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Preciso de um ponto para me guiar!

Preciso de um ponto para me guiar!

Mensagempor acekaze » Sex Jun 03, 2011 07:23

Olá, é a primeira vez que recorro a um site deste genero, e faço isto mesmo de muita necessidade, os seguintes problemas que vou postar são de uma ficha de trabalho que irá contar 30% da minha nota de final de periodo e tenho de entregar ate 3º feira dia 7, eu não tou a pedir que a resolvam por mim me mostrando todos os passos, mas, gostaria que me dessem apenas os resultados finais de cada pergunta, só para eu ter a certeza que não me irei enganar em nenhum exercicio, pois isto é um trabalho que não quero mesmo falhar, toda a ajuda que me derem vai ser muito agradecida!

Esta é a seguinte ficha de trabalho (e eu sei que tem alguns meio faceis ai, mas eu sou totalmente nabo a matematica :S)


1. Suponhamos que a distribuição das notas do exame de Matemática numa escola é normal com µ=17 e ?=4.

1.1. Qual o intervalo que contém 68,27% dos estudantes dessa escola?

1.2. Se obtivermos os resultados de 40 estudantes escolhidos aleatoriamente, qual é o intervalo de confiança de 95% para o valor médio, sabendo que a média dos seus resultados é 14?

1.3. Qual é o erro cometido nesta estimativa?

2. Uma empresa de sondagens entrevistou, por telefone, 400 adultos seleccionados aleatoriamente, em Lisboa, procurando saber a sua opinião a respeito de um teste de álcool para motoristas de táxis e constatou que 38% eram favoráveis a essa regulamentação da aplicação do teste.

2.1. Constrói o intervalo de confiança para a proporção populacional, com 90% de confiança. Qual o erro máximo cometido?

2.2. Se quiséssemos diminuir para metade a margem de erro associada ao intervalo de confiança, qual seria a dimensão necessária para a amostra?

3. Uma pastelaria lançou no mercado um novo bolo de chocolate. Verificou-se que 10% dos seus clientes compra esse novo produto. Seleccionou-se aleatoriamente uma amostra de 50 clientes habituais.

3.1. Qual a distribuição da proporção amostral?

3.2. Calcula a probabilidade de a proporção amostral se encontrar entre os 9% e os 12%.



Se puderem ajudar, fico totalmente agradecido !
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Re: Preciso de um ponto para me guiar!

Mensagempor Neperiano » Sex Out 28, 2011 15:47

Ola

Isto é questão de estatística de curva normal e estimação

Não tem mistério é só aplicação de formula, se você quiser mostra sua resolução para conferimos se está correta.

Atenciosamente
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?