• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

[Probabilidade] Trabalhando com porcentagens.

[Probabilidade] Trabalhando com porcentagens.

Mensagempor CristianSC » Seg Mar 16, 2015 02:38

Antes de mais nada, gostaria de dizer que sou apenas um aspirante, sou curioso e gosto de entender as coisas que envolvem a matemática em si.
Estou intrigado com alguns fatos e gostaria que pudessem me ajudar com fontes para estudo ou talvez até me explicando o funcionamento. Talvez eu tenha alguma dificuldade em expressar o que está em minha mente, mas tentarei ser o mais claro possível, qualquer correção ou alteração me avisem que farei, desculpem qualquer transtorno em minha humilde ignorância.

Vamos ao que me confunde:
Estava eu analisando a chance de conseguir algo. Sei que 1% de chance significa que tenho 1 em 100 de conseguir aquilo, porém, na prática creio que não funciona bem assim.
Pensei em situações a principio, como por exemplo:
Tenho uma caixa com 100 bolas, 99 delas são pretas e uma é branca, se eu tirar as bolas, quantas bolas vou precisar para conseguir a branca? A chance é de 1%, mas quantas em média eu vou precisar? Afinal, após tirar a primeira se não for a branca ficará mais facil vir a branca depois, a chance será maior do que 1% (1-100 / 1-99 / 1-98...).
Outra coisa que me intrigou, o que é mais fácil. Uma tentativa de 75% de chance ou três tentativas com 25% de chance?

Minha primeira questão com isso seria descobrir como é a formula mágica que sanaria minha duvida. Depois eu gostaria de aprender a aplicar ela em outras coisas e no dia a dia em si.

Não existe uma pressa para resolver isto, são curiosidades de uma pessoa comum apenas. Se você é ocupado e acha errado eu querer aprender por favor, não me critique e siga para o próximo tópico. Sou apenas uma pessoa que sempre viu o mundo de um jeito diferente, onde sei que para toda situação na vida eu poderia resolver usando números, porém, barreiras sociais em minha realidade proíbem de buscar aprender estas coisas.. (o que me levou ao forum).
CristianSC
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 1
Registrado em: Seg Mar 16, 2015 02:27
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Voltar para Estatística

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 33 visitantes

 



Assunto: dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor: leandro moraes - Qui Jul 01, 2010 12:41

pessoal eu achei como resultado 180 toneladas,entretanto sei que a questão está erra pela lógica e a resposta correta segundo o gabarito é 1.800 toneladas.
me explique onde eu estou pecando na questão. resolva explicando.

78 – ( CEFET – 1993 ) Os desabamentos, em sua maioria, são causados por grande acúmulo de lixo nas encostas dos morros. Se 10 pessoas retiram 135 toneladas de lixo em 9 dias, quantas toneladas serão retiradas por 40 pessoas em 30 dias ?


Assunto: dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor: Douglasm - Qui Jul 01, 2010 13:16

Observe o raciocínio:

10 pessoas - 9 dias - 135 toneladas

1 pessoa - 9 dias - 13,5 toneladas

1 pessoa - 1 dia - 1,5 toneladas

40 pessoas - 1 dia - 60 toneladas

40 pessoas - 30 dias - 1800 toneladas


Assunto: dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor: leandro moraes - Qui Jul 01, 2010 13:18

pessoal já achei a resposta. o meu erro foi bobo rsrsrrs errei em uma continha de multiplicação, é mole rsrsrsr mas felizmente consegui.


Assunto: dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor: leandro moraes - Qui Jul 01, 2010 13:21

leandro moraes escreveu:pessoal já achei a resposta. o meu erro foi bobo rsrsrrs errei em uma continha de multiplicação, é mole rsrsrsr mas felizmente consegui.

valeu meu camarada.