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Razão e Proporção

Razão e Proporção

Mensagempor ViniRFB » Dom Fev 19, 2012 22:26

Olá estou com dúvida sobre como fazer essa questão por sistema.
Eu tenho a resolução dela por sistema, mas não entendi como o professor fez para achar a resposta.

A questão é a seguinte:
Certo dia, dois técnicos judiciários - A e B - foram incumbidos de digitar as páginas de um texto e dividiram o total de páginas entre si, em partes inversamentes proporcionais às suas respectivas idades: 24 e 36 anos. Se, ao término dessa tarefa, o número de páginas digitadas por A excedia em 38 unidades, a metade do número de páginas digitadas por B, então o total de páginas do texto era:

Gabarito:

95 páginas


Resolução do prof.

a / 1/2 = b /1/3 ele achou depois 2a=3b. Por quê? Não seria 2b=3a?

O sistema dele ficou assim:

a=b/2 + 38
2a=3b

método por substituição. A partir daí não entendi mais nada.

Conto com ajuda de todos.

Grato

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Re: Razão e Proporção

Mensagempor fraol » Dom Fev 19, 2012 23:34

Resolução do prof.
a / 1/2 = b /1/3 ele achou depois 2a=3b. Por quê? Não seria 2b=3a?


Presumo que o professor raciocinou assim: 24 = 2 . 12 e 36 = 3 . 12 então ele cancelou os 12 e usou o 2 e 3 para fazer a proporcionalidade inversa, assim:

\frac{A}{\frac{1}{2}} = \frac{B}{\frac{1}{3}} e portanto 2A = 3B ( lembre-se que dividir por uma fração é o mesmo que multiplicar pelo inverso da fração ).

O sistema dele ficou assim:

a=b/2 + 38
2a=3b


Ele usou o enunciado
ao término dessa tarefa, o número de páginas digitadas por A excedia em 38 unidades, a metade do número de páginas digitadas por B
que traduzindo para a linguagem matemática ficou assim:
A = \frac{B}{2} + 38 e também usou a expressão encontrada pela proporcionalidade inversa para formar o sisteminha.

Desenvolvendo: A = \frac{B}{2} + 38 \iff A = \frac{B + 38 . 2 }{2} \iff 2A = B + 76 .
Depois disso é substituir na 2a. equação do sisteminha, fazer as contas e achar a reposta.

Agora é com você.
fraol
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Re: Razão e Proporção

Mensagempor ViniRFB » Seg Fev 20, 2012 12:18

Amigão, Fraol!

Quero primeiro agradecer a sua ajuda.

Agora quero dizer que ainda ficaram alguns pontos confusos na minha cabeça, a dificuldade é de ensino fundamental. Sabe algum livro que trate disso para eu me aprofundar?

Então as dúvidas ainda persistem nos seguintes aspectos.

fraol escreveu:
Resolução do prof.
a / 1/2 = b /1/3 ele achou depois 2a=3b. Por quê? Não seria 2b=3a?


Presumo que o professor raciocinou assim: 24 = 2 . 12 e 36 = 3 . 12 então ele cancelou os 12 e usou o 2 e 3 para fazer a proporcionalidade inversa, assim:

\frac{A}{\frac{1}{2}} = \frac{B}{\frac{1}{3}} e portanto 2A = 3B ( lembre-se que dividir por uma fração é o mesmo que multiplicar pelo inverso da fração ).

O sistema dele ficou assim:

a=b/2 + 38
2a=3b


Ele usou o enunciado
ao término dessa tarefa, o número de páginas digitadas por A excedia em 38 unidades, a metade do número de páginas digitadas por B
que traduzindo para a linguagem matemática ficou assim:
A = \frac{B}{2} + 38 e também usou a expressão encontrada pela proporcionalidade inversa para formar o sisteminha.

Desenvolvendo: A = \frac{B}{2} + 38 \iff A = \frac{B + 38 . 2 }{2} \iff 2A = B + 76 .
Depois disso é substituir na 2a. equação do sisteminha, fazer as contas e achar a reposta.

Como fizeste essa resolução no passo a passo? teria como me ensinar? Pegaste essa equação e multiplicou por dois, graças ao dois que antes estava dividindo por B é isso? E como ficou permanecendo o denominador 2? Não saquei, mas acredito que tenha sido graças a proporcionalidade né? (lembre-se que dividir por uma fração é o mesmo que multiplicar pelo inverso da fração ), vc disse isso antes. Como eu faço isso?

Então ainda conto com você

Muito obrigado.

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Re: Razão e Proporção

Mensagempor LuizAquino » Seg Fev 20, 2012 12:57

ViniRFB escreveu:Agora quero dizer que ainda ficaram alguns pontos confusos na minha cabeça, a dificuldade é de ensino fundamental. Sabe algum livro que trate disso para eu me aprofundar?


Esse assunto é identificado por "razões e proporções". Basta você procurar por algum livro (ou outro material) que aborde esse tópico. Por exemplo, vide a referência:

  • Tinoco, Lúcia. A. A. Razões e Proporções. Rio de Janeiro, Editora UFRJ, 1996.

Eu recomendo também que você assista as videoaulas do Nerckie sobre esse assunto. O título da aula é "Matemática Zero - Aula 15 - Razões e Proporções". Além dessa videoaula, seria interessante você assistir também "Matemática - Aula 22 - Introdução aos Sistemas Lineares".

Todas essas aulas estão disponíveis no canal dele no YouTube:

http://www.youtube.com/nerckie
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Re: Razão e Proporção

Mensagempor ViniRFB » Seg Fev 20, 2012 16:33

Muito obrigado Professor.

Nossa matemática financeira e estatística é muito mais fácil que esses temas. Mas chegarei lá.

Grato

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Re: Razão e Proporção

Mensagempor ViniRFB » Seg Fev 20, 2012 17:03

Eu quero saber a parte de inversamente proporcional!

Só isso amigos!
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Re: Razão e Proporção

Mensagempor fraol » Seg Fev 20, 2012 18:55

ViniRFB escreveu:Eu quero saber a parte de inversamente proporcional!
Só isso amigos!


Grandezas inversamente proporcionais são aquelas nas quais quando uma cresce a outra decresce, na mesma proporção para ser mais preciso.

No caso do seu problema o total de páginas foi dividido em partes inversamente proporcionais às idades de A e B que são 24 e 36 anos respectivamente. Isto significa que A receberá uma quantidade maior de páginas, pois tem a idade menor. Toda vez que ocorrer uma situação dessas, matematicamente, você descreve-a assim:

Sejam A e B as quantidades de páginas proporcionalmente inversas a 24 e 26, então temos que:

\frac{A}{\left(\frac{1}{24}\right)} = \frac{B}{\left(\frac{1}{36}\right)} .

Agora é necessário rearranjar essa expressão para, quem sabe, torná-la mais simples. Vamos fazer isso, lembrando o que disse numa ajuda anterior sobre multiplicar pelo inverso da fração quando estamos dividindo por uma:

\frac{A}{\left(\frac{1}{24}\right)} = \left( \frac{A}{1} \right) \left( \frac{24}{1} \right) = 24A e

\frac{B}{\left(\frac{1}{36}\right)} = \left( \frac{B}{1} \right)  \left( \frac{36}{1} \right)  = 36B , igualando teremos:

24A = 36B \iff \frac{24A}{12} = \frac{36B}{12} \iff 2A = 3B .

Dividimos por 12, que é o máximo divisor comum de 12 e 36, para simplificar.

Isso ajuda?

Um comentário adicional: Matemática é uma disciplina cumulativa, isto é, um novo conhecimento se forma em cima de um anterior ou usa resultados anteriores na sua formação. Assim, seria bom você rever esses conceitos preliminares ( frações, proporcionalidade, etc. ) para fundar uma boa base na disciplina. Não deixe de seguir as dicas do professor LuizAquino.
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Re: Razão e Proporção

Mensagempor ViniRFB » Seg Fev 20, 2012 19:24

Fraol.

Olá muito obrigado por mais essa ajuda.

Tenho certeza que não fui claro na minha dúvida.

Desde já agradeço, já estou na procura de um professor de matemática particular, porque senão eu vou de mal a pior.

O fogo que tenho prazo e está difícil, mas vamos lá.

Quero mais uma vez agradecer a todos, mas minha dúvida não é sobre a proporcionalidade em si, mas como resolver a parte que me referi sobre o número dois(2) no denominador que ainda permaneceu sendo que ele multiplicou o número 38. Foi aplicado o quê ali - quando ele multiplicou o 38 e assim não deveria ter sumindo no denominador? Pois quando foi multiplicado 2 que estava sendo divido por B ele teria que ter sumido e não sumiu essa é minha dúvida eu acho que agora deu para ficar mais claro e peço desculpas pela falta de clareza anteriormente!


Serei eternamente grato pela consideração de todos.

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Re: Razão e Proporção

Mensagempor LuizAquino » Ter Fev 21, 2012 17:29

ViniRFB escreveu:(...) como resolver a parte que me referi sobre o número dois(2) no denominador que ainda permaneceu sendo que ele multiplicou o número 38. Foi aplicado o quê ali - quando ele multiplicou o 38 e assim não deveria ter sumindo no denominador? Pois quando foi multiplicado 2 que estava sendo divido por B ele teria que ter sumido e não sumiu essa é minha dúvida (...)


Eu presumo que você se refere a essa passagem:

A = \frac{B}{2} + 38 \iff A = \frac{B + 38 \cdot 2 }{2}

Esqueça por enquanto esse desenvolvimento.

Você sabe como calcular a soma entre uma fração e um número inteiro?

Por exemplo, quanto vale \frac{15}{2} + 20 ?

Ora, para fazer essa operação precisamos primeiro tirar o mmc entre os denominadores, que nesse caso são 2 e 1 (lembre que 20 pode ser reescrito como \frac{20}{1} ).

O mmc entre 2 e 1 é igual a 2.

Devemos então dividir o mmc por cada um dos denominadores e o resultado de cada divisão multiplicar pelos respectivos numeradores. Ou seja, temos que:

\displaystyle \frac{15}{2} + 20 = \frac{15\cdot 1 + 20 \cdot 2}{2} = \frac{15 + 40}{2} = \frac{55}{2}

Note que o número 2 permanece no denominador ao final do processo. Ele não simplesmente "desaparece".

Agora use o mesmo raciocínio para calcular a soma \frac{B}{2} + 38 .
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Re: Razão e Proporção

Mensagempor ViniRFB » Ter Fev 21, 2012 20:05

Isso mesmo professor estava suspeitando que poderia ser mmc mesmo.

Sei sim resolver, não tenho palavras para agradecer amigão, sinceramente meu muito obrigado mesmo.

Não estou desmerecendo nenhuma outra resolução dos professores, é que realmente eu não tinha sido claro como deveria e quando fui você matou a charada para mim.

Cara serei eternamente grato pela ajuda.

Valeu to feliz para caramba. RSRSRSR

Grato

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Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.