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por silvia fillet » Qua Jun 13, 2012 11:23
Considere que três pessoas, Pedro, Carlos e João tem a seguinte relação entre seus salários:
i – Duas vezes o salário de Carlos, menos o salário de João, menos o salário de Pedro é igual a R$ 3000,00.
ii – A soma do salário das três pessoas é igual a R$ 6000,00.
iii – O salário de Pedro, mais duas vezes o salário de João, mais duas vezes o salário de Carlos é igual a R$ 11000,00.
a) Escreva o sistema de equações que representa a relação entre os salários de Pedro, Carlos e João.
b) Escreva a matriz ampliada (ou aumentada) do sistema de equações obtido no item anterior
c) Através do escalonamento da matriz ampliada, reescreva o sistema de equações na forma matricial de maneira que a matriz dos coeficientes esteja na forma triangular superior.
d) Com o resultado do item anterior, obtenha os salários de Pedro, Carlos e João
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silvia fillet
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por silvia fillet » Qua Jun 13, 2012 11:27
Bom, comecei assim:
Pedro = x
Carlos = y
João = z
Sistema linear:
-x +2y -z = 3000
x +y +z =6000
x +2y +2z = 11000
matriz aumentada
-1 2 -1 3000
1 1 1 6000
1 2 2 11000
Seria isso para iniciar?
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silvia fillet
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por Cleyson007 » Qua Jun 13, 2012 12:22
Bom dia Silvia!
Isso mesmo
Agora tente resolver o restante.
Quanto ao exercício d, utilize o sistema obtido na letra a para resolvê-lo ok?
Comente qualquer dúvida.
Até mais.
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Cleyson007
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por silvia fillet » Qua Jun 13, 2012 13:19
Será que posso multiplicar por -1 a primeira equaçao, ficando assim:
1 -2 1 -3000
1 1 1 6000
1 2 2 11000
porque daí enrosquei?
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silvia fillet
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por silvia fillet » Qua Jun 13, 2012 13:32
bom resolvi assim:
1 -2 1 -3000
1 1 1 6000
1 2 2 11000
dai fiz L2-L1 e L3 -L1
1 -2 1 -3000
0 3 0 9000
0 4 1 14000
dai o sistema
x -2y +z = -3000
0x +3y +0z = 9000
0x +4y +z = 14000
daí encontrei
y = 3000
z = 2000
x = 1000
seria isso?
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silvia fillet
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por Cleyson007 » Qua Jun 13, 2012 20:29
Boa noite Sílvia!
Sílvia, são muitas as formas para se resolver exercícios desse tipo..
Sua resposta está correta
Bom, eu utilizaria o método da adição começando pelas duas primeira equações, pois eliminaria o "x" e o '"z" encontrando o valor de y.
Espero ter ajudado.
Até mais.
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Cleyson007
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por silvia fillet » Qua Jun 13, 2012 22:19
Eu também acho mais fácil calcular pela adição e subtracção, só que o exercício pede escalonamento matricial
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silvia fillet
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por DanielFerreira » Qui Jun 14, 2012 20:13
silvia fillet escreveu:Considere que três pessoas, Pedro, Carlos e João tem a seguinte relação entre seus salários:
i – Duas vezes o salário de Carlos, menos o salário de João, menos o salário de Pedro é igual a R$ 3000,00.
ii – A soma do salário das três pessoas é igual a R$ 6000,00.
iii – O salário de Pedro, mais duas vezes o salário de João, mais duas vezes o salário de Carlos é igual a R$ 11000,00.
a) Escreva o sistema de equações que representa a relação entre os salários de Pedro, Carlos e João.
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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por DanielFerreira » Qui Jun 14, 2012 20:15
silvia fillet escreveu:Considere que três pessoas, Pedro, Carlos e João tem a seguinte relação entre seus salários:
i – Duas vezes o salário de Carlos, menos o salário de João, menos o salário de Pedro é igual a R$ 3000,00.
ii – A soma do salário das três pessoas é igual a R$ 6000,00.
iii – O salário de Pedro, mais duas vezes o salário de João, mais duas vezes o salário de Carlos é igual a R$ 11000,00.
b) Escreva a matriz ampliada (ou aumentada) do sistema de equações obtido no item anterior
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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por DanielFerreira » Qui Jun 14, 2012 20:22
silvia fillet escreveu:c) Através do escalonamento da matriz ampliada, reescreva o sistema de equações na forma matricial de maneira que a matriz dos coeficientes esteja na forma triangular superior.
==> Fazendo
, fica:
==> Fazendo
, fica:
==> Fazendo
, fica:
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habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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por DanielFerreira » Qui Jun 14, 2012 20:24
silvia fillet escreveu:d) Com o resultado do item anterior, obtenha os salários de Pedro, Carlos e João
3z = 6000
z = R$ 2.000,003y = 9000
y = R$ 3.000,00- x + 2y - z = 3000
x = 2y - z - 3000
x = 6000 - 2000 - 3000
x = R$ 1.000,00
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Assunto:
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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