens escolhido podemos ter várias possibilidades para as mulheres, por isso as combinações devem multiplicar-se.
Por exemplo, imagine que ao lanche pode comer pão com queijo ou pão com fiambre, e pode beber sumo, café ou leite. De quantas maneiras diferentes pode lanchar, incluindo uma bebida e um pão?
Pão com queijo | sumo
Pão com queijo | café
Pão com queijo | leite
Pão com fiambre | sumo
Pão com fiambre | café
Pão com fiambre | leite
No total são 6 possibilidades, que é 2X3. Por isso no seu exemplo, deve multiplicar as combinações em vez de somar. Quanto às combinações estão quase correctas. Como de 10 homens quer escolher 4, e de 6 mulheres quer escolher 2, será C(10,4)XC(6,2). Agora tente mais uma vez fazer os restantes, a ver se já consegue, diga depois como correu, ok? Se mesmo assim não conseguir conte connosco.
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Assunto:
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Autor:
Thassya - Sáb Out 01, 2011 16:20
1) Para que os pontos (1,3) e (-3,1) pertençam ao grafico da função f(X)=ax + b ,o valor de b-a deve ser ?
2)Qual o maior valor assumido pela função f : [-7 ,10] em R definida por f(x) = x ao quadrado - 5x + 9?
3) A função f, do primeiro grau, é definida pos f(x)= 3x + k para que o gráfico de f corte o eixo das ordenadas no ponto de ordenada 5 é?
Assunto:
[Função] do primeiro grau e quadratica
Autor:
Neperiano - Sáb Out 01, 2011 19:46
Ola
Qual as suas dúvidas?
O que você não está conseguindo fazer?
Nos mostre para podermos ajudar
Atenciosamente
Assunto:
[Função] do primeiro grau e quadratica
Autor:
joaofonseca - Sáb Out 01, 2011 20:15
1)Dados dois pontos A=(1,3) e B=(-3,1) de uma reta, é possivel definir a sua equação.
Em
substitui-se
m, substitui-se
y e
x por um dos pares ordenados, e resolve-se em ordem a
b.
2)Na equação
não existem zeros.Senão vejamos
Completando o quadrado,
As coordenadas do vertice da parabola são
O eixo de simetria é a reta
.Como se pode observar o vertice está acima do eixo Ox, estando parabola virada para cima, o vertice é um mínimo absoluto.Então basta calcular a função para os valores dos extremos do intervalo.
f(-7)=93
f(10)=59
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