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DICA: Escrevendo Fórmulas com LaTeX via BBCode
por admin em Qua Ago 29, 2007 04:04
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Última mensagem por Janayna
em Qui Abr 27, 2017 00:04
por Rpvier » Qui Dez 18, 2008 11:17
Quero saber numa amostra de estudantes se eles sabem mais matemática que português. Para isso fiz 10 perguntas de matemática e 10 perguntas de português. O tamanho da amostra é 26 pessoas. Porém, tenho a seguinte situação. No teste de matemática "perdi" dois registros, ou seja, tenho 258 registros. E no teste de português, "perdi" 30 registros, tenho portanto 230.
Resumindo, tenho um banco de dados com 26 linhas e vinte colunas, sendo que tenho 32 céluas em branco. As notas (que eu criei) para cada questão são: 3 = certo; 2 = distorcido; 1 = errado.
Qual é minha dúvida? Como poderei afirmar, por exemplo, que os alunos sabem mais matemática que português (mesmo se a média de matemática for maior que a de português)?
Afinal, se por exemplo, o resultado da nota final média for pequeno, alguém poderá contestar minha resposta dizendo que: "dado uma diferença de média muito pequena, numa amostra pouco representativa e ainda com um desvio padrão alto; esta diferença não é estatisticamente significativa".
PERGUNTA: quais os testes estatísticos (com suas respectivas fórmulas) que tenho de aplicar no meu banco de dados para poder sustentar minha resposta (me previnindo destas possíveis contestações, por exemplo)?
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por Sandra Piedade » Sáb Dez 20, 2008 18:06
Quanto aos testes estatísticos, lamento, não sei dizer, talvez outro colaborador possa ajudar. Mas como responderia se alguém lhe dissesse: "Como tem a certeza que as dez questões de Português tinham o mesmo grau de dificuldade das de Matemática? Ao escolher as questões a colocar, poderá estar já a direccionar os resultados estatísticos".
Há três tipos de matemáticos: os que sabem contar e os que não sabem contar.
(perdão mas já não me lembro da origem da frase)
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por Rpvier » Seg Dez 22, 2008 22:34
Boa pergunta. Me preocupei com ela quando elaborei as questões, ou seja, cuidei para que fossem equivalentes em termos do grau de dificuldade. Talvez até merecesse um teste, por exemplo, com os "n" melhores alunos de matemática e português, para ver se as médias se equivalem. Mas no meu caso parto do pressuposto de que elas são equivalentes.
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por Neperiano » Qua Nov 09, 2011 16:15
Ola
Você pode usar um teste de hipoteses para provar que os alunos sabem mais matemática do que portugês.
Você tenque usar H1, e H0, se for usar, é bom dar uma lida, é mais fácil do que eu te explicar
Atenciosamente
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Assunto:
cálculo de limites
Autor:
Hansegon - Seg Ago 25, 2008 11:29
Bom dia.
Preciso de ajuda na solução deste problema, pois só chego ao resultado de 0 sobre 0.
Obrigado
\lim_{x\rightarrow-1} x³ +1/x²-1[/tex]
Assunto:
cálculo de limites
Autor:
Molina - Seg Ago 25, 2008 13:25
Realmente se você jogar o -1 na equação dá 0 sobre 0.
Indeterminações deste tipo você pode resolver por L'Hôpital
que utiliza derivada.
Outro modo é transformar o numerador e/ou denominador
para que não continue dando indeterminado.
Dica: dividir o numerador e o denominador por algum valor é uma forma que normalmente dá certo.
Caso ainda não tenha dado uma
, avisa que eu resolvo.
Bom estudo!
Assunto:
cálculo de limites
Autor:
Guill - Dom Abr 08, 2012 16:03
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