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Estatística

Estatística

Mensagempor Rpvier » Qui Dez 18, 2008 11:17

Quero saber numa amostra de estudantes se eles sabem mais matemática que português. Para isso fiz 10 perguntas de matemática e 10 perguntas de português. O tamanho da amostra é 26 pessoas. Porém, tenho a seguinte situação. No teste de matemática "perdi" dois registros, ou seja, tenho 258 registros. E no teste de português, "perdi" 30 registros, tenho portanto 230.
Resumindo, tenho um banco de dados com 26 linhas e vinte colunas, sendo que tenho 32 céluas em branco. As notas (que eu criei) para cada questão são: 3 = certo; 2 = distorcido; 1 = errado.

Qual é minha dúvida? Como poderei afirmar, por exemplo, que os alunos sabem mais matemática que português (mesmo se a média de matemática for maior que a de português)?
Afinal, se por exemplo, o resultado da nota final média for pequeno, alguém poderá contestar minha resposta dizendo que: "dado uma diferença de média muito pequena, numa amostra pouco representativa e ainda com um desvio padrão alto; esta diferença não é estatisticamente significativa".

PERGUNTA: quais os testes estatísticos (com suas respectivas fórmulas) que tenho de aplicar no meu banco de dados para poder sustentar minha resposta (me previnindo destas possíveis contestações, por exemplo)?
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Re: Estatística

Mensagempor Sandra Piedade » Sáb Dez 20, 2008 18:06

Quanto aos testes estatísticos, lamento, não sei dizer, talvez outro colaborador possa ajudar. Mas como responderia se alguém lhe dissesse: "Como tem a certeza que as dez questões de Português tinham o mesmo grau de dificuldade das de Matemática? Ao escolher as questões a colocar, poderá estar já a direccionar os resultados estatísticos".
Há três tipos de matemáticos: os que sabem contar e os que não sabem contar.
(perdão mas já não me lembro da origem da frase)
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Re: Estatística

Mensagempor Rpvier » Seg Dez 22, 2008 22:34

Boa pergunta. Me preocupei com ela quando elaborei as questões, ou seja, cuidei para que fossem equivalentes em termos do grau de dificuldade. Talvez até merecesse um teste, por exemplo, com os "n" melhores alunos de matemática e português, para ver se as médias se equivalem. Mas no meu caso parto do pressuposto de que elas são equivalentes.
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Re: Estatística

Mensagempor Neperiano » Qua Nov 09, 2011 16:15

Ola

Você pode usar um teste de hipoteses para provar que os alunos sabem mais matemática do que portugês.

Você tenque usar H1, e H0, se for usar, é bom dar uma lida, é mais fácil do que eu te explicar

Atenciosamente
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?