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MÉDIA ESTATISTICA (SOCORRO)

MÉDIA ESTATISTICA (SOCORRO)

Mensagempor amikobh » Sáb Jun 21, 2008 19:10

Analisando a Evolução da quantidade de homicídios cometidos por adolescentes, em determinada cidade, tenho:

2004 - 175
2005 - 145
2006 - 192
2007 - 130

Ou seja:

de 2004 a 2005, queda de 17,14%
de 2005 a 2006, aumento de 32,41%
de 2006 a 2007, queda de 32,29%

Minha dúvida: Qual a média, em percentual, do período 2004 a 2007?

Devo utilizar esta fórmula?: \frac{-17,14  +32,41  -32,29}{3}

Muito obrigado.
amikobh
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Re: MÉDIA ESTATISTICA (SOCORRO)

Mensagempor admin » Sáb Jun 21, 2008 19:24

Olá amikobh, boas-vindas!

Acredito que você deva calcular a quantidade média de homicídios, dentre os 4 anos. O percentual será relacionado ao total de homicídios.

Bons estudos!
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Re: MÉDIA ESTATISTICA (SOCORRO)

Mensagempor Molina » Sáb Jun 21, 2008 19:34

amikobh escreveu:Analisando a Evolução da quantidade de homicídios cometidos por adolescentes, em determinada cidade, tenho:

2004 - 175
2005 - 145
2006 - 192
2007 - 130

Ou seja:

de 2004 a 2005, queda de 17,14%
de 2005 a 2006, aumento de 32,41%
de 2006 a 2007, queda de 32,29%

Minha dúvida: Qual a média, em percentual, do período 2004 a 2007?

Devo utilizar esta fórmula?: \frac{-17,14  +32,41  -32,29}{3}

Muito obrigado.


Confesso que faz um bom tempo que vi sobre isso e nunca mais revisei. Provavelmente o fabiosousa poderá te auxiliar melhor. Mas eu pegaria os valores de 2004 e 2007, subtrairia e veria a porcentagem referente a 175. Esta, dividido por 3.

Tem grande chance de esta errado. Mas o que vale é tentar.
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Re: MÉDIA ESTATISTICA (SOCORRO)

Mensagempor amikobh » Dom Jun 22, 2008 03:21

Fábio Souza,

Não entendi sua resposta... desculpa-me a ignorância.
Aproveito para agradecer o Molina...
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Re: MÉDIA ESTATISTICA (SOCORRO)

Mensagempor admin » Dom Jun 22, 2008 06:17

Olá!

Costumo dizer que por não ser bacharel em estatística, assumo um posicionamento apenas como aluno curioso.
Inclusive, agora há uma seção para pendências relacionadas, aguardando novos colaboradores:
viewforum.php?f=128


Este trecho é do enunciado, ou você acrescentou?
de 2004 a 2005, queda de 17,14%
de 2005 a 2006, aumento de 32,41%
de 2006 a 2007, queda de 32,29%



O que eu sugeri foi o seguinte...
Calcular a média da quantidade de homicídios \frac{175+145+192+130}{4}.

E representar este valor por um percentual relacionado ao total 642.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?