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solução de sistema

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Mensagempor sandi » Sáb Set 26, 2009 22:17

2x + y + 3z = 4
x - y + 2z = 1
4x + y + z = 0
me ajudem a resolver..ainda to com dificuldades
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Re: solução de sistema

Mensagempor marciommuniz » Dom Set 27, 2009 01:01

sandi escreveu:2x + y + 3z = 4
x - y + 2z = 1
4x + y + z = 0
me ajudem a resolver..ainda to com dificuldades



Olá, utilize o método de escalonamento de Gaus..
é muito util
coloque cada incognita em colunas e uma coluna para os valores
assim:

2 1 3 4
1 -1 2 1
4 1 1 0

Agora some, multiplique ou divida linhas na matriz para fazer com que a matriz fique escalonada.
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Re: solução de sistema

Mensagempor sandi » Dom Set 27, 2009 02:10

valew..vou tentar.. *-)
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Re: solução de sistema

Mensagempor Cleyson007 » Dom Set 27, 2009 11:21

Bom dia Sandi!

Gosto de usar a Regra de Cramer..

Inicialmente, calcula-se D, o determinante da matriz dos coeficientes do sistema.

D=
\begin{vmatrix}
   2 & 1 & 3  \\ 
   1 & -1 & 2  \\
   4 &  1 & 1   \\
\end{vmatrix}

Resolvendo, D = 16.

Em seguida, calcula-se {D}_{x}=
\begin{vmatrix}
   4 & 1 & 3  \\ 
   1 & -1 & 2  \\
   0 &  1 & 1   \\
\end{vmatrix}

Resolvendo, {D}_{x}=-10.

Em seguida, calcula-se {D}_{y}=
\begin{vmatrix}
   2 & 4 & 3  \\ 
   1 & 1 & 2  \\
   4 & 0 & 1   \\
\end{vmatrix}

Resolvendo, {D}_{y}=18.

Em seguida, calcula-se {D}_{z}=
\begin{vmatrix}
   2 & 1 & 4  \\ 
   1 & -1 & 1  \\
   4 & 1 & 0   \\
\end{vmatrix}

Resolvendo, {D}_{z}=22.

--> O valor de cada incógnita é o quociente de cada um desses determinantes por D, ou seja:

x=\frac{{D}_{x}}{D}

y=\frac{{D}_{y}}{D}

z=\frac{{D}_{z}}{D}

Logo, x=\frac{-5}{8}

y=\frac{9}{8}

z=\frac{11}{8}

Comente qualquer dúvida. :y:

Até mais.

Bons estudos!
A Matemática está difícil? Não complica! Mande para cá: descomplicamat@hotmail.com

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Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22

(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo a=\sqrt{8}+ i em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.


Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27

Seja \alpha o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo a. O triângulo é retângulo com catetos 1 e \sqrt{8}, tal que tg \alpha = \frac{1}{sqrt{8}}. Seja \theta o ângulo complementar. Então tg \theta = \sqrt{8}. Como \alpha + \theta = \frac{\pi}{2}, o ângulo que o afixo b formará com a horizontal será \theta, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se b = x+yi, então \frac{y}{x} = \sqrt {8} \Rightarrow y = x\sqrt{8}. Como módulo é um: |b| = \sqrt { x^2 + y^2 } = 1 \Rightarrow x^2 + y^2 = 1 \Rightarrow x^2 + 8x^2 = 1 \Rightarrow x = \frac{1}{3} \Rightarrow y = \frac{\sqrt{8}}{3}.

Logo, o afixo é b = \frac{1 + i\sqrt{8}}{3}.