• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

questão de Média URGENTEEE

questão de Média URGENTEEE

Mensagempor my2009 » Qua Set 16, 2015 12:59

olá, novamente estou aqui... e peço, por favor, se alguém puder resolver essa questão agradeço muito !
)

Um elevador de cargas de um edifício em construção
partiu do térreo com 6 caixas de materiais diversos, sendo
a média aritmética das massas das caixas igual a 70 kg.
Na primeira parada, duas caixas foram descarregadas,
sendo a massa de uma delas igual a 80% da massa da
outra, e a média aritmética das massas das caixas restantes
no elevador passou a ser igual a 69 kg. Das caixas
descarregadas na primeira parada, a de menor massa
tinha
(A) 80 kg.
(B) 78 kg.
(C) 71 kg.
(D) 64 kg.
(E) 55 kg
my2009
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 104
Registrado em: Seg Mai 24, 2010 13:57
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: questão de Média URGENTEEE

Mensagempor alexandre_de_melo » Qua Set 16, 2015 18:58

As 6 caixas tem média de peso 70kg, e logo, as 6 juntas pesam 6x70. Elas pesam 420 kg.
Tirando duas a média cai para 69kg, ou seja, as 4 juntas pesam 4x69. Elas pesam 276 kg.
As duas tiradas pesam 420-276, ie, elas pesam 144kg.

x=80% y
x=(4/5)y ------> y=(5/4)x ------->x+y=144 ------->x+(5/4) x= 144 -------> 9x/4=144 -------> x=64kg


Deu pra entender, né!??!?!
Grande abraço!!!! Fuiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!
alexandre_de_melo
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 12
Registrado em: Ter Fev 25, 2014 12:00
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Lic. em Matemática
Andamento: formado

Re: questão de Média URGENTEEE

Mensagempor my2009 » Qui Set 17, 2015 20:34

Poxa, ótima explicação !! facilitou bastante... Obrigada :-D
my2009
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 104
Registrado em: Seg Mai 24, 2010 13:57
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: questão de Média URGENTEEE

Mensagempor my2009 » Ter Nov 17, 2015 18:00

Se fosse para resolver essa questão de outro jeito, como ficaria ?

\frac{A+B+C+E+F}{6}= 70
my2009
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 104
Registrado em: Seg Mai 24, 2010 13:57
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: questão de Média URGENTEEE

Mensagempor biancaogcosta » Qui Jan 14, 2016 10:45

Bom dia!

Desculpe, mas me perdi um pouco nessa explicação. Poderia me explicar por que o 80% virou 4/5 e por que depois transformou-se em 9x/4=144? Da onde esses números saíram? Por favor, preciso muito dessa explicação...

Desde já obrigada...
biancaogcosta
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 3
Registrado em: Ter Jan 12, 2016 06:42
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Agronomia
Andamento: formado

Re: questão de Média URGENTEEE

Mensagempor my2009 » Seg Fev 01, 2016 19:16

Também gostaria de saber porque 80% ficou igual a 4/5 ???????????
e por que y = 5/4 ?
my2009
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 104
Registrado em: Seg Mai 24, 2010 13:57
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: questão de Média URGENTEEE

Mensagempor DanielFerreira » Ter Fev 02, 2016 21:24

biancaogcosta escreveu:Bom dia!

Desculpe, mas me perdi um pouco nessa explicação. Poderia me explicar por que o 80% virou 4/5 e por que depois transformou-se em 9x/4=144? Da onde esses números saíram? Por favor, preciso muito dessa explicação...

Desde já obrigada...


=> 80% = 80/100 = (4 . 20)/(5 . 20) = 4/5

=> x + 5x/4 = 4x/4 + 5x/4 = (4x + 5x)/4 = 9x/4
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
DanielFerreira
Colaborador - em formação
Colaborador - em formação
 
Mensagens: 1728
Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
Localização: Engº Pedreira - Rio de Janeiro
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
Andamento: formado

Re: questão de Média URGENTEEE

Mensagempor DanielFerreira » Ter Fev 02, 2016 21:26

my2009 escreveu:Também gostaria de saber porque 80% ficou igual a 4/5 ???????????
e por que y = 5/4 ?


x = 4y/5
5x = 4y
4y = 5x
y = 5x/4
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
DanielFerreira
Colaborador - em formação
Colaborador - em formação
 
Mensagens: 1728
Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
Localização: Engº Pedreira - Rio de Janeiro
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
Andamento: formado

Re: questão de Média URGENTEEE

Mensagempor my2009 » Qua Fev 03, 2016 12:29

Obrigada , Daniel Ferreira !
my2009
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 104
Registrado em: Seg Mai 24, 2010 13:57
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado


Voltar para Estatística

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?