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Última mensagem por Janayna
em Qui Abr 27, 2017 00:04
por DanielRJ » Ter Ago 24, 2010 21:07
Olá pessoal
(AFA) O numero de arranjos de n+2 objetos tomados 5 a 5 é igual a 180n .Assim, concluirmos que n é um numero:
a) par
b)impar
c)divisivel por 3
d)compreendido entre 10 e 20
bom pessoal tentei bastante essa questão que parece ser facil mais eu travo e não consigo desenvolver então gostaria da ajuda ai do pessoal.abaixo está minha resolução.minhas tentativas:
diminuindo de (n+2) até (n-3) e simplificando fica assim:
passo o N para ----->
nesta parte eu acho que posso passar os numeros para -->>
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DanielRJ
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por VtinxD » Ter Ago 24, 2010 23:44
Cara você quase conseguiu, só erro uma conta:
Depois só continuar a conta.
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VtinxD
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por Nando » Qua Ago 25, 2010 13:22
Tenho uma duvida nesta questao:
Para fabricar placas de automoveis, constituidas de duas letras iniciais seguidas de quatro algarismos, um determinado municipio esta autorizado a utilizar somente as letras A, B, C, D e E e os algarismos 0, 1 e 2. Qual o numero máximo de automoveis que o municipio podera emplacar.
Tenho como resposta: 2025, mas nao consigo chegar numa conclusao, poderiam me ajudar?
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Nando
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por DanielRJ » Qua Ago 25, 2010 13:53
Nando escreveu:Tenho uma duvida nesta questao:
Para fabricar placas de automoveis, constituidas de duas letras iniciais seguidas de quatro algarismos, um determinado municipio esta autorizado a utilizar somente as letras A, B, C, D e E e os algarismos 0, 1 e 2. Qual o numero máximo de automoveis que o municipio podera emplacar.
Tenho como resposta: 2025, mas nao consigo chegar numa conclusao, poderiam me ajudar?
Olá amigo fácil fácil vamos lá: já que ele quer criar placas mas não fala nada se as letras ou numeros podem ou não repetir..
Claro que elas podem então. ok?
então ficou claro que:
5*5 *3*3*3 = 2025 automoveis que posso emplacar.
5 possibilidades para a 1° casa
5 possibilidades para a 2° casa
3 possibilidades para a 3° casa
3 possibilidades para a 4° casa
3 possibilidades para a 5° casa
3 possibilidades para a 6° casa
___________________________________
total = 2025
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DanielRJ
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por biaamds » Seg Mar 30, 2015 22:08
Eu não entendi dessa parte aqui alguem pode me ajudar ?
e simplificando fica assim:
(n+2)(n+1)(n)(n-1)(n-2)= 180n passo o N para ----->
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biaamds
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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