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Equação do 3º Grau

Equação do 3º Grau

Mensagempor DHST » Sáb Nov 12, 2011 13:38

Sou novo no fórum, qualquer erro por favor me avisem.

Caiu uma questão na Unesp 2012 1ª Fase e eu não a soube resolver. A Equação era: x³-3x²-x+K=0, para encontrar o valor do K, pra facilitar, aqui vai a imagem já com a resolução.

Imagem

Meu problema é que eu não consigo entender como encontrar as raízes da equação do 3º Grau, eu observei a resolução e mesmo assim não consegui desvendar, por exemplo, em qualquer equação desse tipo, quando o coeficiente D não foi dado e é pedido para encontrá-lo, de onde veio veio aquele 3 ao qual a equação foi igualada? Tem como resolver ainda mais detalhadamente? Faz alguma diferença a informação de que é uma P.A.? Como o resultado de A=1?. E não tem nessa questão, mais e se pedisse todas as três raízes da equação, como encontrá-las?

Obrigado. Espero que tenha ficado claro e eu voltarei aqui para tentar entender.

Gostei do fórum, parece muito completo!
DHST
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Re: Equação do 3º Grau

Mensagempor DHST » Sáb Nov 12, 2011 19:28

Pessoal, eu to me matando pra tentar entender e nada. Eu não entendo como encontrar as raízes. Não entendo como utilizar as Relações de Girard para encontrar o coeficiente D da equação e todas as raízes.

Eu não entendo porque a-r, a, a+r são as raízes da equação, tipo, é sempre assim? uma fórmula pra este tipo de exercício? Existe uma explicação para serem essas as raízes?

Enfim, =(, também não entendo aquela formulinha das relações de girard pra equação do terceiro grau, que é essa aqui abaixo:

Imagem

Me ajudem, por favor. Muito obrigado!
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Re: Equação do 3º Grau

Mensagempor MarceloFantini » Sáb Nov 12, 2011 23:31

DHST, você não está sabendo relacionar as informações do problema.

Primeiro, o enunciado diz que as raízes formam uma progressão aritmética, logo podemos dizer que as raízes são da forma a-r, a e a+r, onde r é a razão da progressão.

Segundo, as relações de Girard dizem que a soma das raízes é igual a \frac{-b}{a}, onde b é o coeficiente do x^2. Logo,

(a-r)+a+(a+r) = \frac{-b}{a} = 3 \implies 3a = 3 \implies a=1.

Mas a é uma raíz do polinômio, então a^3 -3a^2-a +k = 0, substituindo a=1 teremos 1^3 -3 \cdot 1^2 -1 + k = 0 \implies k=3.

Em tempo: a diferença de tempo entre as suas mensagens foi de 6 horas. Quando pedir por ajuda, espere, somos todos voluntários e não passamos o dia no fórum.
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Re: Equação do 3º Grau

Mensagempor DHST » Dom Nov 13, 2011 08:04

Valeu! Entendi tudo agora. E como disse, sou novo aqui, só que a mensagem 2 foi mais uma complementação do que eu não entendia, para que me pudessem ajudar exatamente onde eu precisava, porque eu tinha tentado resolver o exercício entre esse período aí de 6 horas.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?