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[Equação Irracional] - Como desenvolver esse exercício?

[Equação Irracional] - Como desenvolver esse exercício?

Mensagempor Crouff » Qui Jul 05, 2012 11:55

Ajuda com o exercício abaixo:

Resolver a Equação (U=R)

3x^2 - 4x + \sqrt{3x^2 - 4x -6} = 18

Comecei com esse desenvolvimento:

\sqrt{3x^2 - 4x -6} = 18 - 3x^2 + 4x

3x^2 - 4x -6 = (18 - 3x^2 + 4x)^2 ________________________ com -3x^2 + 4x + 18 \geq 0

3x^2 -4x -6 = 9x^4 -24x^3 -92x^2 +144x +324

9x^4 - 24x^3 - 95x^2 +148x + 330 = 0

Mais ai resulta em polinômio de grau 4... Acredito que estou pegando o caminho errado para resolver.

Agradeço desde ja.
Editado pela última vez por Crouff em Qui Jul 05, 2012 12:19, em um total de 1 vez.
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Re: [Equação Irracional] - Como desenvolver esse exemplo?

Mensagempor e8group » Qui Jul 05, 2012 12:19

Sugestão ! Se você atribuir uma variável a 3x^2-4x ,por exemplo 3x^2-4x = p basta achar p e depois achar o valor para x ...
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Re: [Equação Irracional] - Como desenvolver esse exercício?

Mensagempor Crouff » Qui Jul 05, 2012 12:29

Boa sugestão,

Conseguir desenvolver, e o resultado bateu com o gabarito

Muito Obrigado :y:
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Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 10:38

Olá ! Tenho essa dúvida e não consigo montar o problema para resolução:

Qual é o racional não nulo cujo o quadrado é igual à sua terça parte ?

Grata.


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 12:27

x^2 = \frac{x}{3}


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 12:55

também pensei que fosse assim, mas a resposta é \frac{1}{3}.

Obrigada Fantini.


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 13:01

x^2 = \frac{x}{3} \Rightarrow x^2 - \frac{x}{3} = 0 \Rightarrow x \left(x - \frac{1}{3} \right) = 0

Como x \neq 0:

x - \frac{1}{3} = 0 \Rightarrow x = \frac{1}{3}

O que você fez?


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 16:17

eu só consegui fazer a igualdade, não consegui desenvolver o restante, não pensei em fatoração, mas agora entendi o que vc fez.

Obrigada.