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exercicio resolvido

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Mensagempor adauto martins » Qui Mai 27, 2021 17:05

(*EsTE/ITA-1948)resolva o sistema

\begin{align}

   5x -2y +3z&= 2 \\ 
   
   3x +y +4z&= -1 \\ 

   4x -3y +z&= 3  
   
\end{align}

*EsTE-escola tecnica do exercito, 1933/1957.advinda da antiga REAL ACADEMIA DE FORTIFICAÇAO,ARTILHARIA E DESENHO de 1792,a primeira escola de engenharia do BRASIL,e primeiro curso superior no BRASIL,ainda colonia.formando os primeiros engenheiros,tanto militares,como civis.o curso de engenharia aeronautica foi instituindo em 1939,na EsTE,e depois apartir de 1950,no atual ITA-sao jose dos campos.o concurso de admisao ao ita,ainda prestado na Este,foi apartir de 1947/49.a EsTE foi os pilares do ITA-1950 e IME,1958.
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Re: exercicio resolvido

Mensagempor adauto martins » Qui Mai 27, 2021 17:22

soluçao

tomemos a matriz completa do sistema


A*=
\begin{pmatrix}
 
       5 & -2 & 3 & 2  \\ 
       3 & 1  & 4 & -1 \\
       4 & -3 & 1 & 3
\end{pmatrix}

escalonando(fica como exercicio),teremos

A*=
\begin{pmatrix}
 
       5 & -2 & 3 & 2  \\ 
       3 & 1  & 4 & -1 \\
       4 & -3 & 1 & 3
\end{pmatrix}=...=
\begin{pmatrix}
   5 & -2 & 3 & 2 \\ 
   0 & 11/5 & 11/5 & -11/5 \\
    0 & -7/5 & -7/5 & 7/5 \\

\end{pmatrix}

retorndo ao sistema,depois de escolando teremos

5x-2y+3z=2

y+z=-z

resolvendo em z
x=-z...y=-(1+z)...

tomando
z=a,a\in\Re
logo
(-a,-(1+a),a)
o conjunto soluçao do sistema...
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Re: exercicio resolvido

Mensagempor DanielFerreira » Sáb Jun 19, 2021 21:52

Outra...

De acordo com o enunciado,

\begin{cases} \mathtt{5x - 2y + 3z = 2 \qquad \ (i)} \\ \mathtt{3x + y + 4z = - 1 \qquad (ii)} \\ \mathtt{4x - 3y + z = 3 \ \ \qquad (iii)} \end{cases}

Note que:

\mathtt{2 \cdot (i) + (ii) = (iii)}

Daí,

\\ \mathtt{2 \cdot 2 + (- 1) = 3} \\ \mathtt{2 \cdot (5x - 2y + 3z) + (3x + y + 4z) = 4x - 3y + z} \\ \mathtt{10x + 3x - 4y + y + 6z + 4z = 4x - 3y + z} \\ \mathtt{13x - 3y + 10z = 4x - 3y + z} \\ \mathtt{9x = - 9z} \\ \boxed{\mathtt{x = - z}}

Substituindo em \mathtt{(i)} e \mathtt{(ii)},

\\ \begin{cases} \mathtt{5x - 2y - 3z = 2} \\ \mathtt{3x + y - 4x = - 1} \end{cases} \\\\ \begin{cases} \mathtt{2x - 2y = 2} \\ \mathtt{- x + y = - 1} \end{cases} \\ ------- \\ \mathtt{2x - x - 2y + y = 2 - 1} \\ \boxed{\mathtt{x = y + 1}}

Portanto, \mathtt{\forall \ t \in \mathbb{R}}, temos que \boxed{\boxed{\mathtt{S = \left \{ \left ( t, t - 1, - t \right ) \right \}}}} é a solução do sistema em questão.
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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Re: exercicio resolvido

Mensagempor adauto martins » Ter Jun 22, 2021 15:04

meu caro daniel,
esse exercicio consta nos seguites livros:
1)fundamentos de matematica elementar-vol.4-gelson iezzi,samuel hazzan,edicao 1977/81;
pg.140-d exercicio d-279,resposta pg.170-d;que é a mesma que fiz e postei.
2)matematica para o segundo ano colegial-ary quintela-ediçao ?.a mesma resposta que fiz.
3)apostila para preparaçao ao ITA-colegio couto baiense,rj.ano?.a mesma resposta que fiz...
nao inspecionei sua soluçao,creio estar errada...
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Re: exercicio resolvido

Mensagempor DanielFerreira » Ter Jun 22, 2021 16:25

Adauto, ambas estão corretas!

O sistema é indeterminado. Há mais de uma maneira de representar o conjunto-solução... Note que para \mathtt{t = - 1}, na minha resolução, o terno \mathtt{(- 1, - 2, 1)} é uma das soluções do sistema dado. Por conseguinte, repare que \mathtt{a = 1}, na sua resolução, retorna a mesma coordenada que encontrei fazendo \mathtt{t} igual a um.
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Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Fontelles - Dom Jan 17, 2010 14:42

Não sei onde este tópico se encaixaria. Então me desculpem.
Eu não entendi essa passagem, alguém pode me explicar?
2n \geq n+1 ,\forall n \in\aleph*
O livro explica da seguinte forma.
1°) P(1) é verdadeira, pois 2.1 \geq 1+1
2°) Admitamos que P(k), k \in \aleph*, seja verdadeira:
2k \geq k+1 (hipótese da indução)
e provemos que 2(k+1) \geq (K+1)+1
Temos: (Nessa parte)
2(k+1) = 2k+2 \geq (k+1)+2 > (k+1)+1


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: MarceloFantini - Seg Jan 18, 2010 01:55

Boa noite Fontelles.

Não sei se você está familiarizado com o Princípio da Indução Finita, portanto vou tentar explicar aqui.

Ele dá uma equação, no caso:

2n \geq n+1, \forall n \in \aleph^{*}

E pergunta: ela vale para todo n? Como proceder: no primeiro passo, vemos se existe pelo menos um caso na qual ela é verdadeira:

2*1 \geq 1+1

Portanto, existe pelo menos um caso para o qual ela é verdadeira. Agora, supomos que k seja verdadeiro, e pretendemos provar que também é verdadeiro para k+1.

\mbox{Suponhamos que P(k), }k \in \aleph^{*},\mbox{ seja verdadeiro:}
2k \geq k+1

\mbox{Vamos provar que:}
2(k+1) \geq (k+1)+1

Daí pra frente, ele usou o primeiro membro para chegar em uma conclusão que validava a tese. Lembre-se: nunca saia da tese.

Espero ter ajudado.

Um abraço.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Fontelles - Seg Jan 18, 2010 02:28

Mas, Fantini, ainda fiquei em dúvida na passagem que o autor fez (deixei uma msg entre o parêntese).
Obrigado pela ajuda, mesmo assim.
Abraço!


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Fontelles - Qui Jan 21, 2010 11:32

Galera, ajuda aí!
Por falar nisso, alguém conhece algum bom material sobre o assunto. O livro do Iezzi, Matemática Elementar vol. 1 não está tão bom.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: MarceloFantini - Qui Jan 21, 2010 12:25

Boa tarde Fontelles!

Ainda não estou certo de qual é a sua dúvida, mas tentarei novamente.

O que temos que provar é isso: 2(k+1) \geq (k+1)+1, certo? O autor começou do primeiro membro:

2(k+1)= 2k+2

Isso é verdadeiro, certo? Ele apenas aplicou a distributiva. Depois, partiu para uma desigualdade:

2k+2 \geq (k+1)+2

Que é outra verdade. Agora, com certeza:

(k+1)+2 > (k+1)+1

Agora, como 2(k+1) é \geq a (k+1)+2, e este por sua vez é sempre > que (k+1)+1, logo:

2(k+1) \geq (k+1)+1 \quad \mbox{(c.q.d)}

Inclusive, nunca é igual, sempre maior.

Espero (dessa vez) ter ajudado.

Um abraço.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Caeros - Dom Out 31, 2010 10:39

Por curiosidade estava estudando indução finita e ao analisar a questão realmente utilizar a desigualdade apresentada foi uma grande sacada para este problema, só queria tirar uma dúvida sobre a sigla (c.q.d), o que significa mesmo?


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: andrefahl - Dom Out 31, 2010 11:37

c.q.d. = como queriamos demonstrar =)


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Abelardo - Qui Mai 05, 2011 17:33

Fontelles, um bom livro para quem ainda está ''pegando'' o assunto é:'' Manual de Indução Matemática - Luís Lopes''. É baratinho e encontras na net com facilidade. Procura também no site da OBM, vais encontrar com facilidade material sobre PIF... em alguns sites que preparam alunos para colégios militares em geral também tem excelentes materiais.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: MarceloFantini - Qui Mai 05, 2011 20:05

Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Vennom - Qui Abr 26, 2012 23:04

MarceloFantini escreveu:Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.

Rpz, faz um ano que o fulano não visita o site, mas ler esse comentário dele enquanto respondia a outro tópico me ajudou. hAUEhUAEhUAEH obrigado, Marcelo. Sua explicação de indução finita me sanou uma dúvida sobre outra coisa. :-D