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Cálculo do valor esperado E[X] (ou esperança)

Cálculo do valor esperado E[X] (ou esperança)

Mensagempor taunus » Sáb Mai 24, 2014 10:42

Boas
Estou com uma dificuldade na resolução deste exercício, visto que não consigo aplicar as propriedades do valor esperado neste caso:
Considere uma variável aleatória X tal que E[(X-1)^2] = 10, E[(X-2)^2] = 5.
Calcule:
3.1. O valor esperado de X.
Não consigo calcular o valor esperado pelo facto do X estar em potência de 2
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Re: Cálculo do valor esperado E[X] (ou esperança)

Mensagempor e8group » Sáb Mai 24, 2014 18:22

Sou 99.9999 .... % leigo no assunto . Mas vendo a definição de E , independente de X ser discreto ou não , afirmamos que E é linear . Assim sendo , temos

E((X+k)^2) =  E(X^2 +2kX +k^2)  = E(x^2) + 2k E(X) + k^2 (1) .

Faça k= -1 e k = -2 ,de (1) ganhamos o sistema

\begin{cases}  E((X -1)^2)  = E(x^2)  -2 E(X) +1 \\   E((X -2)^2)  =  E(x^2)  -4 E(X) +4  \end{cases} .

Resolva para E(X) . Boa sorte !

Ps.: Não se preocupe E(X^2) , isso pq E(X^2) + (- E(X^2)) = 0 e qualquer solução da combinação linear não nula de E((x-1)^2) , E((x-2)^2) é também solução do sistema e a recíproca tbm é verdadeira .
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Re: Cálculo do valor esperado E[X] (ou esperança)

Mensagempor taunus » Sáb Mai 24, 2014 19:22

Obrigado pela sua intervenção

No entanto não consigo compreender o seu Ps, pois fico com duas equações e uma só incógnita, o que me dá dois possíveis valores esperados E(x) se igualar a 10 e 5 respectivamente. Outra coisa que não entendi foi como eliminou o E(x^2) visto que para tal teria de igualar as duas equações.
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Re: Cálculo do valor esperado E[X] (ou esperança)

Mensagempor e8group » Sáb Mai 24, 2014 22:08

Ooops ! Na verdade não equivalente e sim uma implicação obvia . Já estudou G.A. ? Se sim , podemos interpretar qualquer sistema linear 2 por 2 como interseção entre duas retas , que em geral se exprimem por ax+by +c = 0 . (a,b,c constantes com a ,b não simultaneamente nulas )

De forma geral , qualquer sistema linear m equações para n incógnitas pode ser visto como interseção entre m hiperplanos do \mathbb{R}^n .

Por exemplo se m = 2 e n = 3 , o sistema de equações representa geometricamente uma reta no \mathbb{R}^3 (caso os planos não são paralelos ) .


Se quiser mais explicações com este foco , só dizer .

De forma sucinta , ( E(x^2) , E(x) ) , corresponde a solução (x,y) do sistema

\begin{cases} x -2y -9 = 0 \\ x -4y -1 = 0  \end{cases} .

Se você esboçar o gráfico de ambas retas verá que a interseção entre elas se resume a um ponto . Como queremos encontrar apenas y , basta multiplicar uma das equações por um número conveniente de modo que está equação multiplicada por este número somada a outra equação se resume apenas uma equação de uma variável y .

As contas deixo para você .
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?