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[SPD e SPI} fiquei com dúvidas

[SPD e SPI} fiquei com dúvidas

Mensagempor Aprendiz2012 » Dom Ago 12, 2012 14:39

Fiquei com bastante dúvida nesta questão..

Considere o sistema
{6x+3y=a (I)
{4x+2y=5 (II)

a)Existe algum valor de a que torne o sistema possível e indeterminado?

eu fiz:

I (*2)
II (*-3)

ficou:

{12x+6y=2a
{-12x-6y=-15

2a=-15
a= -15/2 , (mas no livro está 15/2)

b)Existe algum valor de a que torne o sistema possível e determinado?
Caso exista, resolva o sistema para o valor de a encontrado.

(não sei responder)
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Re: [SPD e SPI} fiquei com dúvidas

Mensagempor DanielFerreira » Dom Ago 12, 2012 14:46

\\\begin{cases} 6x + 3y = a \,\, \times 2 \\ 4x + 2y = 5 \,\, \times (- 3) \end{cases} \\\\\\ \begin{cases} 12x + 6y = 2a \\ - 12x - 6y = - 15 \end{cases} \\-------- \\ 0x + 0y = 2a - 15

O sistema será possível e indeterminado se 2a - 15 = 0, segue que:

\\2a - 15 = 0 \\ \boxed{\boxed{a = \frac{15}{2}}}
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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Re: [SPD e SPI} fiquei com dúvidas

Mensagempor DanielFerreira » Dom Ago 12, 2012 14:51

Esqueci a segunda. rsrsrs
Aprendiz2012 escreveu:b)Existe algum valor de a que torne o sistema possível e determinado?
Caso exista, resolva o sistema para o valor de a encontrado.

(não sei responder)

Não. Note que se a \neq 0, o sistema será impossível.

Espero ter ajudado!!

Comente qualquer dúvida.

Daniel F.
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Re: [SPD e SPI} fiquei com dúvidas

Mensagempor Aprendiz2012 » Dom Ago 12, 2012 14:52

tá, conseguí visualizar meu erro... obrigado...

mas na questão "b", eu consigo visualizar que não há valor que torne o sistema possível e determinado, só não tenho idéia de como demonstrar isso
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Re: [SPD e SPI} fiquei com dúvidas

Mensagempor Aprendiz2012 » Dom Ago 12, 2012 15:13

danjr5 escreveu:Esqueci a segunda. rsrsrs
Aprendiz2012 escreveu:b)Existe algum valor de a que torne o sistema possível e determinado?
Caso exista, resolva o sistema para o valor de a encontrado.

(não sei responder)

Não. Note que se a \neq 0, o sistema será impossível.

Espero ter ajudado!!

Comente qualquer dúvida.

Daniel F.


ah tah.. mas se a=0 o sistema será impossível né?
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Re: [SPD e SPI} fiquei com dúvidas

Mensagempor DanielFerreira » Seg Ago 13, 2012 19:32

Aprendiz2012,
cometi um erro. O correto seria
danjr5 escreveu:Esqueci a segunda. rsrsrs
Aprendiz2012 escreveu:b)Existe algum valor de a que torne o sistema possível e determinado?
Caso exista, resolva o sistema para o valor de a encontrado.

(não sei responder)

Não. Note que se \boxed{2a - 15 \neq 0}, o sistema será impossível.

Espero ter ajudado!!

Comente qualquer dúvida.

Daniel F.


Aprendiz2012 escreveu:ah tah.. mas se a=0 o sistema será impossível né?

Isso! Pois, quando a = 0 temos:
\\0x + 0y = 2 \times 0 - 15 \\ 0x + 0y = - 15 - IMPOSSÍVEL
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Re: [SPD e SPI} fiquei com dúvidas

Mensagempor Aprendiz2012 » Seg Ago 20, 2012 20:46

legal mto obrigado
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?