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Sistemas Lineares

Sistemas Lineares

Mensagempor Mateus Jose Peron » Sáb Jul 11, 2015 19:05

Um aluno obteve 57 pontos em uma prova de 20 testes de múltipla escolha, que adota o seguinte critério de correção:
*Cada teste com resposta certa vale 5 pontos;
*Cada teste com resposta errada vale -2 pontos ;
*Cada teste não respondido não conta ponto;

a) A quantos testes esse aluno respondeu corretamente?
b) A quantos testes esse aluno não respondeu ?
Mateus Jose Peron
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Re: Sistemas Lineares

Mensagempor nakagumahissao » Sex Jul 17, 2015 15:21

Veja bem, na questão que postou, mais uma pequena informação deveria ter sido fornecida. Considerarei que esteja correta e resolveremos da seguinte forma:

Sabendo-se que 5 pontos são ganhos por cada resposta certa, perde-se 2 pontos para cada errada e se ganha 0 pontos para cada uma deixada em branco, seja c o número de respostas certas, e o número de cada resposta errada e b o número de cada resposta deixada em branco, tem-se que:

[1] 5c - 2e =57
e
[2] c + e + b = 20

5c = 57 + 2e

c = \frac{57 + 2e}{5}


Usando esta última equação obtida em [2] acima, tem-se que:

c + e + b = \frac{57 + 2e}{5} + e + b = 20

Multiplicando-se ambos os lados por cinco, teremos:

57 + 2e + 5e + 5b = 100 \Rightarrow 7e = 100 - 57 - 5b \Rightarrow e = \frac{43 - 5b}{7}

Como uma informação parece estar faltando, por tentativa e erro, tentaremos descobrir o valor de b. Veja a tabela abaixo:

Para b = 0 => e = 43/7 que não é um valor inteiro
Para b = 1 => e = 38/7 que não é um valor inteiro
Para b = 2 => e = 33/7 que não é um valor inteiro
Para b = 3 => e=28/7 = 4
Para b = 4 => e = 23/7 que não é um valor inteiro
Para b = 5 => e = 18/7 que não é um valor inteiro
Para b = 6 => e = 13/7 que não é um valor inteiro
Para b = 7 => e = 8/7 que não é um valor inteiro
Para b = 8 => e = 3/7 que não é um valor inteiro
Para b = 9 => e < 0
Para b = 10 => e < 0
e assim por diante

Então, apenas nos interessa o valor de b sendo b = 3

Tendo este valor em mente, podemos então calcular o restante dos valores necessários

Usando b = 3, já sabemos que e = 4 e assim,


c = \frac{57 + 2e}{5} \Rightarrow c = \frac{57 + 2 \times 4}{5} \Rightarrow c = \frac{57 + 8}{5} = \frac{65}{5} \Rightarrow c = 13

Assim, a única resposta possível para este problema seria,


13 corretas, 4 erradas e 3 deixadas em branco.
Eu faço a diferença. E você?

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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?