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Problemas de equação do primeiro grau III

Problemas de equação do primeiro grau III

Mensagempor Andrewo » Seg Fev 27, 2012 11:58

Aí galera, tenho meus últimos probleminhas aqui de equação do 1º grau, que precisava da ajuda de vocês, não pra resolver, mas pra me explicar como colocar isso matematicamente.




1-Na hora de fazer seu testamento, uma pessoa tomou a seguinte decisão: dividiria sua fortuna entre a sua filha, que está grávida, e a prole resultante dessa gravidez, dando a cada criança que fosse nascer o dobro daquilo que caberia a mãe se fosse do sexo masculino, e o trilho daquilo que caberia a mãe se fosse do sexo feminino.Nasceram trigêmeos, sendo dois meninos e uma menina.Como veio a ser repartida a herança legada?
Resposta: \frac{1}{8} para a mãe, \frac{1}{4} para cada menino e \frac{3}{8} para cada menina.



2-Em uma sala de aula, \frac{3}{5} dos alunos (meninos e meninas) eram meninas.Dobrando-se o número de meninos e acrescentando-se 6 meninas, o número de meninos ficou igual ao número de meninas.Então o produto do nº de meninos pelo nº de meninas será:
Resposta:216



3-A soma das idades de 4 irmãos é 76 anos.Se a soma das idades dos 3 mais novos excede em 32 anos a idade do mais velho, então a idade do mais velho é:
Resposta:22 anos



4-Para manter funcionando um chuveiro elétrico durante um banho de 15 minutos e um forno microondas durante 5 minutos, as quantidades de água que precisam passar pelas turbinas de certa usina hidrelétrica são, respectivamente, 4000 litros e 200 litros.Suponha que, para esses eletrodomésticos, a redução de consumo será proporcional à redução da quantidade de água que passa pelas turbinas.Com base nisso, se o banho for reduzido para nove minutos e o tempo de utilização do microondas for reduzido de 20% a quantidade total de água utilizada na usina para movimentar as turbinas, durante o banho mais o uso do microondas, será, após as reduções, de :
Resposta:2560





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Re: Problemas de equação do primeiro grau III

Mensagempor MarceloFantini » Seg Fev 27, 2012 15:51

Andrewo, não poste listas de exercício, esta não é a função do fórum. Poste cada enunciado separadamente e com suas tentativas.
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Re: Problemas de equação do primeiro grau III

Mensagempor Andrewo » Ter Fev 28, 2012 12:21

Pô brother, eu conheço bem as regras, minha intenção não é que resolvam pra mim não, eu quero é aprender a fazer.Como eu posso postar tentativa se eu não sei nem mesmo por onde começar?
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Re: Problemas de equação do primeiro grau III

Mensagempor MarceloFantini » Ter Fev 28, 2012 16:04

Então poste apenas uma questão, não várias. Te ajudarei com a primeira, as outras você colocará separadamente em novos tópicos e terá novas ajudas, ok?

Vamos analisar o problema. Se a mãe tivesse um garoto, ela ganharia d e o garoto ganharia 2d pois o enunciado diz:

[...] dando a cada criança que fosse nascer o dobro daquilo que caberia a mãe se fosse do sexo masculino, [...]


Se a mãe tiver uma garota, ela ganharia d e a garota ganharia 3d, pois o enunciado diz:

[...] e o triplo daquilo que caberia a mãe se fosse do sexo feminino. [...]


Já interpretamos como funciona com cada criança. Agora, é dito que a mãe tem trigêmeos, dois meninos e uma menina. Sendo assim, a mãe ganhará d, cada menino ganha 2d e a menina ganhará 3d. O total será d+2 \cdot 2d + 3d = 8d. A proporção então será \frac{1}{8} para a mãe, \frac{2}{8} = \frac{1}{4} para cada menino e \frac{3}{8} para a menina.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?