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Resolução por escalonamento e cramer dúvidas

Resolução por escalonamento e cramer dúvidas

Mensagempor Fernanda Lauton » Qui Jun 10, 2010 19:37

Algém, por favor, poderia me ajudar a resolver esse sistema? Estou faz tempo quebrando a minha cabeça nele e não consigo!

Resolução pelo método de escalonamento e cramer

X + 2Y + Z = 9
2X + Y - Z = 3
3X - Y - 2Z = -4
Fernanda lauton
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Re: Resolução por escalonamento e cramer dúvidas

Mensagempor Mathmatematica » Sex Jun 11, 2010 06:07

Olá Fernanda!!! Vamos tentar resolver esse seu problema (agora virou nosso... kkkkkkkkk) :y: !

O método de escalonamento consiste em escalonar a sua equação; mais basicamente transformar seu sistema numa escada. Depois de transformá-lo, você verá o quão fácil é determinar a solução dele (na verdade, você escalona seu sistema com o intuito de determinar as soluções do mesmo!). Bem, chega de conversa. Cálculos:

\begin{array}{ccc}\ x+2y+z=9 \\ 2x+y-z=3 \\ 3x-y-2z=-4 \end{array}

O primeiro passo é anular o termo que contém a incógnita x da segunda equação. Para tanto, vamos usar a primeira equação. Multiplicando a primeira equação por -2 e some com a segunda equação. Fazendo assim teremos o sistema:

\begin{array}{ccc}\ x+2y+z=9 \\ -3y-3z=-15 \\ 3x-y-2z=-4 \end{array}

Esse sistema é equivalente ao primeiro. Chamamos de equivalente e não de igual porque há uma mudança dos termos. É equivalente porque a solução desse novo sistema é a mesma solução do sistema anterior. Você não faz o curso de matemática né???? Mas isso não te impede de saber de equivalência. Procure um professor de matemática da faculdade mais próxima e pergunte a ele... Isso já está virando comercial... :lol: Continuando...
O próximo passo é semelhante ao primeiro só que vamos anular o termo que contém a incógnita x na terceira equação. Multiplicando a primeira equação por -3 e some com a terceira equação:

\begin{array}{ccc}\ x+2y+z=9 \\ -3y-3z=-15 \\ -7y-5z=-31 \end{array}

Podemos simplificar a segunda equação dividindo-a por -3, certo? :

\begin{array}{ccc}\ x+2y+z=9 \\ y+z=5 \\ -7y-5z=-31 \end{array}

O próximo passo é anular o termo que contém incógnita y da terceira equação, utilizando a segunda equação (repare que, se usarmos a primeira equação, o termo que contém a incógnita x retorna e não queremos isso. Não, você não quer isso! rsrsrssrsr). Multiplicando a segunda equação por 7 e somando com a terceira, temos:

\begin{array}{ccc}\ x+2y+z=9 \\ y+z=5 \\ 2z=4 \end{array}

Pronto! Seu sistema está escalonado! Se você organizar em seu caderno esse sistema, termos de mesma incógnita em cima de termos de mesma incógnita, verá uma escada, ou não.kkkkkkkk
Agora, se você quiser solucionar o seu sistema, basta "subir a sua escada". Da terceira equação temos:

2z=4\Longrightarrow z=2

Substituindo esse resultado na segunda equação temos:

y+2=5\Longrightarrow y=3

Substituindo esses dois valores encontrados na 1ª equação, temos:

x+2(3)+2=9\Longrightarrow x+8=9\Longrightarrow x=1

Logo, você tem a solução do seu sistema: x=1, y=3 \ e \ z=2.

Observações:
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Re: Resolução por escalonamento e cramer dúvidas

Mensagempor Mathmatematica » Sex Jun 11, 2010 06:08

Regra de Cramer??? Pode ser amanhã??? :lol:

ZzZzZZZzzzZZZZZZzzzzZzzzzZz........
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Re: Resolução por escalonamento e cramer dúvidas

Mensagempor MarceloFantini » Sex Jun 11, 2010 06:35

Fernanda, acredite, não vale a pena fazer por regra de Cramer.
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Re: Resolução por escalonamento e cramer dúvidas

Mensagempor Fernanda Lauton » Sex Jun 11, 2010 12:06

Muito obrigada...
Agora pude ver que todo o meu erro era apenas por causa de um sinal bobo rs....
Valew!!!
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Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.