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Razão e proporção [2]

Razão e proporção [2]

Mensagempor lucas7 » Qua Fev 23, 2011 20:15

Dois números estão na razão \frac{2}{3}. Acrescentando-se 2 a cada um, as somas ficarão na razão 3 para 5. Calcule o produto dos números.

Minha ultima tentativa:
\frac{x}{y} = \frac{2k}{3k} \Leftrightarrow \frac{x+2}{y+2} = \frac{3k}{5k}

\frac{2k+2}{3k+2} = \frac{3k}{5k}

10k^2+2k=3k^2+6k ?!?!?!
O gênio, esse poder que deslumbra os olhos humanos, não é outra coisa senão a perseverança bem disfarçada.
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Re: Razão e proporção [2]

Mensagempor Elcioschin » Qua Fev 23, 2011 20:38

x/y = 2/3 -----> y = 3x/2

(x + 2)/(y + 2) = 3/5 ----> 5*(x + 2) = 3*(y + 2) ----> 5x + 10 = 3y + 6 ----> 5x + 4 = 3y

5x + 4 = 3*(3x/2) ----> 5x + 4 = 9x/2 ----> 10x + 8 = 9x ----> x = - 8

y = 3x/2 -----> y = 3*(-8)/2 ----> y = - 12

x*y = (-8)*(-12) ----> x*y = 96
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Re: Razão e proporção [2]

Mensagempor lucas7 » Qua Fev 23, 2011 21:33

É essa mesmo a resposta. Consegui entender analisando sua resolução. Obrigado.
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Re: Razão e proporção [2]

Mensagempor DanielFerreira » Qui Fev 24, 2011 09:30

Lucas,
1ª CONDIÇÃO:

\frac{x}{y} = \frac{2k}{3k}


2ª CONDIÇÃO:

\frac{2k + 2}{3k + 2} = \frac{3}{5}

10k + 10 = 9k + 6

k = - 4


\frac{x}{y} = \frac{2k}{3k} = \frac{2 . - 4}{3 . - 4} = \frac{8}{12}

xy = 8 * 12
xy = 96
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Re: Razão e proporção [2]

Mensagempor Elcioschin » Qui Fev 24, 2011 11:04

Lucas/Danjr5

O valor de k NÃO foi solicitado no enunciado. O que foi pedido foram os valores de x, y
Então, é perda de tempo introduzir uma incógnita auxiliar k

Vejam que, na 1ª condição de Danjr5:

x/y = 2k/3k ----> O k do numerador e do numerador se ANULAM, restando x/y = 2/3

A partir daí vale a minha solução para calcular x, y
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Re: Razão e proporção [2]

Mensagempor DanielFerreira » Qui Fev 24, 2011 14:52

Elcio,
apenas postei um outro método de resolução; e, minha solução também está correta!
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?