por apoliveirarj » Qua Jul 21, 2010 12:25
olá, desculpe se esse exercício não pertence a essa matéria, é q eu não sei que assunto é esse... Gostaria de ajuda, pois nao sei como resolve-lo. Grata.
(BNDES-2008) Considere que, em uma empresa, há maquinas copiadoras do tipo A e do tipo B, nas seguintes condições: 3 máquinas do tipo A, funcionando conjuntamente com 2 máquinas do tipo B, produzem 13.920 cópias, ao todo, em meia hora; todas as máquinas do tipo A funcionam sob um mesmo regime constante; todas as máquinas do tipo B funcionam sob um mesmo regime constante, 40% maior do que o regime das máquinas do tipo A. O número de cópias por minuto, nessa empresa, que uma máquina do tipo B faz a mais do que uma máquina do tipo A é:
A) 38 B) 36 C) 34 D) 32 E) 30
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por Elcioschin » Qua Jul 21, 2010 13:13
3*A + 2*B ----- 13 920 cópias ------ 1/2 h
3A + 2*(1,4*A) ------ 13920 ------- 30 min
5,8*A ------- 13 920 ------ 30 min ----> Dividindo cópias e minutos por 30 :
5,8*A ------- 464 ---------- 1 min ----> Dividindo máquinas e cópias por 5,8:
A ----------- 80 --------- 1 min ----> Cada máquina do tipo A produz 80 cópias por minuto
B = 1,4*A -----> B = 1,4*80 -----> B = 112 cópias por minuto
B - A = 32 ----> Alternativa D
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por apoliveirarj » Qua Jul 21, 2010 17:54
Oi Elcio..... obrigada pela resposta.... porém não entendi como encontrou 1,4A para o B (na segunda linha do exercício).
obrigada.
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por gutorocher » Qua Jul 21, 2010 18:54
respondendo sua dúvida é o seguinte tem que aplicar ao acréscimo e para aplicar o acréscimo utiliza o seguinte:
(1+ (40/100)* A)
exemplo tenho um produto que seja 10 reais e quero um acréscimo de 40 %
1+ 0,4 * 10 = 14
ou utilize regra de 3
10 --------- 100
x ------------140
100x = 1400
x = 1400/100 = 14
agora acho que deu para entender....
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por Elcioschin » Qui Jul 22, 2010 11:08
Explicando novamente, com outras palavras:
O enunciado diz: ".... as máquinas do tipo B funcionam sob um mesmo regime constante, 40% maior do que o regime das máquinas do tipo A. "
Traduzindo isto para uma fórmula matemática: B = A + 40% de A ----> B = A + (40/100)*A ----> B = A + 0,4*A ----> B = 1,4*A
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por apoliveirarj » Qui Jul 22, 2010 12:52
Oi Elcio... obrigada pela atenção.... agora consegui entender.... vlw mesmo!!
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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