por odunham » Qui Abr 26, 2012 17:24
42) Numa estante da Biblioteca, encontram-se cinco livros de Física Quântica de autores diferentes, seis livros de Física Médica de autores diferentes e quatro livros de Física Nuclear, também de autores diferentes. Um grupo de alunos, para realizar uma pesquisa, precisa consultar dois livros de Física Quântica, três livros de Física Médica e um livro de Física Nuclear. O número de escolhas possíveis para essa consulta é:
a) 8400
b) 800
c) 204
d) 144
e) 34
Eu vi que a resposta é a alternativa b, 800, mas não sei qual cálculo devo fazer pra chegar a esse resultado. Se alguém puder me ajudar, obrigada.
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por nakagumahissao » Qui Abr 26, 2012 20:06
Queremos encontrar as combinações possíveis de 5 livros de física quântica 2 a 2, 6 de física médica 3 a 3 e 4 de física nuclear 1 a 1, ou seja:

Eu faço a diferença. E você?
Do Poema: Quanto os professores "fazem"?
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por odunham » Qui Abr 26, 2012 23:06
Muito obrigada!
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por odunham » Sex Abr 27, 2012 12:58
Ainda estou com uma dúvida, por que todos esses três na parte de baixo?
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por DanielFerreira » Dom Abr 29, 2012 00:22
odunham escreveu:Ainda estou com uma dúvida, por que todos esses três na parte de baixo?
Lembre-se que:

então,

=======>

====================>


=======>

==================>


=======>

=======================>

Odunham,
o que o nakagumahissao fez foi multiplicar direto. Mas vc pode fazer por partes, como acima.
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
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por nakagumahissao » Dom Abr 29, 2012 14:18
danjr5 obrigado novamente por antecipar-me e resolver esta questão! É isso mesmo que o danjr5 disse, apenas fiz os cálculos de forma mais direta. Desculpe-me por isto.
Eu faço a diferença. E você?
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por DanielFerreira » Dom Abr 29, 2012 14:41
nakagumahissao escreveu:danjr5 obrigado novamente por antecipar-me e resolver esta questão! É isso mesmo que o danjr5 disse, apenas fiz os cálculos de forma mais direta. Desculpe-me por isto.
E aí
nakagumahissao, blz?!
Não precisa se desculpar cara!
Até breve.
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por odunham » Seg Abr 30, 2012 14:48
Não, não tem problema.
Eu prefiro fazer de forma direta, então é bom saber, mas tinha esquecido dessa parte de subtração. Obrigada!
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por DanielFerreira » Ter Mai 01, 2012 00:20
odunham escreveu:Não, não tem problema.
Eu prefiro fazer de forma direta, então é bom saber, mas tinha esquecido dessa parte de subtração. Obrigada!
Ok.
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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