por Andrewo » Seg Fev 27, 2012 11:58
Aí galera, tenho meus últimos probleminhas aqui de equação do 1º grau, que precisava da ajuda de vocês, não pra resolver, mas pra me explicar como colocar isso matematicamente.
1-Na hora de fazer seu testamento, uma pessoa tomou a seguinte decisão: dividiria sua fortuna entre a sua filha, que está grávida, e a prole resultante dessa gravidez, dando a cada criança que fosse nascer o dobro daquilo que caberia a mãe se fosse do sexo masculino, e o trilho daquilo que caberia a mãe se fosse do sexo feminino.Nasceram trigêmeos, sendo dois meninos e uma menina.Como veio a ser repartida a herança legada?
Resposta:

para a mãe,

para cada menino e

para cada menina.
2-Em uma sala de aula,

dos alunos (meninos e meninas) eram meninas.Dobrando-se o número de meninos e acrescentando-se 6 meninas, o número de meninos ficou igual ao número de meninas.Então o produto do nº de meninos pelo nº de meninas será:
Resposta:216
3-A soma das idades de 4 irmãos é 76 anos.Se a soma das idades dos 3 mais novos excede em 32 anos a idade do mais velho, então a idade do mais velho é:
Resposta:22 anos
4-Para manter funcionando um chuveiro elétrico durante um banho de 15 minutos e um forno microondas durante 5 minutos, as quantidades de água que precisam passar pelas turbinas de certa usina hidrelétrica são, respectivamente, 4000 litros e 200 litros.Suponha que, para esses eletrodomésticos, a redução de consumo será proporcional à redução da quantidade de água que passa pelas turbinas.Com base nisso, se o banho for reduzido para nove minutos e o tempo de utilização do microondas for reduzido de 20% a quantidade total de água utilizada na usina para movimentar as turbinas, durante o banho mais o uso do microondas, será, após as reduções, de :
Resposta:2560

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Andrewo
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por MarceloFantini » Seg Fev 27, 2012 15:51
Andrewo, não poste listas de exercício, esta não é a função do fórum. Poste cada enunciado separadamente e com suas tentativas.
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por Andrewo » Ter Fev 28, 2012 12:21
Pô brother, eu conheço bem as regras, minha intenção não é que resolvam pra mim não, eu quero é aprender a fazer.Como eu posso postar tentativa se eu não sei nem mesmo por onde começar?
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Andrewo
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por MarceloFantini » Ter Fev 28, 2012 16:04
Então poste apenas
uma questão, não
várias. Te ajudarei com a primeira, as outras você colocará
separadamente em novos tópicos e terá novas ajudas, ok?
Vamos analisar o problema. Se a mãe tivesse um garoto, ela ganharia

e o garoto ganharia

pois o enunciado diz:
[...] dando a cada criança que fosse nascer o dobro daquilo que caberia a mãe se fosse do sexo masculino, [...]
Se a mãe tiver uma garota, ela ganharia

e a garota ganharia

, pois o enunciado diz:
[...] e o triplo daquilo que caberia a mãe se fosse do sexo feminino. [...]
Já interpretamos como funciona com cada criança. Agora, é dito que a mãe tem trigêmeos,
dois meninos e
uma menina. Sendo assim, a mãe ganhará

, cada menino ganha

e a menina ganhará

. O total será

. A proporção então será

para a mãe,

para cada menino e

para a menina.
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Sistemas de Equações
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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