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[sistema linear] Ajude me a resolver

[sistema linear] Ajude me a resolver

Mensagempor rafynhasantos » Dom Mai 25, 2008 23:32

encontre o valores de x e y para os sistemas do 1 grau

10x+y=11 x-y=4 5x-y=16
5x-3y=2 2x-y=9 7x+3y=18

Nao estou conseguindo resolver
rafynhasantos
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Re: Ajude me a resolver

Mensagempor admin » Dom Mai 25, 2008 23:53

Olá, boa noite, seja bem-vindo!

Por favor, separe os sistemas para que possamos saber quais são os pares de equações.
Também, comente como está tentando e suas dificuldades.

Dica: em sistemas lineares do 1º grau, com duas equações e duas incógnitas, "isole" qualquer uma das duas variáveis em qualquer uma das duas equações e substitua na outra equação.
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Re: [sistema linear] Ajude me a resolver

Mensagempor admin » Seg Mai 26, 2008 00:15

Confirme se estes são os sistemas que pretendia escrever:

\left\{
\begin{matrix}
10x+y=11 \\
5x-3y=2 \\
\end{matrix}
\right.


\left\{
\begin{matrix}
x-y=4 \\
2x-y=9 \\
\end{matrix}
\right.


\left\{
\begin{matrix}
5x-y=16 \\
7x+3y=18 \\
\end{matrix}
\right.



Como exemplo, veja a resolução do primeiro sistema:
\left\{
\begin{matrix}
10x+y=11 & (I)\\
5x-3y=2 & (II)\\
\end{matrix}
\right.

Encontrando y em função de x na equação (I):
y=11-10x

Substituindo na equação (II) e calculando x:
5x-3(11-10x)=2

5x-33+30x=2

35x=2+33

35x=35

x=\frac{35}{35}

x=1

Substituindo o valor encontrado de x, por exemplo, na equação (I):
10\cdot 1+y=11

y=11 - 10

y=1

Logo, o conjunto solução é \left\{ (1,1) \right\}.


Comente caso tenha dúvidas nas outras resoluções.
Espero ter ajudado!
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Re: [sistema linear] Ajude me a resolver

Mensagempor rafynhasantos » Seg Mai 26, 2008 17:44

sáo esses mesmo
grato
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?