por Martnel » Seg Abr 25, 2011 22:51
Depois de muitos anos voltei a estudar e estou tendo dificuldades com a questão abaixo:
Questão - Um lote possui uma forma retangular. Se a área do mesmo é igual a 100 m2, calcule o valor de x, sendo h=x+1 e b=x+2.
Tentei solucionar da seguinte forma:
(x+2).(x+1)=100 => x^2+1x+2x+2=100 => x^2+3x+2-100=0 => x^2+3x-98=0. Parei por aqui e não consegui prosseguir. Alguém pode me ajudar? Grato.

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por LuizAquino » Seg Abr 25, 2011 23:13
Ao invés de "lhe dar o peixe", eu vou "lhe ensinar a pescar"!

Eu recomendo que você assista aos vídeos do Nerckie no YouTube. Há vídeo-aulas abordando esse assunto (equações do 2º grau) e muito mais. O endereço é:
http://www.youtube.com/nerckieSe após assistir as aulas sobre equação do 2º grau você ainda não conseguir resolver esse exercício, então poste aqui as suas dúvidas.
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por Martnel » Sex Abr 29, 2011 16:06
LuizAquino escreveu:Ao invés de "lhe dar o peixe", eu vou "lhe ensinar a pescar"!

Eu recomendo que você assista aos vídeos do Nerckie no YouTube. Há vídeo-aulas abordando esse assunto (equações do 2º grau) e muito mais. O endereço é:
http://www.youtube.com/nerckieSe após assistir as aulas sobre equação do 2º grau você ainda não conseguir resolver esse exercício, então poste aqui as suas dúvidas.
Luiz Aquino, agradeço pelo link dos vídeos do Nerckie. Já assisti todos de equação do 2º grau, e aprendi a solucioná-las, mas quanto à questão acima, minha dúvida permanece:
Encontrei o valor de \Delta=\sqrt{401}, cujo resultado da raiz é uma dízima. Como vê, preciso encontrar o valor de x positivo, pois logicamente, não existem distância e área negativa. Pode me ajudar a solucionar? Grato.
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por carlosalesouza » Sáb Abr 30, 2011 01:39
De fato, o resultado que lhe interessa é a raiz positva... Mas, o fato da raíz do

ser irracional não é problema... determine um número de casas decimais para fazer o arredondamento e continue o desenvolvimento até encontrar um valor de x satisfatório.
Um abraço
Carlos Alexandre
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por LuizAquino » Sáb Abr 30, 2011 08:58
O retângulo tem área 100 m², base medindo x+2 e altura medindo x+1.
Desse modo, assim como você escreveu, temos que (x+2)(x+1)=100, ou ainda,

.
Sabemos que

.
As soluções serão

.
Descartando a solução negativa, ficamos com

.
Como lembrou o colega
carlosalesouza, não há problema na resposta ser um número irracional.
O máximo que se pode fazer agora é calcular o valor aproximado da solução, que nesse caso é 8,51 m.
Note que para essa aproximação teríamos que a área seria (8,51 + 2)(8,51 + 1) = 99,9501 m².
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por Martnel » Dom Mai 01, 2011 17:30
LuizAquino escreveu:O retângulo tem área 100 m², base medindo x+2 e altura medindo x+1.
Desse modo, assim como você escreveu, temos que (x+2)(x+1)=100, ou ainda,

.
Sabemos que

.
As soluções serão

.
Descartando a solução negativa, ficamos com

.
Como lembrou o colega
carlosalesouza, não há problema na resposta ser um número irracional.
O máximo que se pode fazer agora é calcular o valor aproximado da solução, que nesse caso é 8,51 m.
Note que para essa aproximação teríamos que a área seria (8,51 + 2)(8,51 + 1) = 99,9501 m².
Obrigado pela atenção. Estava em dúvida pelo fato da resposta ser um número irracional
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Álgebra Elementar
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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