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Última mensagem por Janayna
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por luisfc » Qua Nov 10, 2010 19:44
boas
estou ás voltas com um problema que está no meu manual de matemática.
já perguntei á minha prof. mas nem ela conseguiu fazer o exercício.
o enunciado é o seguinte:
-De quantas maneiras diferentes é possível subir os 12 degraus de uma escada, sabendo que não se pode subir mais do que 2 degraus de cada vez?
(a solução é: 233 maneiras diferentes. está no final do manual)
este problema é diferente de todos os outros que tenho resolvido porque não tem um Conjunto definido, em que podemos considerar as opçoes restantes e assim
normalmente dá para resolver este género de exercicios colocaando os tracinhos e completando de acordo com as condiçoes dadas, mas neste exercicio não vejo maneira de fazer isso..
ajuda precisa-se sff
cumps
Luís Carvalho
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luisfc
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por alexandre32100 » Qui Nov 18, 2010 23:39
, onde
é o número de vezes que subimos um degrau e
o número de vezes que subimos dois.
Veja que
pode variar de
a
, na tabela abaixo fiz a comparação entre
e
em cada caso.
As possibilidades de escolha em cada caso é dado por
Assim, o número que procuramos é
.
Deu um resultado diferente do seu gabarito. Vê aí se tem alguma coisa que fiz errado, ou então creio que haja um incorreção no gabarito, que deve ter, sei lá, esquecido de considerar o caso de subir a escada somente com passos de um degrau ou somente com passos de dois.
Qualquer coisa, posta aí.
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alexandre32100
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por luisfc » Sex Nov 19, 2010 13:01
Desde já muito obrigado por responder
o que n percebi foi como chegou ás possibilidades de escolha, o raciocínio, para chegar a ((12-m)/m)
obrigado
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luisfc
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por alexandre32100 » Sex Nov 19, 2010 13:15
luisfc escreveu:o que n percebi foi como chegou ás possibilidades de escolha, o raciocínio, para chegar a
É o seguinte.
é o número de "passos" que nós damos. No caso
e
, por exemplo, a sequência
significa que demos primeiro dois passos de dois degrai e depois oito passos de um, assim cada permutação desta sequência equivale a uma maneira diferente de subir a escada. Isto equivale a
(permutação com elementos repetidos), ou ainda a
.
Portanto, se temos
passos, podemos forma uma sequência deste comprimento com
e
elementos repetidos, isto equivale a
. A partir daí só substitui-se
.
Entendido?
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alexandre32100
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por luisfc » Sáb Nov 20, 2010 12:36
Está Percebido
Muito Obrigado pela explicação ;P
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luisfc
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por Ricardo 2011 » Qua Abr 06, 2016 15:46
Essa questão foi objeto da prova de admissão ao 6º ano do ensino fundamental do Colégio Militar de Porto Alegre, em 2014, com a diferença que, na prova, a escada tinha dez degraus.
Uma maneira de resolver é a seguinte:
Se chamarmos de T1 o n.º de maneiras para se chegar ao primeiro degrau da escada, T1=1.
Da mesma forma, T2 (n.º de maneiras para se chegar ao segundo degrau) será T2=2 (ou se chega do degrau 1, dando mais um passo de 1 degrau, ou se entra direto na escada com um passo de 2 degraus).
De forma análoga, para se chegar ao terceiro degrau, ou se vem do 2º degrau ou do 1º degrau. Assim, T3=T2+T1 = 2+1=3.
T4=T3+T2 e assim sucessivamente.
Estamos diante da conhecida série de Fibonacci (1,1,2,3,5,8,13,21,34,55,89,144,233...), onde cada termo é a soma dos dois anteriores.
Como podemos ver, o T12 = 233.
Outra forma de resolver é considerar dois elementos distintos (passos de 1 degrau e passos de 2 degraus) e calcular todas as permutações com repetição possíveis:
1) 12 passos de 1 degrau = 1 maneira.
2) 6 passos de 2 degraus = 1 maneira.
3) 1 passo de 2 degraus + 10 passos de 1 degrau = 11! / 10! = 11 maneiras.
4) 2 passos de 2 degraus + 8 passos de 1 degrau = 10! / (2! x 8!) = 45 maneiras.
5) 3 passos de 2 degraus + 6 passos de 1 degrau = 9! / (3! x 6!) = 84 maneiras.
6) 4 passos de 2 degraus + 4 passos de 1 degrau = 8! / (4! x 4!) = 70 maneiras.
7) 5 passos de 2 degraus + 2 passos de 1 degrau = 7! / (5! x 2!) = 21 maneiras.
Sendo assim, o total de modos é: 1+1+11+45+84+70+21 = 233.
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Ricardo 2011
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Assunto:
[Função] do primeiro grau e quadratica
Autor:
Thassya - Sáb Out 01, 2011 16:20
1) Para que os pontos (1,3) e (-3,1) pertençam ao grafico da função f(X)=ax + b ,o valor de b-a deve ser ?
2)Qual o maior valor assumido pela função f : [-7 ,10] em R definida por f(x) = x ao quadrado - 5x + 9?
3) A função f, do primeiro grau, é definida pos f(x)= 3x + k para que o gráfico de f corte o eixo das ordenadas no ponto de ordenada 5 é?
Assunto:
[Função] do primeiro grau e quadratica
Autor:
Neperiano - Sáb Out 01, 2011 19:46
Ola
Qual as suas dúvidas?
O que você não está conseguindo fazer?
Nos mostre para podermos ajudar
Atenciosamente
Assunto:
[Função] do primeiro grau e quadratica
Autor:
joaofonseca - Sáb Out 01, 2011 20:15
1)Dados dois pontos A=(1,3) e B=(-3,1) de uma reta, é possivel definir a sua equação.
Em
substitui-se
m, substitui-se
y e
x por um dos pares ordenados, e resolve-se em ordem a
b.
2)Na equação
não existem zeros.Senão vejamos
Completando o quadrado,
As coordenadas do vertice da parabola são
O eixo de simetria é a reta
.Como se pode observar o vertice está acima do eixo Ox, estando parabola virada para cima, o vertice é um mínimo absoluto.Então basta calcular a função para os valores dos extremos do intervalo.
f(-7)=93
f(10)=59
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