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nao consegui fazer me ajudem

nao consegui fazer me ajudem

Mensagempor weverton » Sáb Ago 14, 2010 01:58

(Fuvest 2002) Um tabuleiro tem 4 linhas e 4 colunas. O objetivo de um jogo é levar uma peça da casa inferior esquerda (casa (1, 1)) para a casa superior direita (casa (4, 4)), sendo que esta peça deve mover-se, de cada vez, para a casa imediatamente acima ou imediatamente à direita. Se apenas uma destas casas existir, a peça irá mover-se necessariamente para ela. Por exemplo, dois caminhos possíveis para completar o trajeto são (1,1) ë (1,2) ë (2,2) ë (2,3) ë (3,3) ë (3,4) ë (4,4) e (1,1) ë (2,1) ë (2,2) ë (3,2) ë (4,2) ë (4,3) ë (4,4).





a) Por quantos caminhos distintos pode-se completar esse trajeto?



b) Suponha que o caminho a ser percorrido seja escolhido da seguinte forma: sempre que houver duas opções de movimento, lança-se uma moeda não viciada; se der cara, a peça move-se para a casa à direita e se der coroa, ela se move para a casa acima. Desta forma, cada caminho contado no item a) terá uma certa probabilidade de ser percorrido. Descreva os caminhos que têm maior probabilidade de serem percorridos e calcule essa probabilidade.

me ajudem, desde ja agradeço!
weverton
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Re: nao consegui fazer me ajudem

Mensagempor DanielRJ » Dom Ago 22, 2010 00:43

weverton escreveu:(Fuvest 2002) Um tabuleiro tem 4 linhas e 4 colunas. O objetivo de um jogo é levar uma peça da casa inferior esquerda (casa (1, 1)) para a casa superior direita (casa (4, 4)), sendo que esta peça deve mover-se, de cada vez, para a casa imediatamente acima ou imediatamente à direita. Se apenas uma destas casas existir, a peça irá mover-se necessariamente para ela. Por exemplo, dois caminhos possíveis para completar o trajeto são (1,1) ë (1,2) ë (2,2) ë (2,3) ë (3,3) ë (3,4) ë (4,4) e (1,1) ë (2,1) ë (2,2) ë (3,2) ë (4,2) ë (4,3) ë (4,4).





a) Por quantos caminhos distintos pode-se completar esse trajeto?


Eai já tem tempo essa pergunta mais não custa nada responder, a letra A é sobre permutação.
vamos lá:


\fbox .\fbox .\fbox .\fbox b
\fbox .\fbox .\fbox .\fbox .
\fbox .\fbox .\fbox .\fbox .
\fbox a\fbox .\fbox .\fbox .
BASTA VOCE CONTAR QUANTOS MOVIMENTOS SE FAZEM DE A ATE B. E DESIGNAR NOMES A ELES. COMO SÓ PODE MOVER PARA CIMA OU DIREITA EU VOU CHAMAR OS MOVIMENTOS DE (N)PARA CIMA E (L)PARA A DIREITA.

SE VOCÊ CONTAR DIREITINHO SÃO EXATAMENTE 6 MOVIMENTOS!AI PEGA-SE AS INICIAS DOS MOVIMENTOS E FAZ-SE UMA PERMUTAÇÃO.
Movimentos que fiz ( NNNLLL ) logo uma permutação com repetição:


P_6=\frac{6!} {3!.3!}

P_6=\frac {6.5.4}  {3.2}

P_6=20

Confere ai? aguarde alguma correção ods professores ai
Desculpe o látex acima é porque não consegui usar a tabela!
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Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22

(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo a=\sqrt{8}+ i em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.


Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27

Seja \alpha o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo a. O triângulo é retângulo com catetos 1 e \sqrt{8}, tal que tg \alpha = \frac{1}{sqrt{8}}. Seja \theta o ângulo complementar. Então tg \theta = \sqrt{8}. Como \alpha + \theta = \frac{\pi}{2}, o ângulo que o afixo b formará com a horizontal será \theta, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se b = x+yi, então \frac{y}{x} = \sqrt {8} \Rightarrow y = x\sqrt{8}. Como módulo é um: |b| = \sqrt { x^2 + y^2 } = 1 \Rightarrow x^2 + y^2 = 1 \Rightarrow x^2 + 8x^2 = 1 \Rightarrow x = \frac{1}{3} \Rightarrow y = \frac{\sqrt{8}}{3}.

Logo, o afixo é b = \frac{1 + i\sqrt{8}}{3}.