-
-
Novo APOIA.se AjudaMatemática
por admin em Sáb Abr 25, 2020 19:01
- 0 Tópicos
- 476542 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Sáb Abr 25, 2020 19:01
-
-
Agradecimento aos Colaboradores
por admin em Qui Nov 15, 2018 00:25
- 0 Tópicos
- 527622 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Qui Nov 15, 2018 00:25
-
-
Ativação de Novos Registros
por admin em Qua Nov 14, 2018 11:58
- 0 Tópicos
- 491161 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Qua Nov 14, 2018 11:58
-
-
Regras do Fórum - Leia antes de postar!
por admin em Ter Mar 20, 2012 21:51
- 0 Tópicos
- 694298 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Ter Mar 20, 2012 21:51
-
-
DICA: Escrevendo Fórmulas com LaTeX via BBCode
por admin em Qua Ago 29, 2007 04:04
- 41 Tópicos
- 2100487 Mensagens
-
Última mensagem por Janayna
em Qui Abr 27, 2017 00:04
por my2009 » Qua Set 16, 2015 12:59
olá, novamente estou aqui... e peço, por favor, se alguém puder resolver essa questão agradeço muito !
)
Um elevador de cargas de um edifício em construção
partiu do térreo com 6 caixas de materiais diversos, sendo
a média aritmética das massas das caixas igual a 70 kg.
Na primeira parada, duas caixas foram descarregadas,
sendo a massa de uma delas igual a 80% da massa da
outra, e a média aritmética das massas das caixas restantes
no elevador passou a ser igual a 69 kg. Das caixas
descarregadas na primeira parada, a de menor massa
tinha
(A) 80 kg.
(B) 78 kg.
(C) 71 kg.
(D) 64 kg.
(E) 55 kg
-
my2009
- Colaborador Voluntário
-
- Mensagens: 104
- Registrado em: Seg Mai 24, 2010 13:57
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: formado
por alexandre_de_melo » Qua Set 16, 2015 18:58
As 6 caixas tem média de peso 70kg, e logo, as 6 juntas pesam 6x70. Elas pesam 420 kg.
Tirando duas a média cai para 69kg, ou seja, as 4 juntas pesam 4x69. Elas pesam 276 kg.
As duas tiradas pesam 420-276, ie, elas pesam 144kg.
x=80% y
x=(4/5)y ------> y=(5/4)x ------->x+y=144 ------->x+(5/4) x= 144 -------> 9x/4=144 -------> x=64kg
Deu pra entender, né!??!?!
Grande abraço!!!! Fuiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!
-
alexandre_de_melo
- Usuário Ativo
-
- Mensagens: 12
- Registrado em: Ter Fev 25, 2014 12:00
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Lic. em Matemática
- Andamento: formado
-
por my2009 » Qui Set 17, 2015 20:34
Poxa, ótima explicação !! facilitou bastante... Obrigada
-
my2009
- Colaborador Voluntário
-
- Mensagens: 104
- Registrado em: Seg Mai 24, 2010 13:57
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: formado
por my2009 » Ter Nov 17, 2015 18:00
Se fosse para resolver essa questão de outro jeito, como ficaria ?
-
my2009
- Colaborador Voluntário
-
- Mensagens: 104
- Registrado em: Seg Mai 24, 2010 13:57
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: formado
por biancaogcosta » Qui Jan 14, 2016 10:45
Bom dia!
Desculpe, mas me perdi um pouco nessa explicação. Poderia me explicar por que o 80% virou 4/5 e por que depois transformou-se em 9x/4=144? Da onde esses números saíram? Por favor, preciso muito dessa explicação...
Desde já obrigada...
-
biancaogcosta
- Novo Usuário
-
- Mensagens: 3
- Registrado em: Ter Jan 12, 2016 06:42
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Agronomia
- Andamento: formado
por my2009 » Seg Fev 01, 2016 19:16
Também gostaria de saber porque 80% ficou igual a 4/5 ???????????
e por que y = 5/4 ?
-
my2009
- Colaborador Voluntário
-
- Mensagens: 104
- Registrado em: Seg Mai 24, 2010 13:57
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: formado
por DanielFerreira » Ter Fev 02, 2016 21:24
biancaogcosta escreveu:Bom dia!
Desculpe, mas me perdi um pouco nessa explicação. Poderia me explicar por que o 80% virou 4/5 e por que depois transformou-se em 9x/4=144? Da onde esses números saíram? Por favor, preciso muito dessa explicação...
Desde já obrigada...
=> 80% = 80/100 = (4 . 20)/(5 . 20) =
4/5=> x + 5x/4 = 4x/4 + 5x/4 = (4x + 5x)/4 =
9x/4
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
-
DanielFerreira
- Colaborador - em formação
-
- Mensagens: 1728
- Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
- Localização: Engº Pedreira - Rio de Janeiro
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
- Andamento: formado
-
por DanielFerreira » Ter Fev 02, 2016 21:26
my2009 escreveu:Também gostaria de saber porque 80% ficou igual a 4/5 ???????????
e por que y = 5/4 ?
x = 4y/5
5x = 4y
4y = 5x
y = 5x/4
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
-
DanielFerreira
- Colaborador - em formação
-
- Mensagens: 1728
- Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
- Localização: Engº Pedreira - Rio de Janeiro
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
- Andamento: formado
-
por my2009 » Qua Fev 03, 2016 12:29
Obrigada , Daniel Ferreira !
-
my2009
- Colaborador Voluntário
-
- Mensagens: 104
- Registrado em: Seg Mai 24, 2010 13:57
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: formado
Voltar para Estatística
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- números complexos .. urgenteee !!!!
por riquethiagao » Sáb Out 03, 2015 20:39
- 1 Respostas
- 8923 Exibições
- Última mensagem por nakagumahissao
Dom Out 04, 2015 12:38
Números Complexos
-
- P.A - Média
por DanielFerreira » Qua Jul 29, 2009 15:30
- 2 Respostas
- 2339 Exibições
- Última mensagem por DanielFerreira
Qui Jul 30, 2009 17:27
Progressões
-
- média
por Andreza » Qui Nov 24, 2011 13:03
- 3 Respostas
- 2225 Exibições
- Última mensagem por Neperiano
Sex Nov 25, 2011 10:15
Estatística
-
- média
por Italo de Souza » Sáb Out 11, 2014 11:09
- 4 Respostas
- 6184 Exibições
- Última mensagem por jcmatematica
Dom Out 12, 2014 02:27
Teoria dos Números
-
- Média Aritmética
por gustavowelp » Seg Jun 28, 2010 11:17
- 1 Respostas
- 2122 Exibições
- Última mensagem por Douglasm
Seg Jun 28, 2010 12:09
Estatística
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.