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por Mateus Jose Peron » Sáb Jul 11, 2015 19:05
Um aluno obteve 57 pontos em uma prova de 20 testes de múltipla escolha, que adota o seguinte critério de correção:
*Cada teste com resposta certa vale 5 pontos;
*Cada teste com resposta errada vale -2 pontos ;
*Cada teste não respondido não conta ponto;
a) A quantos testes esse aluno respondeu corretamente?
b) A quantos testes esse aluno não respondeu ?
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Mateus Jose Peron
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por nakagumahissao » Sex Jul 17, 2015 15:21
Veja bem, na questão que postou, mais uma pequena informação deveria ter sido fornecida. Considerarei que esteja correta e resolveremos da seguinte forma:
Sabendo-se que 5 pontos são ganhos por cada resposta certa, perde-se 2 pontos para cada errada e se ganha 0 pontos para cada uma deixada em branco, seja c o número de respostas certas, e o número de cada resposta errada e b o número de cada resposta deixada em branco, tem-se que:
[1] 5c - 2e =57
e
[2] c + e + b = 20
Usando esta última equação obtida em [2] acima, tem-se que:
Multiplicando-se ambos os lados por cinco, teremos:
Como uma informação parece estar faltando, por tentativa e erro, tentaremos descobrir o valor de b. Veja a tabela abaixo:
Para b = 0 => e = 43/7 que não é um valor inteiro
Para b = 1 => e = 38/7 que não é um valor inteiro
Para b = 2 => e = 33/7 que não é um valor inteiro
Para b = 3 => e=28/7 = 4
Para b = 4 => e = 23/7 que não é um valor inteiro
Para b = 5 => e = 18/7 que não é um valor inteiro
Para b = 6 => e = 13/7 que não é um valor inteiro
Para b = 7 => e = 8/7 que não é um valor inteiro
Para b = 8 => e = 3/7 que não é um valor inteiro
Para b = 9 => e < 0
Para b = 10 => e < 0
e assim por diante
Então, apenas nos interessa o valor de b sendo b = 3
Tendo este valor em mente, podemos então calcular o restante dos valores necessários
Usando b = 3, já sabemos que e = 4 e assim,
Assim, a única resposta possível para este problema seria,
13 corretas, 4 erradas e 3 deixadas em branco.
Eu faço a diferença. E você?
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Aproveite a leitura. Bons estudos!
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Sistemas de Equações
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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