por rob_sgs » Sáb Jul 31, 2010 05:28
Pessoal, preciso de ajuda.
A situação é a seguinte:
Foi realizada uma pesquisa em um frigorífico para avaliar as condições do trabalho e a opinião dos funcionários. A pesquisa consistiu em coletar dados apontados pelos funcionários através do preenchimento de questionários. Trinta e nove perguntas foram divididas em 6 constructos (grupos), onde em cada constructo havia de 3 a 12 perguntas (dependendo do constructo) em que as respostas eram todas baseadas em uma escala contínua (como segue exemplo abaixo).
Insatisfeito ------------------------------- Satisfeito
Os constructos são:
a) Ferramentas; b) Mobiliários e equipamentos; c) Condições ambientais; d) Dor; e) Condições de trabalho; f) Organização do trabalho
Na linha de processo há 5 mesas (Pernil 1, Pernil 2, Lombo, Barriga e Paleta) com diversos funcionários, e em cada mesa há funcionários desempenhando atividades em comum e atividades diferentes. O número de funcionários em cada mesa foi de 22, 25, 32, 15 e 33 respectivamente.
Quero fazer uma correlação entre as respostas de um mesmo constructo e medir a taxa de consistência interna alfa Cronbach.
Como nunca trabalhei com isto antes, me surgiram algumas dúvidas.
1) Posso usar um nível de significância de 90%, considerando que as respostas não são fenômenos físico-matemáticos e que fatores psiquicos podem influenciar os resultados?
2) Como calcular a taxa de consistência interna Alfa de Cronbach por constructo e geral dos questionários?
Os dados já foram convertidos para números e eu já fiz os cálculos básicos (média, variância, coef de variação, mediana para cada questionário) caso sejam necessários. Vi que a equação para encontrar o alfa é

onde k é o número de itens do questionário,

é a variância do item i (que já calculei) e

é a variância total do questionário (que não consegui calcular).
Eu uso o programa Statistica, mas nunca fiz esse tipo de cálculo. Gostaria de ideias de como organizar as matrizes no programa para tentar encontrar os valores, pois da forma que dispus os valor de alfa foi maior que 1.
Além disso, como faço para calcular a variância total?
Preciso desses cálculos prontos para 2ª feira.
Agradeço desde já
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rob_sgs
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Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
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- Alfa de Cronbach
por sil_nana » Sex Jun 11, 2010 16:06
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por PeterHiggs » Qui Jun 07, 2012 13:36
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Ter Jun 12, 2012 13:11
Geometria Plana
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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